Aqui no Porto Santo ainda está frio e vento. O tempo já não é como dantes.
Benvindo. Já passei umas férias no Porto Santo. Duas semanas em Setembro de 2004. Grandes férias que foram. A melhor praia de Portugal e se calhar uma das melhores do mundo. Areia muito fofa, daquela em que os pés se enterram uns centimetros quando caminhamos. E acima de tudo, muito muito espaço e metros quadrados para cada pessoa
Quando estive aí não pude deixar de reparar no enorme contraste que existe entre Porto santo e a Ilha da Madeira. A ilha de Porto Santo é muito árida, a precipitação deve ser muito pouca. Outra coisa curiosa que me contaram quando estive aí de Férias, é que por vezes chegam aí à zona restos de tempestades de areia de África. Será verdade ?
Estive agora a dar uma olhadela a Porto Santo no Google Earth e penso que uma suposta explicação para a aridez deve ser sua baixa altitude. Ao não existirem grandes montanhas em Porto Santo os ventos alísios, tipicamente de NE, não são forçados a subir os sistemas montanhosos. Esta subida provocaria um arrefecimento adiabático, com consequente forte condensação e precipitação que tantas vezes o RogPacheco relata. Sem precipitação nas montanhas não há linhas de água nem lençóis freáticos logo não devem existir grandes cursos de água em Porto Santo.
Penso ser esta uma explicação plausível