Thomar
Cumulonimbus
Estudo bastante interessante, obrigado pela partilha @guisilva5000 .Acho que faz sentido colocar isto no tópico. Dei agora com este estudo sobre o Índice de Calor Urbano em Lisboa. Muito interessante.
A estação de referência foi a da Portela. Dá para perceber porque é que certas estações, como a da Tapada e Amoreiras, estão sempre 1 a 2ºC acima da Portela.
Também tem uma análise de clusters para as estações térmicas em Lisboa, incluindo as datas normais de início e fim, baseando-se em dados da Portela de 2009 a 2018:
Era bom se a estação do CLIMA.AML de Lisboa não estivesse em Carnide, é uma zona alta sem influência do calor urbano. Pelo estudo, locais como o PdN e a baixa seriam mais interessantes.
Eu vivi em Lisboa de 2000 a 2013, e identifico algumas dessas ilhas de calor.
Mas havia diferenças notórias consoante a estação do ano e os ventos predominantes.
Trabalhei muitos anos em Telheiras e confirmo que era mais quente no verão do que outras zonas de Lisboa, mas também era ligeiramente mais fresca no inverno nas mínimas.
A zona que vai do Príncipe Real ao Largo do Rato, muito quente no verão, a zona da Almirante Reis, da Alameda ao Martim Moniz, também muito Quente, no verão, bem como Praça de Espanha e Rossio, isto na minha experiência pessoal.