CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico

Acho que faz sentido colocar isto no tópico. Dei agora com este estudo sobre o Índice de Calor Urbano em Lisboa. Muito interessante.

8pnVjnc.png

A estação de referência foi a da Portela. Dá para perceber porque é que certas estações, como a da Tapada e Amoreiras, estão sempre 1 a 2ºC acima da Portela.

Também tem uma análise de clusters para as estações térmicas em Lisboa, incluindo as datas normais de início e fim, baseando-se em dados da Portela de 2009 a 2018:

qAebXvq.png

Era bom se a estação do CLIMA.AML de Lisboa não estivesse em Carnide, é uma zona alta sem influência do calor urbano. Pelo estudo, locais como o PdN e a baixa seriam mais interessantes.
Estudo bastante interessante, obrigado pela partilha @guisilva5000 .
Eu vivi em Lisboa de 2000 a 2013, e identifico algumas dessas ilhas de calor.
Mas havia diferenças notórias consoante a estação do ano e os ventos predominantes.
Trabalhei muitos anos em Telheiras e confirmo que era mais quente no verão do que outras zonas de Lisboa, mas também era ligeiramente mais fresca no inverno nas mínimas.
A zona que vai do Príncipe Real ao Largo do Rato, muito quente no verão, a zona da Almirante Reis, da Alameda ao Martim Moniz, também muito Quente, no verão, bem como Praça de Espanha e Rossio, isto na minha experiência pessoal.

Este foi o primeiro teste das Davis Vintage Pro2 quanto ao tempo quente. Tivemos vários dias quentes, alguns com características diferentes (céu limpo, nebulosidade, lestada) e uma ampla geografia de testagem. Atenção que a maioria das estações está instalada no topo de um edifício. Tenho a dizer que se portaram incrivelmente bem, o que justifica a aposta e o investimento nesta marca. A maioria das localidades está de acordo com as máximas estabelecidas pelas estações mais próximas. O radiation shield está a funcionar perfeitamente. Aliás, algumas localidades têm valores extremamente consistentes.

O padrão da onda de calor é numa linha de tendência geral de subida da temperatura até ao dia 13 de Maio, estação de Sintra para exemplificar:

jPRgYhA.png

Deixo um gráfico para ser mais fácil visualizar a onda de calor de Maio nestas 18 estações. Dia 13 foi o mais quente.

gCKfw9y.png

Algumas características específicas de cada localidade, que reparei até agora:

- Estações mais quentes: VFX, Quinta do Conde e Pinhal Novo

- Estação com as maiores rajadas de vento: Amadora

- Estação mais fresca: Algueirão

Para isto não morrer, aqui vai o resumo de hoje. Alguma surpresa? :intrigante:

A mim, mínima da Amadora surpreendeu wow. Também é a estação geralmente mais ventosa, o vento de NE não largou a noite toda :calor:

Por outro lado, Cheleiros desceu aos 16ºC! que local incrível, quase 25ºC de amplitude térmica no vale.

De salientar que as máximas de Cascais e Oeiras são sempre após as 17h/18h, quando o vento de NE ataca e trás o calor todo do interior para o mar. De resto nas máximas não me parece haver surpresas, os radiation shields da Davis estão a mostrar que sabem aguentar bem. (Não esquecer que a maioria dos locais são urbanos! Sim isto é shade à estação das Amoreiras :p) Só aquela diferença pontual entre a estação de Almada e Seixal, estão "perto" mas a do Seixal do lado interior da A2.

Extremos Clima.AML :calor:

Montijo: 25,3°C / 39,0°C
Alcochete: 23,0°C / 40,6°C

Acho muito interessante os valores de Alcochete. Normalmente, Alcochete costuma ser mais fresco que o Montijo devido á maior exposição ao rio Tejo, mas o facto de a estação estar numa zona mais "interiorizada" e descampada a 2km do rio, faz logo uma grande diferença.

Por agora, mais uma noite de ananases com 29,1°C e 26% HR :hehe:
Curioso, que há localidades próximas com temperaturas bem mais baixas e humidade elevada.
Não são os extremos! São os pontos a cada meia-hora. Tens de ir ao gráfico ver o High e o Low. Ou vê no meu mapa :p

Mas concordo, Alcochete a vila junto ao Tejo não deve ir aos 40ºC, mas como a estação está mais para o interior faz sentido superar tal valor.

Não são os extremos! São os pontos a cada meia-hora. Tens de ir ao gráfico ver o High e o Low. Ou vê no meu mapa :p

Mas concordo, Alcochete a vila junto ao Tejo não deve ir aos 40ºC, mas como a estação está mais para o interior faz sentido superar tal valor.
Desculpa a minha ignorância, mas já vi o site todo e não consigo achar mesmo os extremos, como é que os consegues obter mesmo? :o

Que belo gráfico o de Cheleiros, Mafra, isto é o que acontece em sítios de inversão: queda lenta da temperatura ao longo da noite até aos 15ºC, mal o sol bate sem vento entre as 07h e as 10h30 subiu 20 graus! :shocking:

Mafra
HQGo62F.png

Um exemplo do que aquilo que acontece diariamente na marginal de Oeiras a Cascais, vento de SW a maioria do dia, final do dia vem a nortada e forno autêntico! Em meia-hora subiu 9 graus!

Oeiras
BjiYcQT.png

Quanto às máximas e mínimas de hoje na rede, no geral baixou 1 a 2ºC nas máximas, mínimas cairam e bem na margem sul, quase 5ºC de diferença. Na AML Norte as mínimas mantiveram-se próximas do dia anterior.

Alcochete e Loures igualaram a máxima na rede: 39,2ºC.
Mínima mais alta voltou a ser a Amadora: 27,4ºC. :calor:

Sobre as estações estarem offline, resposta da equipa CLIMA.AML, @StormRic talvez te interesse.

Agradecemos muito o seu contacto, ao qual mereceu a nossa melhor atenção.

O website está online e disponível para download os dados recolhidos do início do projeto até final do ano de 2023.

Neste momento, e por regras da Contratação Pública, a AML foi forçada a realizar um novo concurso público para o operador de dados móveis, visto que o anterior, que vigorava desde o início do projeto, teve o seu término legal em dezembro de 2023.

O resultado do concurso público, que se iniciou ainda no mês de novembro de 2023, ditou que fosse outro operador a ganhar o concurso. Este prolongou-se por mais tempo do que o esperado, por contestação do resultado de um dos proponentes.

Ontem foi assinado, finalmente, o contrato com o novo operador.

Contamos receber os novos cartões de dados móveis ainda esta semana e configurá-los durante a próxima semana. Depois serão substituídos, in situ, nos locais das estações meteorológicas, ao qual acrescerá uma manutenção e limpeza dos sensores das estações meteorológicas.

Contamos que este processo decorra durante todo o mês de fevereiro. À medida que cada estação fique operacional, ficará automarticamente online.

Face ao exposto, apesar deste pequeno revés, ao qual não pudemos contornar, o projeto CLIMA.AML está vivo e ganhará mais força e uma nova dinâmica a breve prazo.

Muito obrigado pelo seu interesse no projeto.

Apenas burocracias de contratos públicos, para variar. Agora é só aguardar por Fevereiro! :thumbsup:

Sobre as estações estarem offline, resposta da equipa CLIMA.AML, @StormRic talvez te interesse.

Apenas burocracias de contratos públicos, para variar. Agora é só aguardar por Fevereiro! :thumbsup:
Pelo que estive a ver "todos" os locais devem ter rede WiFi, não teria sido mais lógico ligar as estações as redes WiFi dos locais?

Pelo que estive a ver "todos" os locais devem ter rede WiFi, não teria sido mais lógico ligar as estações as redes WiFi dos locais?
O problema do wi-fi é a sua dependência, ainda para mais se for uma rede de escola/junta de freguesia. Pode ser desligada ou simplesmente ficar sem internet. Para algo que precisa de transmitir dados a cada segundo é melhor ser a rede móvel, digo eu.

O problema do wi-fi é a sua dependência, ainda para mais se for uma rede de escola/junta de freguesia. Pode ser desligada ou simplesmente ficar sem internet. Para algo que precisa de transmitir dados a cada segundo é melhor ser a rede móvel, digo eu.
O facto da rede estar em baixo há meses contradiz a tua teoria.

Ninguém desliga o WiFi da escola na sexta e o volta a ligar segunda de manhã aquilo fica ligado 24h/24h.

Com a vantagem que não tem custos extra para com os cartões de dados.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk