Climas Koppen-Geiger em Portugal

• Thread starter Thread starter belem
  • Data de início Data de início

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Decidi abrir este tópico, devido à falta de informação, sobre este tema.
Estou certo de que algumas pessoas vão ficar surpreendidas com o que vai ser postado aqui.
Aguardo pelas vossas opiniões e pode ser que este tópico sirva de inspiração para melhorar a versão atual relativa ao nosso país.

Climas que acho que estão presentes em Portugal:
Csa, Csb, Csc, Cfb, Cfa, Cfc, BSk, BSh BWh, ET...
Depois indicarei onde é que acho que estão presentes.
No futuro próximo, ou talvez até já nos nossos dias, As (clima tropical com estação seca) que deverá (caso já seja uma realidade) estar restrito a pontos localizados da ilha da Madeira.

Última edição:
para ajudar a relembrar a classificação:
imagem_2025-02-26_225756639.webp

1740610777840.webp

Fonte: https://web.archive.org/web/20220507160907/http://koeppen-geiger.vu-wien.ac.at/pdf/Paper_2006.pdf

Boa noite.

O clima do litoral norte encaixa na definição "CS", por ter temperatura amena, com média a rondar o 13ºC (variando obviamente de zona para zona) com algumas zonas de clima quente no verão, noutras mais fresco, com 2 meses secos (mas nem sempre, há períodos de anos com mais precipitação) nos meses de julho e agosto.
É uma zona algo difícil de classificar....

Climas que acho que estão presentes em Portugal:
Csa, Csb, Csc, Cfb, Cfa, Cfc, BSk, BSh BWh, ET...
Depois indicarei onde é que acho que estão presentes.
No futuro próximo, ou talvez até já nos nossos dias, As (clima tropical com estação seca) que deverá (caso já seja uma realidade) estar restrito a pontos localizados da ilha da Madeira.
Csa: A Sul do sistema Sintra/Montejunto/Estrela: Maior parte do Alentejo, Ribatejo e Algarve.
Também está presente na zona de Lisboa, em algumas partes das Beiras e da zona quente transmontana.
Também existe em alguns pontos dos Açores e da Madeira.
Csb: Surge sobretudo a Norte do conjunto Sintra/Montejunto/ Estrela, particularmente na metade oeste, indo até ao limite Norte de Portugal continental.
Poderá estar presente em zonas de altitude da Ilha da Madeira.
Csc:Zonas altas da Madeira, mas poderá estar presente em mais montanhas (por exemplo, Serra da Estrela?).
Cfa: Zonas costeiras da Ilha do Corvo e da ilha das Flores.
Cfb:Zonas montanhosas da Ilha das Flores e do Corvo.
Talvez esteja presente em mais ilhas dos Açores (sobretudo em zonas altas) e em alguns pontos da Serra do Gerês.
Cfc: Parece estar restrito, à montanha do Pico.
Bsk: Zona de Mértola e muito provavelmente em alguns pontos da bacia do Douro ( zona interior) e no cabo Raso. .
Bsh: Ilha de Porto Santo, e muito provavelmente no Vale do Guadiana (por exemplo, na zona que fica junto a Mértola)..Talvez esteja também presente nas zonas mais quentes e secas do Alto Douro.
BWh: lhas Selvagens
ET: Penso que está restrito aos pontos mais altos da montanha do Pico.

Última edição:
Mas o Gerês tem mesmo clima seco no Verão?
Boa questão, penso que depende da altitude e da exposição.
O André, já há alguns anos, uma vez meteu dados meteorológicas de zonas altas do Gerês, em que a precipitação no verão era considerável, só não sei (já não me lembro) é se era o suficiente para saber se haviam zonas sem meses secos no verão, na região.
Tenho uma vaga ideia, que os dados não eram conclusivos, mas que sugeriam haver essa possibilidade.

Csb: Surge sobretudo a Norte do conjunto Sintra/Montejunto/ Estrela, sobretudo junto ao litoral indo até ao Minho.

E a costa Vicentina?

Como classificarias?
Cheguei a pensar em colocar essa exceção, mas assim tornaria esta tarefa hercúlea, pois teria que colocar muitos mais pormenores, em relação a vários outros climas e respetivas localidades de ocorrência, quando o que eu pretendia mesmo, era apenas dar uma resenha geral, dos climas presentes em território nacional e dar o exemplo de pelo menos uma localidade ou região com esse clima.
Mas agradeço a tua opinião!
A costa vicentina alentejana, tem de facto, uma área com clima Csb.
E talvez também exista esse clima nas zonas altas da serra de Monchique.

Última edição:
Eu disse "sobretudo", por isso mesmo.
Claro que com exceções podemos sempre acrescentar mais alguma coisa. Não tenho é o tempo livre que gostaria, para colocar todos os pormenores
Mas agradeço a tua opinião..
A costa vicentina alentejana, tem de facto, uma área com clima Csb.
Categorizar climas é muito complicado e o sistema de classificação de Koppen-Geiger está muito longe de ser perfeito, sobretudo nas categorias dos climas das latitudes médias. Não faz sentido, - e desculpem o exemplo off-topic que vou dar -, Washington DC ter o mesmo clima que New Orleans, Cfa.

Voltando a Portugal, e analisando o litoral a sul de Lisboa, com efeito, a Costa Vicentina, tem um Verão ameno, típico dos climas Csb.

A costa oeste da península de Setúbal, até ao Cabo Espichel, parece ter um clima meio híbrido, que mistura os dois Csb e Csa.

A costa da Arrábida, de Sesimbra para leste, até Setúbal, como está orientada para sul tem boa exposição solar, e tendo a Serra da Arrábida a proteger a norte, é marcadamente Csa, sobretudo a nível da temperatura. Deve ter médias próximas às registadas no Algarve.

Troia, Comporta e até Sines, talvez parecido com a costa oeste da peínsula de Setúbal, ou então tendencialmente mais Csa.

Sim, Koppen-Geiger está longe de ser perfeito.
Mas qual será melhor?
Mesmo o sistema bioclimático de Rivas-Martinez, que deverá ser mais completo, tem falhas.
Quanto à costa sul da Arrábida, houve uma fase em que por vezes acompanhava os dados meteorológicos das "beach webcams", e observava valores surpreendentes, sendo comum ver valores acima de 30 graus (por exemplo, 33) enquanto as praias da Parede e de Carcavelos se ficavam pelos 26/27 graus.
Claro que tais valores poderão ser questionados, mas a diferença de temperaturas parece ser óbvia.
Cheguei a apanhar vento quente de noite junto à praia e temperaturas de cerca de 24-25 graus,
(na vertente sul, portanto), enquanto Lisboa se refrescava com nortada e no lado norte da Arrábida, uns 15 minutos antes, estavam cerca de 18 graus e já a cair humidade (perto da Aldeia da Piedade).
Esta informação é apenas sugestiva, pode ser que um dia se saiba mais sobre isto.

Última edição:
Sim, Koppen-Geiger está longe de ser perfeito.
Mas qual será melhor?
Mesmo o sistema bioclimático de Rivas-Martinez, que deverá ser mais completo, tem falhas.
Quanto à costa sul da Arrábida, houve uma fase em que por vezes acompanhava os dados meteorológicos das "beach webcams", e observava valores surpreendentes, sendo comum ver valores acima de 30 graus (por exemplo, 33) enquanto as praia s da Parede e de Carcavelos se ficavam pelos 26/27 graus.
Claro que tais valores poderão ser questionados, mas a diferença de temperaturas parece óbvia.
Cheguei a apanhar vento quente junto à praia e temperaturas de cerca de 24-25 graus,
(na vertente sul, portanto), enquanto Lisboa se refrescava com nortada e no lado norte da Arrábida, uns 15 minutos antes, estavam cerca de 18 graus e já a cair humidade, perto da Aldeia da Piedade.
Também deverá existir efeito Fohen.

A vegetação também acompanha o clima mais seco e quente da vertente sul, de carácter essencialmente mais xerofítico, o típico maquis.

Última edição:
Jâ agora deixo aqui um link para um tópico antigo:

• Gosto
Reactions: StormRic