Este ano, nem o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo consegue antecipar como vai ser o tempo na Península Ibérica, já no próximo mês, diz o presidente do Instituto de Meteorologia.
A evolução do tempo este ano não está a permitir aos meteorologistas fazer previsões de como estará a temperatura durante o Verão. Aliás, os especialistas nem sequer conseguem prever se no próximo mês vai chover no Sul da Europa. Quem o diz é o presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão.
Segundo este responsável, a dificuldade em fazer previsões não resulta da deficiência de aparelhos, mas da ocorrência de alguns fenómenos meteorológicos nos últimos tempos, no Sul da Europa. Isto é, depressões e anticiclones que não permitem simulações fiáveis.
Assim, segundo aquele responsável, ao contrário do que tem acontecido noutros anos, as próprias previsões do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo "não são suficientemente consistentes para se poder ter sequer probabilidades de como se irão comportar, em particular à zona da Península Ibérica".
Apesar disto, Adérito Serrão acha que a chuva que caiu ontem em várias zonas do País "é normal". Para o presidente do IM, com excepção das ondas de calor verificadas em meados de Junho, em algumas zonas do País, não há, para já, a registar outros fenómenos extremos. "O clima sempre variou de ano para ano e vai continuar a variar. Por isso, é normal que mesmo numa altura de Verão haja dias de chuva." E garante que "não há sequer uma tendência do clima em Portugal para se aproximar mais de um de tipo tropical: "As mudanças de clima só se podem avaliar num período de 30 anos."
Noutros anos também já houve períodos de chuva no mês de Junho, as pessoas é que já não se lembram, acrescenta o responsável do Instituto.
O certo é que ontem a precipitação elevada, nomeadamente na cidade de Lisboa, já provocou algumas inundações, levando as pessoas a pedir socorro aos bombeiros.
Contactada pelo DN, a Protecção Civil garantiu, contudo, não haver qualquer "ocorrência digna de registo a nível nacional, provocada pelo mau tempo".
Para os próximos dias, os portugueses ainda não poderão esperar grandes melhorias da situação, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia.
Para hoje está previsto céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente no Norte e Centro. Mas, segundo o IM, pode durante o dia vir a verificar-se "uma pequena subida da temperatura máxima."
Previsões estas que não se alteram significativamente até quarta-feira. Más notícias para quem já está de férias.