Tens razão os planetas não cintilam. Mas agora vamos por isto em situações conhecidas.
A Lua. À noite olhamos o céu e vemos a Lua, mas se ela, como "planeta secundário", não tem luz própria porque raio nós a vemos brilhar no céu escuro?
As rochas claras que a Lua tem (feldespatos) funcionam como uma folha de papel branco, que por ser branco reflecte mais luz que aquela que absorve. Por isso o brilho que chega até nós é proveniente do Sol.
O mesmo acontece com os planetas. A luz proveniente do Sol, vai ser reflectida pela atmosfera desse mesmo planeta.
O facto de Júpiter ser tão grande e com uma atmosfera, tem muita influência na maneira como o vemos da Terra, pois reflecte mais Luz que aquela que absorve (tal como acontece com o nosso planeta, se não estou em erro, apenas 30% da luz que nos chega é absorvida, os restantes 70% são reflectidos pelas nuvens de volta para o espaço).
Vénus é outro caso curioso. Embora Mercúrio esteja mais próximo do Sol, o planeta mais quente é Vénus , devido à composição da sua atmosfera, que é bastante espessa. Esta atmosfera torna o planeta numa "super-estufa". Voltando ao exemplo do papel, a atmosfera de Vénus é como se fosse um papel com revestimento de plástico, que até faz doer os olhos quando exposto ao Sol.
Por outras palavras é isto .