Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Furei-os com 4 buracinhos para a água sair, pode é não ser tão prático como preencher com silicone por exemplo.

Eu digo que cria esse efeito de estufa porque acabei de apontar uma ventoinha pro RS durante uns bons minutos e a temperatura nao sobe nem desce... =/

Obrigado

Ok é uma solução! :thumbsup:. Isso da ventoinha só dá razão ao facto de teres a temperatura correcta. Ou seja mesmo aplicando uma ventoinha a temperatura não se alterou! Parece-me excelente! ;)

Segunda-Feira vou buscar a minha EM, agora alguém me podia dar umas dicas para um RS que não precise de gastar muito dinheiro e que seja fiável. Ia tentar os pratos de melamina mas não sei... :unsure:

E onde ias conseguir esses tipo de material em cor branca apenas? Aqui pelo nosso remoto Alentejo não me parece tarefa fácil... :unsure:

No Bricomarché há pratos de melamina pelo que me disseram. Mas sim com este Alentejo tórrido vou ter que arranjar uma solução bem eficiente.

A "tarefa fácil", referia-me a encontrar esses pratos de melamina ;). Se o RS estiver bem feito ele serve tanto no alto da montanha como no fundo do vale! ;)

Isso da ventoinha só dá razão ao facto de teres a temperatura correcta. Ou seja mesmo aplicando uma ventoinha a temperatura não se alterou! Parece-me excelente! ;)

Então mas não é suposto a temperatura subir com vento ? :huh:

Então mas não é suposto a temperatura subir com vento ? :huh:

Não tem lógica nenhuma essa afirmação... Como e que a temperatura sobe com o Então mal de nós naqueles dias ventosos de Janeiro, andávamos na rua com 30ºC ou mais...

Não, estás a confundir a situação com as noites de inversão de térmica, de domínio anticiclónico de NE, que gera ventos moderados toda a noite, que não deixam a temperatura descer e por vezes até a faz descer, mas se reparares, de dia o vento evita grandes aumentos de temperatura...;)

Ok então, obrigado aos 2 :thumbsup:

:cool:

Isso da ventoinha só dá razão ao facto de teres a temperatura correcta. Ou seja mesmo aplicando uma ventoinha a temperatura não se alterou! Parece-me excelente! ;)

Acho que percebeu mal. Eu não "apliquei" ventoinha como ventilador, mas sim, liguei uma ventoinha que tinha aqui em casa, e apontei para la o vento. ;)

Acho que percebeu mal. Eu não "apliquei" ventoinha como ventilador, mas sim, liguei uma ventoinha que tinha aqui em casa, e apontei para la o vento. ;)

Só para acrescentar. Este tipo de teste de agarrar numa ventoinha e apontar para o sensor (com ou sem rs) num ambiente aberto e à mesma temperatura não tem nenhuma utilidade prática. Na verdade supondo que um sensor marca 20ºC, num ambiente a 20ºC... Apontar para lá uma ventoinha significa aplicar um determinado caudal de ar a 20ºC, pelo que o sensor se tudo estiver bem irá continuar a medir 20ºC. Nestas condições qualquer fluxo de ar não aumenta nem diminui a temperatura... simplesmente porque esse fluxo tem a mesmíssima temperatura.

Uma vez que se falou também aqui de RS com ventilação... Aqui o objectivo da ventilação não tem nada a ver com subir ou baixar a temperatura. Simplesmente os RS's (bem construídos) com ventilação permitem uma melhor resposta às variações de temperatura locais uma vez que o ar à temperatura ambiente registada, é mais facilmente distribuído dentro do espaço do RS.

Por fim o melhor teste para a eficácia do RS é a comparação com um sensor não protegido complementada por dados oficiais ou de uma estação próxima fiável. Embora aproximadamente é possível ter uma ideia de possíveis erros.

Interior do RS, com pratos cortados à medida do sensor.

img000010n.jpg

Eu sei que estou a ser bastaaaante chato com isto, mas simplesmente quero ter a certeza de que os dados que reporto neste fórum, são minimamente fiáveis, a fim de nao induzir ninguém em erros ;)

Só para acrescentar. Este tipo de teste de agarrar numa ventoinha e apontar para o sensor (com ou sem rs) num ambiente aberto e à mesma temperatura não tem nenhuma utilidade prática. Na verdade supondo que um sensor marca 20ºC, num ambiente a 20ºC... Apontar para lá uma ventoinha significa aplicar um determinado caudal de ar a 20ºC, pelo que o sensor se tudo estiver bem irá continuar a medir 20ºC. Nestas condições qualquer fluxo de ar não aumenta nem diminui a temperatura... simplesmente porque esse fluxo tem a mesmíssima temperatura.

Uma vez que se falou também aqui de RS com ventilação... Aqui o objectivo da ventilação não tem nada a ver com subir ou baixar a temperatura. Simplesmente os RS's (bem construídos) com ventilação permitem uma melhor resposta às variações de temperatura locais uma vez que o ar à temperatura ambiente registada, é mais facilmente distribuído dentro do espaço do RS.

Por fim o melhor teste para a eficácia do RS é a comparação com um sensor não protegido complementada por dados oficiais ou de uma estação próxima fiável. Embora aproximadamente é possível ter uma ideia de possíveis erros.

Concordo com os 2 últimos parágrafos, a ventilação forçada e que de certa forma nos permite simular o cenário em termos físicos no exterior, quanto ao nível de protecção do RS em relação aos espaços entre pratos, que não são mais do que simples circuitos de passagem de ar, ajuda-nos num 1º teste a determinar a diferença comparada com a ausência de qualquer protecção do sensor. É um teste que se repete até atingir uma exactidão (diga-se) aproximada dos valores reais e o recurso para que se atinjam obviamente passa por comparar os dados da nossa estação com as oficiais ou outras também fiáveis mais próximas, contudo a distância e as condições geográficas como níveis de exposição aos elementos de tais estações que iremos usar para comparação nunca devem ser seguidas até às décimas, isso seria pura ilusão.
Há que ter em conta que apesar de muitas vezes não estarem previstas grandes diferenças nos dados obtidos elas existem e têm que ser interpretadas tendo como base as condições do local que não raro são muito próprias.
Já se falou muito do tipo de pratos ou do material constituinte dos mesmos assim como quanto à forma que a grosso modo precisam ter, é mais do que óbvio que o interior dum RS precisa de estar protegido da luz, não é uma questão de ser mais papista que o Papa, mas penso que o consenso se considera geral devido sobretudo às experiências já apresentadas neste tópico e já são muitas; pintar ou não os pratos depende sempre do grau de opacidade destes, no entanto um pormenor que muitos esquecem é que por vezes falamos de sensores de boa ou aceitável qualidade e eventualmente de outros, é importante determinar isso antes e geralmente aos primeiros testes é possível consegui-lo.

(1º parágrafo) também fiz esse teste (utilizei 4 sensores dentro da mesma linha mas de diferentes marcas) e o que reparei é que por exemplo quanto à temperatura a mesma desceu ainda que ligeiramente, já a HR subiu ligeiramente em todos eles.

Obrigado joséoliveira pela sua explicação detalhada ;)

Mas o RS por dentro tem de ser o mais aberto possivel? (mostrei uma foto no post a cima)

Obrigado....

Mas o RS por dentro tem de ser o mais aberto possivel? (mostrei uma foto no post a cima)

Penso que pode ficar ao critério de cada um e também penso que tudo depende das dimensões do sensor.
O que acho talvez importante é que temos que ter a noção de que o material plástico que constitui os pratos não é o mesmo que encontramos nas Davis por exemplo, que é de facto material avaliado em testes para o efeito protector que se exige, isto pode levar-nos a entender que alguns materiais que fazemos passar por adequados como os pratos já aqui apresentados, não passam de semelhanças o que acredito mesmo assim estar a errar porque seria uma tolice avaliar coisas que à partida não são iguais em termos de qualidade! :p
Visto que tal como eu que também utilizo pratos do género (estive há 2 dias a vê-lo de bem perto para ver como estava e o resultado é bastante positivo, sem sinais de degradação) uma das coisas que notei é que apesar dos que utilizei terem muito fraco condutor térmico, em dias muito quentes de Verão não terá o mesmo efeito protector no interior que as boas estações, no entanto saíram-se bem melhor comparados com outros pratos que testei há já algum tempo cujo plástico era de qualidade inferior.
Portanto quanto ao espaço no interior não me parece que esteja aí o segredo do sucesso!

Penso que pode ficar ao critério de cada um e também penso que tudo depende das dimensões do sensor.
O que acho talvez importante é que temos que ter a noção de que o material plástico que constitui os pratos não é o mesmo que encontramos nas Davis por exemplo, que é de facto material avaliado em testes para o efeito protector que se exige, isto pode levar-nos a entender que alguns materiais que fazemos passar por adequados como os pratos já aqui apresentados, não passam de semelhanças o que acredito mesmo assim estar a errar porque seria uma tolice avaliar coisas que à partida não são iguais em termos de qualidade! :p
Visto que tal como eu que também utilizo pratos do género (estive há 2 dias a vê-lo de bem perto para ver como estava e o resultado é bastante positivo, sem sinais de degradação) uma das coisas que notei é que apesar dos que utilizei terem muito fraco condutor térmico, em dias muito quentes de Verão não terá o mesmo efeito protector no interior que as boas estações, no entanto saíram-se bem melhor comparados com outros pratos que testei há já algum tempo cujo plástico era de qualidade inferior.
Portanto quanto ao espaço no interior não me parece que esteja aí o segredo do sucesso!

Obrigado mais uma vez ;)

Eu estava a temer que o vento não circulasse de forma mais livre dentro do RS com os pratos assim :S