Já há algum tempo que queria fazer um sensor simples, barato, feito com material que se encontra facilmente.
Este é o primeiro "protótipo" (qualidade de imagem não é das melhores), é uma tentativa de fazer um sensor vertical, experimentei este tipo, pois o uso de um tubo de PVC resolve logo o problema de correntes de ar no sensor..claro que não vejo nada dentro do sensor!
Basicamente dentro do tubo de PVC:
Suporte para a Mola
|
|
Mola
|
|
Peso 1kg, com um iman. Preso no Tubo de PVC junto ao iman está uma bobine de cobre com uma resistência de +-5000ohm.
|
|
Vareta com um bocado de plástico colocado na horizontal. (Damping)
|
|
Lata com água (Damping)
O uso de água como damping é péssimo, mas ainda não arranjei coragem de usar óleo de motor, nem consigo arranjar maneira de fazer damping com imans). Damping crítico é quando o sensor apenas movimenta-se 1x ou 2x após um movimento.
Os resultados (os dois sensores estão instalados no mesmo local, a 1mtr de distancia):
Sensor vertical
Sismometro comercial 1Hz
Fiquei entusiasmado com os primeiros resultados, é bastante sensível e consegue registar os movimentos do oceano (marcado a
1), no mesmo período que o sensor comercial. Claro que sem damping, o peso anda sempre a dançar..por isso tem aquele pico à volta dos 0.5Hz (2s) (período natural do sensor?). Curioso é que quando toco no sensor começo a ter primeiro um pico à volta dos 11s (o que era perfeito) e depois aparece este aos 2s..acho que funciona tanto na horizontal como na vertical eheh
Ainda falta modificar muitas coisas (acho que posso reduzir imenso a altura do sensor, mas agora fica assim), conforme os resultados que tiver, vou deixando aqui para quem tiver curiosidade.
Sugestões são Bem Vindas!
Ps: Isto foi tudo feito a olho