Converter mm p/ m3 em l p/m2

A saga continua ... :confused::D

A precipitação pode ser extrapolada para efeitos estatísticos, mas o que um pluviómetro/udómetro mede é a precipitação que cai dentro do vaso colector e mais nada.

Um pluviómetro tem uma certa área colectora. As clássicas do IPMA penso que anda por volta dos 16cm de diâmetro. Sendo assim temos:

D=16cm => r=0,08m

A = π x r² = π x 0,08² ≈ 0,02011m²

Se dentro do copo estiver, por exemplo, o volume de 1,4L, podemos calcular a quantidade de precipitação acumulada fazendo

Prec.Acumu. = V ÷ A = 1,4 ÷ 0,02011 ≈ 69,62L/m² = 69,62dm³/m² = 0,06962m³/m² = 0,06962m = (0,06962 x 1000)mm = 69,62mm

A precipitação pode ser dada em L/m² ou mm, ou, e mais em estatística pois já envolve normalmente extrapolação, em volume total precipitado (L ou qualquer outra unidade de volume - m³, dm³,gal, etc, etc). Não há mm/m² nem coisas desse género. Meter unidades de tempo ao barulho ainda vai acrescentar complexidade à questão.

Pense-se num prisma com 1m² de área de base. Se nesse prisma colocarmos 1L de líquido, este irá ficar com uma altura de 1mm na aresta vertical do prisma.
Agora se este prisma fosse o nosso vaso colector de chuva, e estivesse lá fora num dia de chuva, se a aresta vertical fosse graduada em mm, poderíamos acompanhar a precipitação acumulada através dessa medição.

Última edição:
e verdade mas discussão saudavel até que nã o restem duvidas. ok mm/m2 não foi feliz, mas sem falei e volume por área e que a área padrão é o m2 e penso que explicas-te muito bem a parte de onde entra o qué

Olá!!!

Continuo com a mesma dúvida. Como é que eu posso comprar estas dados que estão no Pordata em milhões de m^3 por ano com a precipitação anuam numa determinada localidade em mm!?

Obrigado e desculpem a maçada.

Gonçalo

Olá!!!

Continuo com a mesma dúvida. Como é que eu posso comprar estas dados que estão no Pordata em milhões de m^3 por ano com a precipitação anuam numa determinada localidade em mm!?

Obrigado e desculpem a maçada.

Gonçalo

¡Hola!

É só fazer as contas.
Tem-se os litros que caíram no país. Pega-se na área superficial do país (aproximada). E calcula-se...

Precip (m³ x 10⁶) ÷ A (m²) = Precip em mm

Por exemplo, segundo os dados desse portal, Portugal em 2011 teve 70535 milhões de m³ de precipitação

Temos a área aproximada da superfície de Portugal (Continental)

89015 km²

Assim, de forma grosseira, podemos dizer que em 2011 caíram

70535 x 10⁶ m³ ÷ 89015 x 10⁶ m² = 792,4mm em Portugal ou seja, em cada m² de Portugal caíram 792,4L

Mas estas contas dão barraca, porque os mm de precipitação interessam para caracterizar determinado local. Isto seria como ter um único udómetro do tamanho de Portugal. :p

E depois de ter feito esta matemática toda, vou investigar o site da PORDATA melhor e vejo que ELES JÁ DISPONIBILIZAM ESSES DADOS EM mm. Eu não estou a perceber que dados é que quer analisar afinal. Porque para municípios eles já dão os dados em mm. Só para países é que colocam em milhões de m³.

Cumprimentos

Caro CptRena... Foi o que eu pensei, mas queria (e precisava, de facto) ter a certeza.

De facto, o que me interessa é ter dados de outros países na Europa, e não consigo encontrar dados fidedignos em lado nenhum... Sabe dizer-me onde é possível encontrar!?

O meu grande problema tinha mesmo a ver com as áreas, porque não nos serve de comparação directa uma vez que as áreas dos países são todas diferentes... Não sou completamente "burro". LOL

Tenho aqui o meteonorm, versão demo, mas, os dados não estão muito actualizados... Embora sejam qualquer coisa.

Mais uma questão: Há algum sitio onde tenha o histórico de dias sem chuva, dias com sol e dias nublados!?

Muito Obrigado pela ajuda, já sei que estou a abusar!!! ;)

Caro CptRena... Foi o que eu pensei, mas queria (e precisava, de facto) ter a certeza.

De facto, o que me interessa é ter dados de outros países na Europa, e não consigo encontrar dados fidedignos em lado nenhum... Sabe dizer-me onde é possível encontrar!?

O meu grande problema tinha mesmo a ver com as áreas, porque não nos serve de comparação directa uma vez que as áreas dos países são todas diferentes... Não sou completamente "burro". LOL

Tenho aqui o meteonorm, versão demo, mas, os dados não estão muito actualizados... Embora sejam qualquer coisa.

Mais uma questão: Há algum sitio onde tenha o histórico de dias sem chuva, dias com sol e dias nublados!?

Muito Obrigado pela ajuda, já sei que estou a abusar!!! ;)

Bom dia Gonçalo

Tranquilo, a gente está aqui é mesmo para pôr as ideias e os saberes em ambiente de partilha.

Penso que o método de calcular a precipitação em mm para o país pode ser uma forma de comparar, porque, se por exemplo tivermos PT com determinada área e Alemanha com outra área maior obviamente, ao compararmos os dois países em mm (L/m²) dá-nos uma ideia de onde choveu mais.
Por exemplo, para aquele cálculo que eu fiz, se se fizesse o mesmo para a Alemanha com os parâmetros da Alemanha (prec em Mm³ e área do país), e desse cálculo resultar o valor hipotético de 1000 mm ou 1000 L/m², então podíamos concluir sem dúvida nenhuma que na Alemanha choveu mais que em PT, mas como a área da Alemanha é muito maior, a quantidade volumétrica de água precipitada teria que ser também muito maior.

Quanto a sites com essas infos, o que menciona, PORDATA parece ter muita informação. Outro site que se ouve falar muito é o Ogimet. Quanto aos dias de sol, nublados ou com chuva, isso já é mais complicado. O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação. Noutros países penso que acontecerá o mesmo. Só se arranjar histórico de METARs de aeroportos e daí extrapolar informação. Pode estudar a interpretação de METARs no wikipedia

->http://en.wikipedia.org/wiki/METAR
->http://pt.wikipedia.org/wiki/Metar

Quanto ao sítio onde arranjar o histórico, não sei. Só pesquisando no google a ver o que se encontra.

Mais qualquer coisa, disponha.

Cumprimentos

(O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação) Mas devia o país mais capitalista os USA disponibilizam todos esses dados recolhidos por entidades publicas pois se foi pago pelos contribuintes eles teem direito a telos de borla. o ipma é uma entidade publica e por isso deviamos ter acesso a essa informação já que a pagamos. Mas não é só o ipma é se quiseres mapas actualizados feitos pelo exercito temos de pagar mas que raio se os meus impostos ajudam pagar os ordenados dos militares agrimensores ou não

• Gosto
Reactions: CptRena
(O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação) Mas devia o país mais capitalista os USA disponibilizam todos esses dados recolhidos por entidades publicas pois se foi pago pelos contribuintes eles teem direito a telos de borla. o ipma é uma entidade publica e por isso deviamos ter acesso a essa informação já que a pagamos. Mas não é só o ipma é se quiseres mapas actualizados feitos pelo exercito temos de pagar mas que raio se os meus impostos ajudam pagar os ordenados dos militares agrimensores ou não

É verdade, é uma tristeza. Infelizmente, se o IPMA não vendesse os dados, já tinha ido completamente à falência, digo eu.

Bom dia Gonçalo

Tranquilo, a gente está aqui é mesmo para pôr as ideias e os saberes em ambiente de partilha.

Penso que o método de calcular a precipitação em mm para o país pode ser uma forma de comparar, porque, se por exemplo tivermos PT com determinada área e Alemanha com outra área maior obviamente, ao compararmos os dois países em mm (L/m²) dá-nos uma ideia de onde choveu mais.
Por exemplo, para aquele cálculo que eu fiz, se se fizesse o mesmo para a Alemanha com os parâmetros da Alemanha (prec em Mm³ e área do país), e desse cálculo resultar o valor hipotético de 1000 mm ou 1000 L/m², então podíamos concluir sem dúvida nenhuma que na Alemanha choveu mais que em PT, mas como a área da Alemanha é muito maior, a quantidade volumétrica de água precipitada teria que ser também muito maior.

Quanto a sites com essas infos, o que menciona, PORDATA parece ter muita informação. Outro site que se ouve falar muito é o Ogimet. Quanto aos dias de sol, nublados ou com chuva, isso já é mais complicado. O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação. Noutros países penso que acontecerá o mesmo. Só se arranjar histórico de METARs de aeroportos e daí extrapolar informação. Pode estudar a interpretação de METARs no wikipedia

->http://en.wikipedia.org/wiki/METAR
->http://pt.wikipedia.org/wiki/Metar

Quanto ao sítio onde arranjar o histórico, não sei. Só pesquisando no google a ver o que se encontra.

Mais qualquer coisa, disponha.

Cumprimentos

Claro, mas o que é "estúpido" e sem sentido nenhum na minha opinião é o pordata disponibilizar naquelas unidades sem se poder fazer uma comparação directa... Temos o dobro do trabalho para ir buscar as areas aproximadas dos países...

Muito Obrigado pela ajuda!

;)

• Gosto
Reactions: CptRena