Exmº Senhor,
Na impossibilidade de interlocução direta com a totalidade dos membros do fórum meteopt, dirijo-me a si na continuidade de outros contactos que mantivemos e pela consideração da sua ação moderadora e tecnicamente sustentada no seio do grupo.
Faço-o, numa hora em que cesso uma missão de serviço público de nove anos na direção do Instituto de Meteorologia, com o propósito de deixar uma palavra de reconhecimento pessoal ao fórum meteopt pelo trabalho meritório de discussão aberta, em português, dos temas da meteorologia e geofísica em geral.
Fui acompanhando a evolução do fórum e vejo-o hoje como um grupo bem mais maduro que na sua fase inicial e com uma postura séria na abordagem de temas científicos, ainda que denunciando nas mensagens a heterogeneidade, nos fundamentos e estilo, dos seus autores.
Este amadurecimento fica seguramente a dever-se a um trabalho de rigor na moderação que gostaria de relevar nesta oportunidade, atitude que em muito contribuiu para um olhar diferente da direção e colaboradores do IM face aos conteúdos que passaram a circular no fórum.
Procurei em mais de uma ocasião fazer uma aproximação institucional à meteorologia amadora nacional, pelo benefício mútuo que admito poder retirar-se de uma colaboração mais efetiva, destacando neste processo a formação do MeteoGlobal.
Considerei este projeto como vantajoso para as duas partes e fico com a convicção de que ainda não foram aproveitados o conceito e o projeto em toda a sua extensão, pelo que deixo o desafio para um aprofundamento da relação, ainda que este tenha dois destinatários – o fórum, mas igualmente o IM (ou quem lhe sucede).
Gostaria a este propósito de lhe transmitir que o projeto MeteoGlobal foi bastante considerado por outros parceiros do IM, designadamente pela Agência de Meteorologia da China que encarou recentemente, no decurso de uma reunião trilateral que envolveu Macau, a possibilidade da sua adaptação ao espaço chinês.
Esta e outras ações serão certamente possíveis de concretizar com o aprofundamento das relações entre o fórum e o IM e é essa a minha expetativa para o futuro, agora liberto das responsabilidades de direção do Instituto e quando o Serviço Meteorológico Nacional veste nova roupagem institucional.
Independentemente da forma, estou convicto que o SMN português dará prosseguimento à ação que vem sendo desenvolvida no IM e que lhe permitiu ganhos de qualidade acrescida na prestação do serviço público e no acesso dos utilizadores á informação, não obstante as dificuldades de vária ordem que foram colocadas ao Instituto nestes últimos anos.
Pela minha parte cesso funções com o conforto do dever cumprido nestes nove anos, dos quais cerca de três (os últimos) assumindo singularmente a responsabilidade total de um Conselho Diretivo que deveria ser, por definição e vantagem, órgão colegial e com repartição de responsabilidades executivas.
Deste período levo a memória de um relacionamento frutuoso com o fórum que administra e continuarei a ser um leitor atento dos comentários técnicos e científicos (e dos outros), expressando na ocasião os votos de sucesso na caminhada que em boa hora encetaram e que é já merecedora do meu modesto reconhecimento.
Na despedida institucional apresento a si, e por extensão a todos os membros do fórum meteopt, os meus melhores cumprimentos.
Adérito Serrão