Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

Ok, então há de facto sinais de intrusão em profundidade.

Obrigado pela info.
Agora fiquei curioso ...

Será que aquele satélite que chegou a ser partilhado aqui para a crise de São Jorge (Sentinel 1) deteta a deformação crustal em Santa Bárbara?

Acho que hoje no Telejornal vão explicar melhor esta situação porque acho que devemos de ser esclarecidos em relação a estes novos dados.

Agora fiquei curioso ...

Será que aquele satélite que chegou a ser partilhado aqui para a crise de São Jorge deteta a deformação crustal em Santa Bárbara?

Acho que hoje no Telejornal vão explicar melhor esta situação porque acho que devemos de ser esclarecidos em relação a estes novos dados.

Sim, deteta.
E para além disso existe estações GNSS no terreno que detetam a deformação.

Efetivamente, o que muda com este V3, é o facto de haver apenas 2 sinais alterados em vez de um.

Creio que os sinais híbridos são escassos, logo, a intrusão ainda está bastante profunda.
Não existe, pelo menos que eu saiba, qualquer outro tipo de alteração.

Mas, veremos quais os dados novos que nos apresentarão.

Julgo que a novidade é incluírem o sistema fissural.

Naturalmente que a probabilidade de sismos de maior magnitude é reforçada com esta alteração.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

E tivemos uma mão cheia de nada
giphy.gif

Mais do mesmo.. não explicou o que é "deformação crustal", nem detalhou este "novo" sinal. Nem um mapa no website ou na entrevista.

Sobre imagens INSAR, usei o serviço gratuito da Alaska, mas não consegui extrair nada de especial para os meses de Março, Abril, Maio e Junho, mas pode ser falha minha ao gerar ou interpretar os interferogramas. Se só elevaram o alerta este mês apesar de verificarem deformação desde Março, dá a sensação que está a ser uma deformação lenta.

Quem estiver curioso em INSAR, aconselho a experimentarem o Alaska Satelite Facility. Fácil de usar e por mês pode se gerar centenas de interferogramas gratuitamente.

[mention]fablept [/mention]lá está, mais um que corrobora com a teoria da câmera magmatica.

Também tenho essa opinião…

[mention]fablept [/mention]lá está, mais um que corrobora com a teoria da câmera magmatica.

Também tenho essa opinião…

Vinha cá colocar um link para este mesmo vídeo! :D

Esperemos que tal como na crise sismovulcânica de S. Jorge esta não passe de uma ameaça. :unsure:

É difícil, pois a qualidade é duvidosa.
Mas fica aqui várias estações.

Este foi diferente de outros registos até agora.

addc9d6036a21fb29548d8880c19d2a5.jpg

a367f6a6341d529cc178a21bc4379b7d.jpg

a14c173bca2e11bd039b34d53e4a9613.jpg

b4b44727e366388ac672414a473d819d.jpg

Da a sensação de haver mais alguma coisa ali pelo meio.
E sujidade não é de certeza. A assinatura é semelhante em todas as estações.
Foram ~30/35 seg

Última edição: