Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

Sismo curto mas forte sentido em Angra. Tenho a informação que foi sentido no Porto Martins o que revela que foi maior desta vez ...

Depois partilho mais informações

A Raspberry shake avança com 4,3 Richter ...

Bem me pareceu que foi forte ...

CIVISA avança com 3,6 na app ... Epicentro na mata da serreta ...

não sei se terá sido o mesmo ou se houve vários eventos ...

IPMA avança com dois eventos ... 3,6 e também 4,3 ... Terá sido este segundo o sentido em Angra ...

Aguardemos pelos comunicados oficiais ...

Última edição:
Sismo curto mas forte sentido em Angra. Tenho a informação que foi sentido no Porto Martins o que revela que foi maior desta vez ...

Depois partilho mais informações

A Raspberry shake avança com 4,3 Richter ...

Bem me pareceu que foi forte ...

CIVISA avança com 3,6 na app ... Epicentro na mata da serreta ...

não sei se terá sido o mesmo ou se houve vários eventos ...

IPMA avança com dois eventos ... 3,6 e também 4,3 ... Terá sido este segundo o sentido em Angra ...

Aguardemos pelos comunicados oficiais ...
Bem sentido em São Mateus, o sismo das 16:51h. Tenho reporte de ter sido sentido na Agualva.

Entretanto chegam imagens da Serreta de alguns muros que cederam ...

Ficam aqui as imagens ...

1000029863.webp
1000029864.webp

Autora - Filipa Rodrigues

Em relação a ser o sismo mais forte respondendo ao @Mr.Jet está ali paredes meias com o de Janeiro de 2024 que atingiu os 4,3 na escala de Richter e foi superior aos dois sismos de 4,0 de Setembro de 2023 pelo que sim ... é dos eventos mais fortes desde o início desta crise ...

Última edição:
Foram dois sismos segundo o IPMA, um 3.5 às 16:47, pouco tempo depois outro mais forte com 4.3 às 16:51h, ambos sentidos.

1737312627547.webp

CIVISA já avançou com comunicado oficial do primeiro evento sentido ...

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:47 (hora local = hora UTC-1), do dia 19 de janeiro foi registado um evento com magnitude 3,6 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a WSW de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Raminho e Serreta (Angra do Heroísmo). O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV em Biscoitos (Praia da Vitória), e intensidade III em Quatro Ribeiras (Praia da Vitória) e Agualva (Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Última edição: