aprendemos sempre com os erros não é lightining?
parabens pelo teu projecto
Obrigado pela parte que me toca.
Sim, os erros são sempre uma forma de aprender. As outras pessoas com quem tenho falado, que têm também detectores de descargas como o meu afirmam mesmo que são precisos meses ou mesmo anos para que os aparelhos sejam calibrados vezes sem conta de forma a que os dados apresentados no final sejam praticamente "perfeitos".
Aproveito esta ocasião para dizer que efectuei recentemente mais alguns ajustes que aumentaram a fiabilidade dos dados.
No projecto em que estou a contribuir (Meteoclimatic) com dados das descargas eléctricas para a triangulação dos detectores da Península Ibérica, o Breitling tem-me ajudado bastante.
Esta não é a altura certa para fazer ajustes, embora em certas situações dê, pois a atmosfera encontra-se muito instável em muitos sítios, torna-se mais difícil acertar alguns aspectos.
Quero com isto dizer que as (tão desejadas por muitos) trovoadas de verão representam a altura ideal para detectar falhas nos dados. São fenómenos muito localizados e totalmente diferentes destes que estão a ocorrer neste evento, pelo que é muito mais fácil vários detectores ajudarem-se entre si de forma a eliminar as referidas falhas.
Em suma, a fiabilidade dos dados do detector de Corroios está neste momento bastante boa, porém ao longo do tempo virá a melhorar cada vez mais.
É também importante a divulgação deste projecto, que representa de momento um grande investimento e um grande avanço principalmente na detecção de fenómenos convectivos. Obrigado a todos os que têm seguido os dados e ajudado na divulgação dos mesmos.
Cumprimentos