aprendemos sempre com os erros não é lightining?
parabens pelo teu projecto![]()
Obrigado pela parte que me toca.

Sim, os erros são sempre uma forma de aprender. As outras pessoas com quem tenho falado, que têm também detectores de descargas como o meu afirmam mesmo que são precisos meses ou mesmo anos para que os aparelhos sejam calibrados vezes sem conta de forma a que os dados apresentados no final sejam praticamente "perfeitos".

Aproveito esta ocasião para dizer que efectuei recentemente mais alguns ajustes que aumentaram a fiabilidade dos dados.
No projecto em que estou a contribuir (Meteoclimatic) com dados das descargas eléctricas para a triangulação dos detectores da Península Ibérica, o Breitling tem-me ajudado bastante.
Esta não é a altura certa para fazer ajustes, embora em certas situações dê, pois a atmosfera encontra-se muito instável em muitos sítios, torna-se mais difícil acertar alguns aspectos.
Quero com isto dizer que as (tão desejadas por muitos) trovoadas de verão representam a altura ideal para detectar falhas nos dados. São fenómenos muito localizados e totalmente diferentes destes que estão a ocorrer neste evento, pelo que é muito mais fácil vários detectores ajudarem-se entre si de forma a eliminar as referidas falhas.
Em suma, a fiabilidade dos dados do detector de Corroios está neste momento bastante boa, porém ao longo do tempo virá a melhorar cada vez mais.
É também importante a divulgação deste projecto, que representa de momento um grande investimento e um grande avanço principalmente na detecção de fenómenos convectivos. Obrigado a todos os que têm seguido os dados e ajudado na divulgação dos mesmos.
Cumprimentos