Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung
Sabem interpretar aqueles gráficos?
É importante saber um minino sobre o que representam e como interpretá-los, pois é com base neles que podemos ajustar o melhor possível os ganhos dos amplificadores das nossas estações, e tambem detectar possíveis problemas, como sejam fontes de ruido de fundo e em que frequências elas estão. Os novos gráficos ao separarem cada canal, tornaram essa tarefa um pouco mais fácil.
Um dos principais objectivos numa instalação é tentar reduzir ao minimo a amplitude do ruido de fundo que sempre existe, e que muitas vezes é apenas consequência das caracteristicas do local da instalação. A escolha entre os dois tipos de sistemas existentes, e consequêntemente de "antenas" a utilizar deve ter estes aspectos em conta. Um é melhor numas situações o outro em outras.
Para se ter uma ideia da loucura que é procurar ter o minimo ruído de fundo possível, alguns individuos descobriram que simplesmente ter ligado o ecran do sistema, adiciona de 1 a 3 mV no nível de ruído de fundo, devido ao facto do backlight do lcd ser controlado por PWM e a frequência produzida criar interferência. Daí podem concluir que a seguir vem uma especie de caça às bruxas a tudo o que em nossas casas possa ser fonte de ruído e que possa ser eliminado ou minimizado. Claro que nada disto é estritamente necessário, apenas alguns "maluquinhos" (devo estar na lista
) levam isto ao extremo.
Alonguei-me bastante em relação à tua pergunta, mas a intenção foi aproveitar para deixar mais alguma informação sobre o sistema. Enquanto não há kits disponíveis, pode-se ir aproveitando o tempo para estudar o sistema, ler tudo o que existe sobre o assunto, especialmente na área dedicada ao Blitzortung existente no fantástico
WXForum. Para se aprender é ali! Se bem que desde que os Americanos começaram a ajudar no fórum da Blitzortung a coisa está a ficar melhor.
Eu já tinha conhecimento da existência da rede Blitzortung à algum tempo, mais de um ano talvez, mas não conhecia a área Blitzortung no WXForum, foi o Salvador que me indicou esse fórum, e esse facto foi fundamental para ter decidido aderir à rede, pois a informação que existia na área publica do fórum da Blitzortung era escassa, superficial, pouco concreta e quase nunca era abordado o aspecto técnico do sistema.