Diversidade climática em Espanha

• Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
Especialmente sao importantes os dados das estaçoes da provincia de Soria, ja que o vale alto do río Duero (Douro) é supostamente a regiao mais fría de Espanha.
AEMET publica os dados do local chamado Barriomartín (La Póveda) 1260 metros e somente com 40 pessoas vivemdo alí.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/obs...cle&l=2017Y&w=0&datos=img&x=h24&f=temperatura

As temperaturas medias do pasado inverno foram,

Dezembro 2010 1.56ºC (foi um mes mais frío do normal como todos sabem)
Janeiro 2011 2.22ºC
Fevereiro 2011 4.05ºC (foi mais quente do normal)
Março 2011 3.91ºC

E ja deste inverno
Novembro 2011 6.94ºC

A media do periodo novembro-março este ano é de 3,7ºC. Nada que ver com os 0ºC dos que falaba o meu compatriota Pek nestes locais de Soria. Eu nao posso calar ante as falsidades.

Saúdos!

Continuam as péssimas condiçoes nas estaçoes de ski espanholas. Somente Sierra Nevada está aberta por cima dos 2000 metros.

Todas as demais estaçoes, cordilheiras cantabrica, central, ibérica e Pirineos têm todas as estaçoes fechadas por falta de neve, exceto uma pequena estaçao do pirineo catalán chamada Vallter2000 que tem algo de neve, pouca coisa.

Hoje, Baqueira Beret, na vertente norte do Pirineo catalán

Ja a mediados de dezembro a escassez de neve é tal que nos Pirineos, especialmente na vertente sul (a espanhola) nao há apenas neve nem sequer nesta webcam do refugio de Amitges a 2300 metros. A webcam mira para o monte Tuc de Saboredo de 2800 metros.

O resto das cordilheiras espanholas estao igual que os Pirineos.

Fuente De, cordilheira cantabrica, 1800 metros

Valdesquí, Cordilheira Central, 1800 metros

Valdezcaray, Cordilheira Iberica 1800 metros

A cota de neve nos Pirineos está a subir rápido, ja que chove a 1500 metros e inclusive até 1800 metros agora mesmo.

Benasque 1100 metros e Cerler 1500 metros

No lado norte dos Pirineos a cota de neve esta um pouco mais baija, ainda que somente o Vale de Aran é territorio espanhol, o resto é francés.

Ao fim nevou nos Pirineos, ainda que tivemos que esperar até a segunda metade de dezembro, Webcam a 1700 metros de altitude.

Ja disse muitas vezes que a neve em Espanha a 1000 metros de altitude nao permanece muito tempo no solo, e estes días temos um novo exemplo. Na realidade a maioría dos invernos nem sequer a 1500 metros permanece muito tempo.
Hoje Refugio de Viados (Huesca) a mais de 1700 metros.

As cordilheiras mais meridionais como o Sistema Central é ainda pior. Navarredonda de Gredos a mais de 1500 metros na provincia de Avila hoje 17.7ºC e num inverno normal raras vezes tem neve.

Incrivel inversión térmica hoje no interior da peninsula ibérica. As cidades do río Douro com máximas de 6ºC, mais os locais em altitude como Puerto El Pico a mais de 1200 metros 22.7ºC de máxima!!!!!!!!!!!!!!!!

Ferreiro, é uma vergonha que desenterres "guerras" antigas com os colegas pek e Bergidum!
É de mau gosto!:mad:

Compreende que é cansativo continuar a assistir ao teu repositório de alusões a outros nossos colegas deste fórum.

Eles tem a opinião deles, tu tens a tua. Mas nada justifica que assim continues a utilizar o nome deles em vão.

Nada acrescentas ao fórum se assim continuas.
Gosto da tua participação em termos meramente pedagógicos. Gosto dos dados, das fotos, da experiência que nos trazes ao fórum...mas por favor pára com essa "guerra psicológica" contra outros membros do nosso fórum. O fórum é teu, é meu, é de todos. Todos tem direito à expressão.
Este é um espaço de debate e deve ser salutar.;)

Este ano está a ser muito fraco de neve na Europa, as montanhas Espanholas também estão estão a sofrer deste problema. Os prejuízos nas estâncias de Inverno devem começar a ser preocupantes:(

Ja disse muitas vezes que a neve em Espanha a 1000 metros de altitude nao permanece muito tempo no solo, e estes días temos um novo exemplo. Na realidade a maioría dos invernos nem sequer a 1500 metros permanece muito tempo.
Hoje Refugio de Viados (Huesca) a mais de 1700 metros.

Caro Ferreiro em que dados se baseia para proferir esta afirmação? Posso estar enganado mas a acumulação de neve à cota 1500m nas montanhas Espanholas não deve ser assim tão rara.
Em Invernos bons a nossa Pequena Serra da Estrela aguenta bem a neve durante alguns meses e a sua altitude nem alcança os 2000m :rolleyes: se compararmos com as Cordilheiras Espanholas, que são maiores e bastante mais altas, e algumas delas mais a Norte custa-me a crer que a neve não se aguente à cota 1500m. . . .

concordo em absoluto com o post do Aristocrata.... :rolleyes::rolleyes:

Este ano está a ser muito fraco de neve na Europa, as montanhas Espanholas também estão estão a sofrer deste problema. Os prejuízos nas estâncias de Inverno devem começar a ser preocupantes:(

Caro Ferreiro em que dados se baseia para proferir esta afirmação? Posso estar enganado mas a acumulação de neve à cota 1500m nas montanhas Espanholas não deve ser assim tão rara.
Em Invernos bons a nossa Pequena Serra da Estrela aguenta bem a neve durante alguns meses e a sua altitude nem alcança os 2000m :rolleyes: se compararmos com as Cordilheiras Espanholas, que são maiores e bastante mais altas, e algumas delas mais a Norte custa-me a crer que a neve não se aguente à cota 1500m. . . .

concordo em absoluto com o post do Aristocrata.... :rolleyes::rolleyes:

Em invernos bons tambem em Espanha, evidentemente. Mais no pasado inverno 2010-2011 e agora em 2011-2012, as coisas foram/sao muito diferentes. Na península ibérica há muitos invernos que nao sao bons (acho que há mais invernos malos que bons).

Hoje a 1500 metros

Refugio de Lizara (Huesca) e Refugio Rabada e Navarro (Teruel)

La Cañada (Avila)

Saúdos!

MSantos, as estaçoes de ski muitas vezes aguantam pela neve artificial. Mira hoje nas cordilheiras espanholas

Sistema Central, provincia de Segovia e Madrid, Valdesquí a 1800 metros

Sistema Ibérico, provincia de Teruel, Javalambre 1800-2000 metros

Sistema Ibérico, entre as provincias de La Rioja e Soria, Valdezcaray 1700-2000 metros

Cordilheira Cantabrica, provincia de León e Asturias, Leitariegos 1800 metros

Tambem na C. Cantabrica, provincia de Cantabria, e perto de Reinosa, Alto Campoo a 1800 metros, supostamente a regiao mais nivosa da cordilheira, mas debido a que nao têm instalaçoes para producir neve artificial, o ano pasado estivo quase todo o inverno fechada.

26.9ºC em Coin (Málaga), muito perto da costa. Uma vez mais a costa de Malaga demostra ser o mais quente da península ibérica nos meses de inverno.

Un exemplo mais de como há muitos días do inverno nos que a neve e quase inexistente inclusive a 2000 metros.

Esta foto foi publicada em um foro dedicado ós Pirineos. Foi fotografada na estaçao de ski de Boi Taull há 3 días, nela podem ver o setor central e mais elevado dos montes Pirineos, com o monte Aneto, o mais alto dos Pirineos (3400 metros), tambem podem ver a aldeia de Taull, a 1500 metros. A estaçao de esquí de Boi Taull tem uma altitude de entre 2000 e 2700 metros, uma das mais elevadas de Espanha, e somente tem alguma pista de ski aberta devido ás maquinas de neve artificial.

http://www.climaynievepirineos.com/foro/viewtopic.php?t=2620&start=675

Tambem há anos melhores, mas tambem sao habituais anos como este ou o anterior com pouca neve. Acontece que os meus compatriotas nao querem que eu fale dos anos pésimos.