Ah...e já agora estamos a comparar localidades a 85m com localidades a 650m....
Os dados de Paris-Mountsouris, são dados retirados de uma estação situada dentro da area de ilha de calor urbano...os dados que meti aqui:
Uploaded with ImageShack.us
são da estação de referencia, que mede o real clima da zona sem influencia antropica.
Não são os valores Portugueses que surgem por milagre, mas sim os Franceses que surgem por efeito urbano.
Se quer comparar RUEMA´S com EMA´s então posso-lhe dizer que, por exemplo, Lisboa ( RUEMA da baixa) é mais quente que Beja....
ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?
LaPalice ainda não conseguiu desmentir isto:
Bragança:4,4º
Paris:4,7º
Inverno da terra fria tras-montana tão ou mais frio que o Inverno da região do Norte de França.
Possa!!
Esses dados, sociometeo, são dados de uma estação urbana...ainda não percebeu??
A EMA de Bragança ou Guarda está fora da cidade, num sitio representativo para o clima da zona...
Mais uma vez aviso que não se podem comparar zonas de altitude tão dispar como uma difrereça de 600m....
Há lugares em Portugal mais frios que Paris no inverno, esteja descansado que há, nomeadamente boa parte dos locais acima dos 1000m...agora, a nivel bioclimatico não se podem comparar com Paris, pois estão a altitudes diferentes e latitudes diferentes.
Salamanca é mais fria que Bragança...
Em relação aos valores médios isso é explicável com o efeito de ilha de calor.
Relativamente à intensidade dos episódios frios isso está relacionado com um maior afastamento do nosso país aos locais de origem dessas massas de ar frio.
Por exemplo, Paris/Orly teve, num episódio muito frio em Janeiro de 1987, uns dias com máximas muito baixas, no dia 12 a máxima ficou em -10ºC. Episódios desta intensidade são impensáveis em Portugal, com excepção das áreas mais altas da Serra da Estrela. Isto porque as massas de ar frio chegam a Portugal já menos intensas do que chegam, por exemplo, a França ou até à parte leste de Espanha.
inventem agora o que quiserem os nºs não mentem...
e como disse todos os anos neva em Viseu e todos os anos é ultimo nevão dos ultimos 20 anos se quiserem eu provo-os isto está registado em videos no youtube.
Não posso deixar de concordar. Às vezes parece que para os portugueses só neva na Serra da Estrela.
ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?
Inventar o quê? ahm?
Quase todos os anos neva em Viseu, mas nem todos os anos a neve pega. Nem todos os anos a cidade consegue acumular 1 único centímetro que seja.
E muito menos 5-10cm.
Mais do que 10cm de neve então é raríssimo.
Dizer que "os Invernos em Viseu não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias" é como quase comparar a precipitação que cai em Faro com a que cai no Pico dos Açores. Em Faro chove, mas não é a mesma coisa.
Já foi dito, mais que dito. E até já há um sketch sobre a memória meteorológica dos portugueses. Mas isso tanto acontece com a neve, como acontece com o frio, calor, chuva, vento... Enfim, assunto mais que batido.
Estas perguntas todas são o sinal vivo daquilo que você percebe de climatologia.
Pense no seguinte:
Se Bragança é mais fria que Paris, como diz, e se no inverno em Bragança chove o dobro que em Paris, porque é que os episódios de neve em Bragança não são muito mais intensos? Aliás, porque é que em Bragança não cai o dobro da neve?
em 1987 nevou na cidade do Porto...
Oh André n fique tão chateado com o N_Fig so porque ele concordou com o meu ponto de vista ele tem direito a ter opinião propria e partilha-la aqui no forum mesmo que ela seja identica á minha.
Continua a não desmentir isto:
Bragança:4,5º
Paris:4,7º
mentira?
cada região tem especificidades muito proprias e particulares a posição geografica de Bragança faz com que tenha uma forte influencia continental caracteristica da penisula iberica é sujeita a temperaturas muito baixas e ventos continetais bem como episodios de arrefencimento nocturno normalmente quando faz muito frio em Bragança a percipitação não surge como aconteceu no inicio da semana passada e quando a chuva surge as temperaturas podem subir a valores demasiado altos para que poça surgir em forma de neve. Enquanto que Paris não como devido a NAO consegue muitas vezes conjugar os 2 factores perciptação e temperatura baixa para a ocorrencia de percipitação em forma de neve.
De notar outra coisa a forma de percipitação tambem é diferente os famosos aguaceiros caracteristicos do Norte de Portugal e da Galiza acontecem em Bragança onde num dia pode chover 20mm-30mm ou mais.Em Paris devido a NAO a percipitação é muito menos intensa mas mais constante num tempo dias seguidos de chuva miudinha e neve fraca em Paris podem acontecer durante mais que um dia. Em Bragança como em Bordeus ou em Lugo o mês de Janeiro é dos ou o mais chuvoso em Paris o mês de Janeiro não é o mais chuvoso longe disso.
Falo a nivel de senso comum e pela intuição meteoreologica que tenho mas penso que a verdade cientifica não deve andar muito longe disto. mas deixe la que foi pesquisar e fundamentala com outros termos e digo-lhe aqui vou demonstrar que o que digo faz sentido.
Uma coisa é certa a temperatura media em Janeiro é mais baixa em Bragança que em Paris.
Continuo aparvalhado com os episódios de neve que pensa que ocorrem na cidade de Viseu. Não fosse eu de lá e até acreditaria.
E volto a dizer, pode nevar todos os anos em Viseu, mas não são todos os anos que a neve pega, e muito menos aqueles em que a neve acumula 5cm.
Mais de 10cm então... Coisa banal em muitas cidades europeias.