Diversidade climática

Re: Seguimento Europa 2014

Acho que estás com alguma dificuldade em perceber algo muito simples, Viena tem uma media mensal idêntica a Braga entre os 20-21º graus, recusas-te a ler os factos baseando sempre em esteriotipos e preconceitos culturais, que parte ainda não entendes-te que Braga e Viena tem uma media quase idêntica?
se tem uma média idêntica logo é tão quente globalmente como Braga simples.

Ele falou em média das máximas, tão simples como isso .....e além disso andou a
discutir algo que não é discútivel, quererem meter a região do Minho toda ao mesmo nível, quando sabemos que junto á costa é sempre muito mais fresco do que logo após uns 10 km/15 km para o interior.

Por exemplo aqui no Algarve por vezes entre Faro e Loulé separadas por somente uns 16 km tens diferenças de temperatura na ordem dos 10 ºC !

E mais a média das máximas de Faro no Verão que é em torno dos 29º C em nada representa a média das máximas nesta região porque a região do Cabo de Santa Maria tem caracteristicas muito especiais !

Isto para dizer que ao analisarem o Minho e Douro Litoral no Verão não podem olhar para o Porto, Vila do Conde, Viana do Castelo e afins e querem usarem esses dados como representativos da região do Minho, porque se o fizerem vão estar a descaracterizar a região no Verão que quer queiram quer não .... é bastante quente no Verão, embora de forma menos consistente do que a região interior do país e a maior parte da região sul !

• Gosto
Reactions: 1337

Mas que tonta discussão!............é obvio que o Minho e o Douro litoral são frescos, húmidos e sobretudo ventosos no Verão! Claro que têm episódios de calor mas são isso mesmo episódios!..............e o pior de tudo é a maldita "nortada! que leva qualquer pessoa ao desespero! ahhhhh e outra coisa.............não vão comparar Braga ou Monção ou qualquer outra localidade do Minho com o Pinhão ou qualquer outro ponto do vale do Douro!...
.e mais digo que esse é um exemplo típico da enorme riqueza e diversidade climatológica do nosso País!........que é fantástico a nível mundial!!!!!!!!!!!

Eu vou perdoar esta pequena ignorância que acabas-te de dizer porque só te registas-te este mês neste fórum, e como ainda és novo aqui vou-te ensinar uma coisa. Não é só no alentejo que faz calor ;)

Eu vou perdoar esta pequena ignorância que acabas-te de dizer porque só te registas-te este mês neste fórum, e como ainda és novo aqui vou-te ensinar uma coisa. Não é só no alentejo que faz calor ;)

E como tu já cá andas há muito tempo começa a acrescentar algo em vez da mera picardia ou provocação...

Já agora para ti e para todos um aparte: ACABASTE e não acabas-te e REGISTASTE em vez de registas-te...

E tambem de novo para todos. De uma vez por todas contribuam construtivamente para o tópico e acabem com esta criancice do quente e do frio. É que sinceramente isto começa a enjoar.

Ele falou em média das máximas, tão simples como isso .....e além disso andou a
discutir algo que não é discútivel, quererem meter a região do Minho toda ao mesmo nível, quando sabemos que junto á costa é sempre muito mais fresco do que logo após uns 10 km/15 km para o interior.

Por exemplo aqui no Algarve por vezes entre Faro e Loulé separadas por somente uns 16 km tens diferenças de temperatura na ordem dos 10 ºC !

E mais a média das máximas de Faro no Verão que é em torno dos 29º C em nada representa a média das máximas nesta região porque a região do Cabo de Santa Maria tem caracteristicas muito especiais !

Isto para dizer que ao analisarem o Minho e Douro Litoral no Verão não podem olhar para o Porto, Vila do Conde, Viana do Castelo e afins e querem usarem esses dados como representativos da região do Minho, porque se o fizerem vão estar a descaracterizar a região no Verão que quer queiram quer não .... é bastante quente no Verão, embora de forma menos consistente do que a região interior do país e a maior parte da região sul !

Mas alguém poêm em causa que no Minho interior faça calor? mas também na mesma maneira que faz calor também refresca á noite e o interior Minhoto não é nenhuma ilha ou nenhum Alentejo, quando entra uma entrada de NW ou W ou se está num padrão zonal o tempo também refresca, ninguém está aqui confundir o a costa Norte com o Interior Minhoto.
Relativo ao que o 1337 referiu e eu perguntei-lhe e não respondeu é que o 1337 disse que o Minho e o Douro Litoral eram regiões quentes, e eu discordo e parece que já repeti o mesmo varias vezes, são regiões onde fazem calor mas na globalidade não são regiões quentes pois o dia tem 24h e não 4h, e as medias são claras e objectivas Braga a cálida Braga com tais 28º graus de media de maxima tem depois uma media de 20º-21º idêntica á cidade de Viena de Austria ou outras, para mim o Funchal é uma cidade muito mais quente que Braga mas em Braga faz mais calor que o Funchal, onde está a dificuldade de perceber isto? se querem cingir e analisar as coisas baseadas apenas nas medias das máximas tudo muito bem, mas um dia tem 24h que eu saiba chove de madrugada, faz vento de madrugada portanto para se definir o clima de uma região não se deve no meu ponto de vista cingirmos apenas a um aspecto.

E como tu já cá andas há muito tempo começa a acrescentar algo em vez da mera picardia ou provocação...

Já agora para ti e para todos um aparte: ACABASTE e não acabas-te e REGISTASTE em vez de registas-te...

E tambem de novo para todos. De uma vez por todas contribuam construtivamente para o tópico e acabem com esta criancice do quente e do frio. É que sinceramente isto começa a enjoar.

Não foi nenhuma provocação ou picardia, só disse um facto.

O grande dilema do PortugalWeather ....

Passar férias num sitio com 28ºC de máxima e 23ºC de minima (média de 25,5ºC), ou um sitio com 14ºC de minima e 36ºC de máxima (média de 25ºC).
Se fosse eu sei onde passaria ..... :D

Para ele o mais quente seria o 1º, para os outros seria o segundo destino ....

:lol:
O grande dilema do PortugalWeather ....

Passar férias num sitio com 27ºC de máxima e 23ºC de minima (média de 25ºC), ou um sitio com 14ºC de minima e 36ºC de máxima (média de 25ºC).
Se fosse eu sei onde passaria ..... :D

??? mas onde faz 36º graus assim com tanta regularidade no Litoral Norte com excepção do Vale do Douro? vais-me que em Braga há 10-15 dias com maximas de 36º graus :lol: em Julho e Agosto, mas andamos aqui a falar chinês? que fundamentalismo... mas já que perguntas digo-te que estás muito enganado em relação ao conceito de calor, Tenerife tem na parte sul da ilha excelentes praias sabes o que significa 30º graus naquela ilha? perfiro mil vezes estar em Tenerife com 27º graus apanhar sol do que como 35º em Moledo ou em Espinho, mas esta discussão é inútil sei que as media total de Braga idêntica a Viena de Austria mexe ai com os esteriotipos preconceitos cá do burgo, mas não vou entrar por ai, por algum motivo as praias do Norte e centro estão vazias de turistas estrangeiros e as do mediterraneo estão cheias, mas isso não interessa nada.
Em relação as mínimas claro que ferias para gozar o Verão, noites de 13º,14º,15º não ajudam muito, parece que os ingleses, holandeses, escandinavos tem a mesma ideia , é ridículo comparar o turismo de praia uma Grecia ou Itália, Corsega com o turismo de Portugal com a excepção do Algarve.

:lol:

??? mas onde faz 36º graus assim com tanta regularidade no Litoral Norte com excepção do Vale do Douro? vais-me que em Braga há 10-15 dias com maximas de 36º graus :lol: em Julho e Agosto, mas andamos aqui a falar chinês? que fundamentalismo... mas já que perguntas digo-te que estás muito enganado em relação ao conceito de calor, Tenerife tem na parte sul da ilha excelentes praias sabes o que significa 30º graus naquela ilha? perfiro mil vezes estar em Tenerife com 27º graus apanhar sol do que como 35º em Moledo ou em Espinho, mas esta discussão é inútil sei que as media total de Braga idêntica a Viena de Austria mexe ai com os esteriotipos preconceitos cá do burgo, mas não vou entrar por ai, por algum motivo as praias do Norte e centro estão vazias de turistas estrangeiros e as do mediterraneo estão cheias, mas isso não interessa nada.
Em relação as mínimas claro que ferias para gozar o Verão, noites de 13º,14º,15º não ajudam muito, parece que os ingleses, holandeses, escandinavos tem a mesma ideia , é ridículo comparar o turismo de praia uma Grecia ou Itália, Corsega com o turismo de Portugal com a excepção do Algarve.

Vais para Tenerife passar férias, até conheces as optimas praias e tudo. Cá cheira-me que vais praticar naturismo ou nudismo para essas praias :D .
As ilhas canárias são muito famosas pelas suas optimas praias e pelos praticantes de naturismo ....
Fazes bem, mas cuidado com sol :thumbsup:

Mas o que e o calor ?

Para alguns , 25 ° c e quente , para outros nem por isso .

Eu , tendo vivido no Minho Litoral e Minho interior , estou a vontade . E verdade que , em julho e agosto , por vezes faz mesmo muito calor , as vezes ate de forma prolongada ( mas nao durante o dia , atencao ) , da minha parte nunca disse o contrario .

Mas atencao , quando se fala na regiao do Entre Douro e Minho litoral , ha que dividir duas zonas distintas : a regiao Caminha - Esposende ( que pela sua orografia e um prolongamento da costa galega ) e a regiao Povoa Varzim - Espinho .

Acreditem que a regiao Caminha - Esposende aproxima - se muito mais do interior minhoto que a outra regiao litoral .

Eu proprio fiquei um pouco surpreendido quando comecei a fazer registos onde vivo atualmente , pois as temperaturas , com uma ou outra excecao , nunca andam assim muito longe do Minho interior , mesmo quando faz calor ( e em julho e agosto por vezes faz muito , nunca neguei isso ) .

.... queres abandalhar a conversa pois quem entrou nas cenas do turismo para variar não fui eu, o clima é como é não tenho culpa de o nosso clima não ser forno e radicalmente diferente de outras regiões que muitos gostariam.

Não,

..........................
O que tenho tentado fazer, nem é discutir ideias, é ver se isto desencrava e falam de outros assuntos, em vez de centenas de posts escritos no seguimento europa, a discutir o que é mais quente, e o que é o "mais quente", a comparar o incomparável e a discutir temperaturas em locais não comparáveis, quando cada sitio tem a sua especificidade como disse no meu primeiro post !

Não te fiz qualquer ataque pessoal, nem conversa da treta, se discutir ideias é aquilo que tu e o Ferreiro, James e afins fazem poupem-me ... porque prefiro mil vezes fazer o vosso comboio descarrilar da linha, porque ao mesmos a conversa torna-se mais divertida e menos enfadonha !

Não,

..........................
O que tenho tentado fazer, nem é discutir ideias, é ver se isto desencrava e falam de outros assuntos, em vez de centenas de posts escritos no seguimento europa, a discutir o que é mais quente, e o que é o "mais quente", a comparar o incomparável e a discutir temperaturas em locais não comparáveis, quando cada sitio tem a sua especificidade como disse no meu primeiro post !

Não te fiz qualquer ataque pessoal, nem conversa da treta, se discutir ideias é aquilo que tu e o Ferreiro, James e afins fazem poupem-me ... porque prefiro mil vezes fazer o vosso comboio descarrilar da linha, porque ao mesmos a conversa torna-se mais divertida e menos enfadonha !

Deaculpa la Aurelio , mas na parte que me toca , eu digo o que ja te ouvi dizer : eu escrevo o que acho que devo escrever , quem nao quiser ler que nao leia .

E outra coisa , se apenas falassemos de registos , modelos , etc , , o forum perdia a razao da sua existencia , para ver isso nao precisava de vir ca .

Desculpa la o desabafo , nao e nada de pessoal , e apenas a minha opiniao .

Deaculpa la Aurelio , mas na parte que me toca , eu digo o que ja te ouvi dizer : eu escrevo o que acho que devo escrever , quem nao quiser ler que nao leia .

E outra coisa , se apenas falassemos de registos , modelos , etc , , o forum perdia a razao da sua existencia , para ver isso nao precisava de vir ca .

Desculpa la o desabafo , nao e nada de pessoal , e apenas a minha opiniao .

James, eu sei ao que me refiro ;)

Na minha terra, dia de Verão é quando a temperatura máxima é superior a 25ºC. Temperaturas dessas no Verão é uma constante tanto no Minho como no Algarve, aliás no Minho basta andarmos mais para o interior na zona de Penafiel, Paços de Ferreira, Braga nessa zona que se sente logo a diferença e a nortada não se nota assim tanto. O mesmo aplica-se à brisa de sudoeste que afecta o Algarve no Verão, onde junto à costa a temperatura é amena e basta andarmos 5 a 10 kms para o interior e a sensação é outra totalmente diferente. Braga é uma cidade quente no Verão.

Na minha terra, dia de Verão é quando a temperatura máxima é superior a 25ºC. Temperaturas dessas no Verão é uma constante tanto no Minho como no Algarve, aliás no Minho basta andarmos mais para o interior na zona de Penafiel, Paços de Ferreira, Braga nessa zona que se sente logo a diferença e a nortada não se nota assim tanto. O mesmo aplica-se à brisa de sudoeste que afecta o Algarve no Verão, onde junto à costa a temperatura é amena e basta andarmos 5 a 10 kms para o interior e a sensação é outra totalmente diferente. Braga é uma cidade quente no Verão.

Nem mais, aliás nortada propriamente dita aqui no interior do minho quase nem existe, sopra um vento que nem é considerada nortada( acho que nortada é um vento moderado constante, coisa que aqui não acontece), por isso que em Julho tive 18 dias com temperatura igual ou superior 30ºC ( dados da EMA de Ponte de Lima. eu próprio fiz a contagem) .

e as medias das minimas e a media total? nao interessa né finge se q nao existe e siga.