Boa noite e Bom Ano Novo caros colegas meteoeloucos!
Apesar da minha falta de tempo, não poderia deixar de passar um evento destes, sem vir aqui deixar a minha gotinha de água e os meus registos da queda de neve no ponto mais alto do Alentejo, a Serra de São Mamede.
Não pude por lá estar no dia 22 a assistir à sua queda ao vivo e a cores, mas graças à dedicação e esforço do Nuno e do Trepkos, aos quais agradeço muito pela partilha desinteressada
, pudemos vê-la e saber das suas aparições pelo extremo Norte do Alto Alentejo!
Sei bem que não é muito quando comparado com os registos de latitudes mais a Norte do nosso território, mas é neve alentejana e mais não preciso de dizer!
Estive pela Serra dia 23 de Janeiro e quando lá cheguei, pelas 11h ainda alguns acessos estavam cortados pela GNR.
Havia neve visível nas zonas mais abrigadas ou onde mais acumulou desde os 800m, mas já em escassa quantidade
Aqui o resultado dos dois últimos eventos meteorológicos, a depressão “Gong” e a queda de neve a cotas médias baixas.
A cerca de 9km de distância, em linha recta, a altaneira Marvão, aparentemente já sem neve.
Faço aqui um aparte e lhes deixo estas 3 fotos de Marvão nevado, duas durante o dia e uma à noite. A sua autora é a página do Facebook:
Mercearia de Marvão de Catarina Machado:
Algumas zonas ainda na cota dos 800m apresentavam um pouco mais de acumulação, mas derretia a bom ritmo. A temperatura rondava os 5ºC e havia um ventinho por vezes mais intenso que resultava numa sensação térmica negativa certamente.
Como não podia deixar de ser tive de a “experimentar” e realmente era neve alentejana da melhor qualidade!
Já eram 12h04 quando apareceu uma patrulha da GNR e lá retirou a bendita da interdição, subi então até aos 1025m de São Mamede e pelo caminho foi aumentando a quantidade de neve no solo, certamente que na noite de 22 de Janeiro haveria uma boa camada a partir dos 900m de altitude.
E ei-la então, a placa que indica o caminho para o ponto mais alto do Alentejo.
E cerca de 1Km mais à frente, lá cheguei então ao alto da Serra de S. Mamede:
Aqui a neve já abundava mais e assim a “olhómetro” rondava os 10cm/15cm. Isto apesar do nevoeiro que ajudava a derreter o branco elemento de forma mais acelerada.
Este é o marco geodésico de 2ª Ordem, que referencia o ponto mais alto, 1025m, da serra.
Só a título de curiosidade e para quem não sabe, os marcos geodésicos marcam pontos de terreno em locais elevados e em linha de visão para com outros vértices, formando em conjunto a rede geodésica portuguesa.
Esta nossa rede é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem - pirâmides quadrangulares distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km
Estive lá no alto até cerca das 13h e ainda caiu alguma fraca precipitação, mormente no estado líquido mas também com pequenos cristais de gelo à mistura, pois a temperatura variava entre os 2ºC e os 3ºC (medidos com o temómetro do carro).
O que mais gosto em plena natureza é adentrar-me em plena mata e desfrutar dos sons da natureza e do silêncio reinante. Apesar de uma imagem ser melhor que mil palavras, não se alcança a transmitir totalmente, mas consegue-se ter alguma percepção do que me refiro. É um misto de magia e e pequenez...
Por aqui termino com um grande abraço a toda a família meteoPT. Um bem haja a todos e renovados parabéns por tantas melhorias que encontrei.
Grande trabalho sem dúvida!