A tempestade tropical "Trami", com ventos de 65 km/h, ameaça castigar a parte leste da ilha de Luzon, principal do arquipélago filipino, que sofreu com quatro tufões nos últimos quatro meses.
O meteorologista Bobby Rivera, da Administração de Serviços Atmosférico, Geológico e Astronômico das Filipinas (Pagasa), indicou que o "Trami" foi localizado 1.690 quilômetros ao leste de Luzon na madrugada desta segunda-feira.
Rivera acrescentou que se a tempestade tropical ganhar força e se transformar em um tufão, poderá entrar no território filipino dentro de três ou quatro dias.
No entanto, o meteorologista assegurou que "por enquanto, não há motivo para sustos, já que a probabilidade de o ´Trami´ se transformar em um ciclone tropical é incerto".
A região leste de Luzon ainda não se recuperou dos danos causados no final de novembro pelo tufão "Durian", que em sua passagem por esta ilha deixou mais de 1.300 mortos e desaparecidos, a maioria em um desmoronamento na província de Albay.
Outro tufão, o "Utor", com ventos de até 120 km/h, ocasionou a morte de 30 pessoas e o cancelamento da 22ª Cúpula de Nações do Sudeste Asiático (Asean) na cidade de Cebu, após arrasar na semana passada as ilhas Visayas, no centro do país.
Uma média de 20 tufões e tempestades tropicais passam pelas Filipinas a cada ano durante a estação chuvosa, que normalmente começa na terceira semana de maio e acaba em outubro.