Erupção do vulcão Grímsvötn na Islândia

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Acordei agora de novo (após de manhã termos ido perto do vulcão ver a noite escura). Está a ficar muito escuro aqui onde morámos, e é tão longe do vulcão. A cinza começou a cair aqui tb e estámos a 200km a oeste (Selfoss).

É um pouco assustador ter este panorama em cima de mim. Às 14h a nuvem era um cogumelo gigante a leste, que entretanto estendeu-se para cima de nós.

O céu aqui está cinza-amarelado e algo escuro, já desapareceu o sol.

A erupção nas notícias falam da erupção como sendo 10x mais forte que a do ano passado, isto está confirmado, provavelmente estimativas entre força VEI4 a VEI5.

É a erupção de coluna mais alta de cinza desde o Hekla em 1947 (ou talvez mais), e a erupção mais violenta do Grimsvotn em mais de 100 anos.

Para já não existe perigo para a Europa. A nuvem vai dirigir-se para norte nos proximos dias. E a cinza é mais pesada portanto não vai deslocar-se tão longe. Mas isto é o que dizem. Aqui localmente a erupção e a nuvem é mesmo massiva, bem maior que no ano passado, que tb experienciei aqui (que era bem mais perto daqui e não tão intensa).

Há especulaçoes que a fissura Hamariin pode ter tido tb uma erupção, esta é perto do Grimsvotn, e pertence ao gigante Bardarbunga, o que explicaria a escala desta erupção.

Vou postar os videos e fotos já em breve. Para já vou ver lá fora como está a cinza a cair. Para ja ve-se um pouco em cima dos carros.

A boa noticia é que entretanto a coluna do vulcão entretanto desapareceu na última hora no radar, portanto a erupção parece ter diminuido. Os relampagos tb não foram detectados na última hora. Portanto, boas noticias.
 
EZzS1.png
 
Será que esta erupção também vai causar restrições à aviação como a erupção do ano passado? Ou esta erupção é mais pequena?:huh:

Nunca ninguém pode responder a essas perguntas com autoridade.
As últimas erupções explosivas do Grímsvötn (2004, 1998, 1996) foram curtas, entre 5 a 15 dias, e nunca criaram problemas à aviação a não ser pontualmente. Como esta foi bastante potente, poderá ser diferente, ou não. Ninguém sabe.



Em Kirkjubæjarklaustur pelas 14h30:

42677907.jpg


69962440.jpg
 
Dois vídeos muito fixes nas notícias:
Vale a pena ver!!!

Um voo hoje sobre o glaciar e erupção
http://www.visir.is/vatnajokull-var-svartur-i-dag-/article/2011110529694

E Kirkjabaerklustur hoje de tarde, onde estive esta manhã (estava bem pior de manhã - depois coloco o vídeo quando tiver mais tempo)
http://www.visir.is/oskuna-leggur-um-allt-a-kirkjubaejarklaustri-/article/2011110529706

Aqui: sigo com uma camada fina de cinza, todo o céu encoberto da nuvem de cinza e bem escuro aqui, tipo anoitecer (apesar de ser dia 24h). Os carros ao passarem levantam a cinza pelo ar atrás.

Erupção: abrandou aparentemente, neste momento. O vento está a empurrar a cinza agora para oeste, onde estou, e para norte.

http://www.visir.is/langadi-til-ad-grata/article/2011110529676 Seguir vídeo ao minuto 2:00, o agricultor mostra num prato a cinza do Eyjafjallajokull comparada com a do Grimsvotn.
 
Cinza aproxima-se de Reykjavík. Aqui a cerca de 1 hora já está a ficar escuro.

[VIDEO]http://www.ruv.is/sites/default/files/skjol/aska_yfir_rvk.wmv[/VIDEO]
 
Está a ficar bem escuro aqui!!!
Assustador esta noite vulcânica! (aqui agora é dia 24h, mas hoje será uma excepção)

Imagem nas notícias de uma cidade a 30min daqui
bilde


Assim podem ter uma ideia de como estão as coisas aqui! Tal foi a violência e injecção de cinza desta erupção. Amanhã prometo colocar as fotos e vídeos desta noite vulcânica.
 
Vou repetir aqui o meu post no seguimento Europa.

Sigo com muito frio, apenas +1ºC e forte nevoeiro escuro de cinza vulcânica.
Está a ficar como noite!

O vento é forte de nordeste. Muito irreal.

A cinza cai por todo o lado...
Após 5min lá fora fiquei com o cabelo acinzentado
 
Fotos da nossa viagem até 60km do vulcão, em Kirkjabaerklustur.

Fotos tiradas às 10h da manhã, era noite profunda devido à queda intensa de cinza. A visibilidade era incrivelmente reduzida, não mais que 30-40 metros.

Foto tirada na estação de serviço. Erámos os únicos visitantes porque viajámos muito cedo (cortaram a estrada depois). Os jeeps eram das equipas da protecção civil.

1000706s.jpg


A acumulação de cinza era notória, na ordem dos 5 cm.

1000704v.jpg


Conduzir tornou-se extremamente complicado. Na foto, ligámos os máximos para se ver a estrada.

1000719.jpg


A visibilidade da cidade era muito reduzida. Recordo que era dia pleno (10h da manhã).

1000697o.jpg


À medida que saímos da nuvem, a visibilidade melhoria, e o dia voltava.

1000721.jpg


Aqui, fora da nuvem, em Vík (100km do vulcão), dá para ver o céu acinzentado, mas com o sol a brilhar.

1000765hl.jpg


À medida que voltámos a casa, para oeste, a nuvem de cinza deslocava-se na mesma direcção, lentamente para nos apanhar de novo mais tarde.

1000846y.jpg


Ao fim da tarde, às 18h, ainda em pleno dia (o sol põe-se apenas às 23h), este era o panorama tirado de minha casa, já muito escuro, com a queda de cinza a começar (a 200km do vulcão).

1000864u.jpg
 
Fotos tiradas às 10h da manhã, era noite profunda devido à queda intensa de cinza. A visibilidade era incrivelmente reduzida, não mais que 30-40 metros.

Deve ser brutal viver algo assim :thumbsup:

Que cheiro se sente no ar ?