Espécies Invasoras

«Se eu mandasse» os proprietários deveriam ser responsáveis pela erradicação das invasoras, o Estado deveria publicar uma lista e quem não as erradicasse pagaria multa. Sem mão pesada o problema nunca terá solução.

E o eucalipto tem de ser regulamentado de outra forma, este Governo cometeu um erro grave ao liberalizar esta cultura.
 
Uma espécie que tenho visto a crescer por vários lados aqui por volta de Braga é a (estive a procurar e acho que é esta) Ailanthus Altissima.

Chamam-lhe Árvore-do-céu, é bonita, claro, como o são em geral as invasoras que foram trazidas para a Europa por isso mesmo, a Acácia, o Chorão, etc. Beleza mais do que perversa.

Devido ao seu crescimento rápido e alta tolerância a factores adversos como a pobreza do solo e a poluição, é considerada uma espécie invasora em regiões de clima temperado, nomeadamente na Europa e América do Norte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvore-do-céu
 
  • Gosto
Reactions: guimeixen
Outro grande problema é o das mimosas! São uma praga, deveria ser crime, deveria haver multas pesadas! Esta praga dentro de alguns anos trará prejuízos brutais e pouco se fala no assunto.

Em Portugal não há muito interesse politico em combater as invasões biológicas, não dá votos! :rolleyes:

E diria que algumas das piores invasoras nem são plantas, são animais como a perca-sol ou o lagostim-vermelho, são verdadeiramente nefastas e prejudicam muito a biodiversidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Uma espécie que tenho visto a crescer por vários lados aqui por volta de Braga é a (estive a procurar e acho que é esta) Ailanthus Altissima.

O ailanto foi um espécie largamente plantada como fixadora de taludes pelas entidades responsáveis pela manutenção de estradas, por isso aparece frequente mente ao longo de estradas e a partir daí colonizou vastas áreas, infelizmente ocorre por todo o País. :(
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
As invasoras causarão graves prejuízos económicos no futuro. Se alguém tiver uma propriedade infestada e quiser plantas algo gastará tempo e dinheiro para erradicar a invasora.

O eucalipto no longo prazo será um erro. Os BRICS vão destruir a nossa indústria da pasta de papel.

Devemos retornar gradualmente aos produtos onde não temos concorrência e com mais valor acrescentado: cortiça, madeiras de carvalho, nogueira, castanheiro, cerejeira. Produção de castanha, maçã e cereja.

O Estado deve acabar de vez com as heranças indivisas, criar benefícios fiscais que estimulem o mercado fundiário, taxar a 100% as mais valias imobiliárias. Metade do país no futuro terá de ser arrasado a «dinamite» e reconstruído. O modelo florestal tal como o urbano são altamente ineficientes.
 
Esta manhã, uma vespa asiática mesmo aqui, à porta de casa.
18876087_N4lGY.jpeg
 
Esta manhã, uma vespa asiática mesmo aqui, à porta de casa.

Não acho que seja uma vespa asiática Dan, parece-me mais uma vespa crabro (na foto está escrito cabro erradamente), podem ver aqui as diferenças:

fd57315048b2a0e2ee02ed04b0927842_L_zpsomrmeycp.jpg



Vespa de direita : Vespa asiática/velutina (invasora)
Vespa da esquerda: Vespa crabro (nativa)
 
Não,não é. Pela escuridão do dorso é sem dúvida a asiática, vê-se bem pelas asas mais escuras também :)

Não sou entomologista mas o tom avermelhado na cabeça e na parte superior do abdómen revelam que dificilmente é uma vespa asiática, tal como as manchas negras em forma de gota presentes igualmente no abdómen. Além de que penso que a vespa asiática anda não chegou ao Nordeste do País.
 
Vespas asiáticas não dão descanso em Gaia

Os sapadores de Gaia não têm mãos a medir no ataque à vespa asiática.

A espécie chegou a Portugal em 2011, mas só este ano, no concelho, os bombeiros já eliminaram mais de uma centena de ninhos.


Vídeo RTP
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Problema da vespa asiática adensa-se

São cada vez mais os ninhos de vespa asiática por todo o país. De acordo com uma notícia avançada esta quarta-feira (14 de outubro) pelo jornal Público, o número de casos de vespa asiática reportados na cidade do Porto já chegou “perto dos 60”.

Segundo Manuel Sampaio Pimentel, vereador da Fiscalização e Proteção Civil do Porto, citado pelo jornal, já foram acionados “os instrumentos próprios” para combater a praga que deverá ter tido origem em França em 2012.

Recentemente, e como resultado do aumento do número de casos reportados de ninhos de vespa asiática, sobretudo na região Norte do país, a Câmara Municipal do Porto aprovou a atribuição de 30 mil euros à Associação de Apicultores do Norte de Portugal para dar resposta ao problema.

De acordo com o mesmo meio, sempre que é reportado um novo caso, os bombeiros do Porto deslocam-se ao local “por precaução”.

A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) tem vindo a reclamar a classificação da vespa asiática como espécie invasora. Manuel Gonçalves, presidente da organização, tem inclusive defendido que a inclusão deste tipo de vespa na lista de espécies exóticas invasoras permitirá avançar para a avaliação dos prejuízos causados.

A classificação cabe ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e, segundo a FNAP, “facilitará o acesso do Estado e do setor apícola ao financiamento público necessário para a monitorização e controlo deste predador.”

Atualmente, já é feita a monitorização dos locais onde a vespa asiática é identificada, contudo, “sentimos que estamos a sofrer os prejuízos dessa espécie e que a resposta que está a ser dada não é uma resposta eficaz. É necessário avançar, se não houver dinheiros comunitários, tem de ser com dinheiros nacionais, é uma obrigação do Estado ir ao encontro às necessidades da produção”, defendeu este verão Manuel Gonçalves.


http://www.vidarural.pt/problema-da-vespa-asiatica-adensa-se/
 
Vai ser mesmo muito difícil de controlar, arrisco que veio para ficar... o Grande Porto está CHEIO de fábricas e armazéns ao abandono ou em ruínas, casas devolutas, eucaliptais abandonados, já chamam ao Porto a Detroit da Europa... num cenário destes o bicho tem todas as condições para fazer ninhos sem ser visto. Vem aí tempestade...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic