Esquilo na Mata Nacional de Vale de Canas, Coimbra:
Foto de @umpingodeluz
![12348040_985240371537824_7057764705317825389_n.jpg](https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/12348040_985240371537824_7057764705317825389_n.jpg?oh=d2348e93258710ad36854fc9593ab95a&oe=56E7A299)
Foto de @umpingodeluz
Obrigado pelo link. Já conhecia esse estudo, é pena já ser antigo. Actualmente a espécie já ocupa metade do país.
Uma parte interessante desse estudo é a dieta do esquilo vermelho. Ao contrário do que se podia pensar, os esquilos comem acima de tudo pinhas.
Ás vezes pensamos nos pinhais como zonas pouco importantes em termos de biodiversidade (um bocado como os eucaliptais). Pelo menos no que se refere ao esquilo, os pinhais são zonas óptimas, melhor até que carvalhais, já que as bolotas duram poucos meses e pinhas há o ano inteiro.
A partir do momento em que temos esquilos num pinhal, toda uma cadeia de biodiversidade pode nascer. Há vários carnívoros que se podem alimentar de esquilos: Martas, Doninhas, Arminhos, Toirões, Raposas, Gatos Silvestres, Genetas, Saca-Rabos, várias aves de rapina,... Até um Lobo ou um Lince não se devem importar de provar uma carne de esquilo de vez em quando.
Ou seja, se até agora tínhamos os pinhais com pouca biodiversidade, a existência desta espécie pode atrair outros carnívoros. Se calhar actualmente, os pinhais do norte e centro do país já são zonas mais animadas do que podemos pensar
É uma óptima notícia termos mais um animal que (tal como o coelho) pode ser a base de alimentação de vários carnívoros. Talvez este regresso do esquilo a Portugal ainda não tenha tido o interesse que podia ter em termos de comunidade cientifica, mas penso que já estaria na altura de se fazer uma análise do impacto que a existência desta espécie está a ter nas várias espécies de carnívoros da nossa fauna.
Interessante, vendo no google earth (não conheço muito bem Viseu), o parque Aquilino Ribeiro situa-se bem no centro da cidade e sem nenhum corredor ecológico (ou pelo menos uma boa fileira de árvores) a ligar ao exterior ou a outros parques. Para lá terem chegado os animais andaram uns bons quarteirões pelos passeios ou telhados de Viseu.
É muito positivo ver os esquilos a ocuparem muitos parques e jardins no meio das nossas cidades, pelo que sei no norte já é bastante comum. É sem dúvida uma mais valia para esses espaços. Dá uma vida diferente e atrai mais visitantes (nomeadamente crianças).
Só em Lisboa é que não há maneira dos esquilos saírem do parque de Monsanto para outras zonas da cidade...
Já sugeri à Câmara de Lisboa que façam transferências de alguns animais para os vários jardins que a cidade tem (Estrela, Parque Eduardo VII, Bela Vista,...), mas responderam-me que os animais são selvagens por isso só o ICNB poderia fazer alguma coisa do género.![]()
Obrigado Miguel! Foi um "namoro" ainda prolongado, devo ter estado ali um bom quarto de hora a fotografá-lo. É que ele teve a infeliz ideia de fugir para um pinheiro isolado...Boas fotos, esquilo muito bem apanhado @João Pedro !![]()
Admira-me como é que um bicho tão rápido se deixa apanhar por um carro. Cá pra mim é mesmo "caça" ao esquilo feita por alguns condutores...Aqui na zona de São Mamede, Serra d'Aire começam a ser frequentes... por vezes vêem-se mortos atropelados na estrada.
Gosto tanto!Já colocadas no tópico da biodiversidade, mas havendo um tópico dedicado à espécie, cá ficam também
Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr
Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr
São tão giros!Gosto tanto!Acho uns bichanos muito simpáticos, a relação mais próxima que tive com um foi em Londres, no Hyde Park
Belíssimas fotos como sempre João
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Já colocadas no tópico da biodiversidade, mas havendo um tópico dedicado à espécie, cá ficam também