Se tiver, conseguirei retirar valores fiáveis ou o prédio da frente irá influencia-los na mesma?
Bem-vindo,
JPedroMR.
Num ambiente tão densamente urbanizado, será muito mais vantajoso instalares a estação no topo do prédio.
No caso de comprares uma estação completa a nível de instrumentação e com um abrigo para o termo-higrómetro, normalmente um radiation shield, tens apenas de a deixar exposta à luz solar, desde que o sol nasce até que se põe, de preferência, se podes colocá-la no telhado melhor ainda, e com o pluviómetro totalmente livre de obstáculos, para que possa recolher o máximo de precipitação sem influência de obstáculos.
Convém que fique montada a «céu aberto», ou seja, sem nada por cima a constituir um obstáculo ao pluviómetro nem, por outro lado, nada que faça escorrer água para cima do mesmo, como tubos de escoamento de varandas.
Por outro lado, não podem existir paredes nem solos muito artificiais, como os dos terraços muito perto da estação por questões de temperatura, humidade e deturpação dos valores de direcção e velocidade do vento, por também se gerarem vórtices causados pelos contornos dos prédios.
Convém que o termo-higrómetro fique instalado pelo menos 1,20 metros acima da superfície do telhado, mas recomenda-se 1,50 metros. Convém que o instales no topo do prédio, num local bem exposto, para que possa arejar e não haja inflações na temperatura resultantes da recepção do calor das telhas pelo sensor de temperatura e humidade, nem reduções ao nível da humidade devido ao mesmo factor.
Atenção que o tubo onde a estação for colocada não pode oscilar, para que não haja «precipitação falsa», que nunca existiu e é fruto dessas mesmas oscilações, que fazem balançar as conchas do pluviómetro.
Outro conselho que te dou é que a estação fique devidamente nivelada, para que as conchas do pluviómetro balancem facilmente com a recolha da precipitação, caso contrário as leituras da precipitação serão afectadas por defeito, ou seja, estarão abaixo da realidade.
De qualquer forma, convém ires-te ambientando àquilo que é uma estação meteorológica e para isso devias começar por um termómetro digital para poderes estudar o comportamento da temperatura consoante o local de instalação. Com esses erros muito se vai aprendendo até ter uma estação profissional e nessa altura terás uma noção muito melhor das coisas.