Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

Sou um amante de meteorologia já há alguns anos, apesar de não estudar nem ser a minha área de estudo (como deve acontecer com muitas pessoas deste forum), estou numa área que por vezes também é importante alguns conhecimentos, ainda que mínimos de meteorologia (Arquitectura)...lol :)

Sim, aqui poucas pessoas estão em meteorologia mesmo, são tudo amantes desta ciência por escolha pessoal, ou porque houve um ou outro fenómeno que vivenciaram e as trouxe para aqui e por cá ficaram.

E não é preciso agradecer, tamos cá para ajudar :D

Ola malta! Já sou aqui membro há algum tempo e este ano por força da circunstância profissional encontro me numa escola Em Vila Nova de Famalicão (Braga).

Acontece que a escola têm uma estação meterológica ao que parece de alguma qualidade que por falta de quem seja capaz de a instalar (ou melhor, creio que capaz da calibrar) não está nem montada tampouco.

Eis a minha pergunta: alguém consegue ajudar? Alguém que seja de perto que queira ser voluntário ou alguém que me saiba dizer a quem me posso dirigir? Esta seria a oportunidade de ter uma EMA permanentemente em Famalicão, coisa que não existe neste momento, nem do IM.

abraço

Não sei se é o tópico mais indicado, mas alguém tem imagens da Estação de Alvalade ( Lisboa) do IM?

Em privado aqui há umas semanas falámos da RUEMA de Alvalade, a estação está supostamente nesta escola, e numa volta pelo exterior não pareceu propriamente um local quente, até parece uma zona arejada:
http://maps.google.pt/?ll=38.755612,-9.144482&spn=0.001031,0.002642&t=h&z=19

É claro que a estação está com problemas, provavelmente o sensor de temperatura ou outra coisa qualquer, dá dados muito errados há imenso tempo, agora 35,4º às 17z.
Já contactei o IM, era para ter feito isso aqui há uns tempos quando falámos disso, mas nunca mais me lembrei.

Acabei de receber a estação Meteorológica Davis Vantage Vue e tenho um problema, nao sei para onde devo virar o painel solar da estação se para Norte ou para Sul?

Podiam dizer-me como vou virar a estação?

Mas o meu está em Espanhol, se estivesse em Portugues era mais compreensivel, segundo o manual eu entendo que é para Sul, mas tenho as minhas duvidas

Para teres um rendimento já concideravel do painel solar convem expo-lo mesmo para sul...
Os paineis solares virados a sul tem normalmente um rendimento de 25%, se o colocasses virado a norte entao ai irias ter um rendimento de 3% ,por aii...
Assim terias de andar sempre a trocar as pilhas da Davis.

Abraço!

Fiz um melhoramento na instalaçao da estaçao meteorológica.
Agora o RS (termometro e higrometro) estao a 6 metros e o anemometro encontra-se a 8,60 metros.

Vista geral.

scaled.php

scaled.php

Nesta foto no topo dá para reconhecer que tem uma imenda de um tubo que mede 1,40 metros.

scaled.php

Surgiu-me uma dúvida que penso que é muito importante:

Para que lado deve estar virado o anemómetro???:huh:

Geralmente está virado para o lado que vem o vento:lol::lol:
Está nas instruções, acho que a auriol até tem bussola (se for uma auriol;))

Geralmente está virado para o lado que vem o vento:lol::lol:
Está nas instruções, acho que a auriol até tem bussola (se for uma auriol;))

??????:huh:
Que eu saiba o anemómetro da minha estação fica virado para o lado como eu o instalei, ele não muda de posição, não percebi a tua resposta.
Infelizmente não sei onde meti as instruções!:sad:
Alguém sabe se há maneira de conseguir outro manual?
Trata-se de uma Oregon WMR88.
E se não for pedir muito, respondam-me para já á minha dúvida:
Para que lado deve estar virado o anemómetro???

??????:huh:
Que eu saiba o anemómetro da minha estação fica virado para o lado como eu o instalei, ele não muda de posição, não percebi a tua resposta.
Infelizmente não sei onde meti as instruções!:sad:
Alguém sabe se há maneira de conseguir outro manual?
Trata-se de uma Oregon WMR88.
E se não for pedir muito, respondam-me para já á minha dúvida:
Para que lado deve estar virado o anemómetro???

O anemómetro (instrumento que mede a velocidade do vento) não é para ficar virado para lado nenhum. É para estar colocado em altura (não me lembro agora quantos metros) e sem obstruções em sua volta.

->Anemómetro EMAs do IM