Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

As PCE são belíssimas. Tenho 4 PCEs FWS 20 uma delas já ha 9 anos.
Depois tenho 3 novas PCEs FWS 20N e tmb sao excelentes

• Gosto
Reactions: joselamego e 1337
bom dia,
alguma objecção à utilização desta estação em ambiente fluvial?

obrigado
cumps
alexandre

Olá, tenho uma PCE e com um sensor de reserva. A estação é muito fiável e resiste às diversas condições atmosféricas, excepto, claro, tempo severo, nomeadamente, chuva forte prolongada e humidade a 100%.

Visto que a minha está instalada no meio do Atlântico, já aguentou a passagem de 1 furacão Cat1 max, ou cat2 min. dependendo do ponto de vista. Tirando o pequeno problema do tempo severo (perde o sinal Wi-Fi com a consola e é corrigido com o reiniciar da consola), até acho que é muito fiável.

Preço/qualidade 5/5

Seguramente que em ambiente fluvial, terá um bom desempenho. Quanto ao tempo severo, o clima continental será muito menos agressivo para os componentes electrónicos da estação.

Fazer manutenção periódica da estação também ajudará na sua longevidade.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boa tarde a todos!
Sou Agricultor, no concelho de Moura, mais propriamente no Sobral da Adiça. Para quem não conhece é um dos locais mais quentes de Portugal;
Já há uns anos venho visitando o fórum sem participar ( geralmente nos eventos extremos dou um saltito ao seguimento sul)
Há muito tempo venho pensando em colocar uma estação na minha propriedade, mas como não tenho electricidade e a internet também era péssima, nunca passou de uma ideia.
Este ano expandimos o regadio, fizemos a automação e tentámos instalar o comando remoto e...conseguimos. algum operador melhorou a cobertura e já temos sinal.
Assim a ideia era experimentar colocar uma estação de entrada de gama e tentar seguir a partir daí.
A ideia era conseguir entender padrões do tempo e tentar acertar com sementeiras, saber as percentagens de humidade para gerir os caudais de rega, gerir os parques de pastoreio de acordo com a temperatura ( que afecta de sobremaneira a fotossintese das plantas e consequentemente o desenvolvimento das plantas), etc
Já tenho a propriedade monitorizada por satélite em muitos indicadores especificos para a agricultura, mas ventos, etc nada..

Agora o problema :)
Pouco ou nada percebo de estações ( e do resto também verdade se diga);

Pretendo colocar a estação ligada a uma bateria ( não tenho electricidade da rede) e colocá-la a enviar dados pela internet para uma app ( isto é possivel?) - mais ou menos como com a rega que controlo através de uma app;

Do que li de estações aqui no fórum, a Davis vantage pro 2 seria mais ou menos o que eu queria, mas para começar, preferia ter uma PCE FWS 20 N bem instalada, e com uma boa alimentação eléctrica e uma boa antena de internet.

Que modelo de modem é usual acoplar às estações? qual a app mais usada?

A ideia era colocar num poste a um mínimo de 2 metros do telhado de uma casa. estava a pensar em qualquer coisa bem robusto, tipo tubo de 60 a 80 mm galvanizado, com paredes de 2 ou algo similar - também tem que servir para colocar câmeras de videovigilância

Junto uma foto da casa e do local onde estou a pensar fazer a instalação

E agora... agradeço as vossas respostas :) Obrigado!

Anexos

Vivas!
Infelizmente a minha davis VP2 com 10 anos morreu... foi morrendo. :suicidio:

Não tenho dinheiro para comprar outra igual. Ninguém faz reparações...
precisava urgentemente de conselhos...
o ideal era poder separar o anemómetro do pluviometro/termometro.
Vi uma acurite com detetor de trovoada mas não vendem para a europa :(

Há alguma pce com detetor de trovoada?

a Bresser é uma marca que conheço de outras guerras e da qual tenho boa impressão... alguém tem/conhece?
as lacrosses deixaram má impressão.

budget até 180 paus.... tem de guardar os dados que eu não deixo o PC sempre ligado.

obrigado a alguma alma caridosa que me guie... estou a perder dados!!!!

Carlos

Última edição:
Vivas!
Infelizmente a minha davis VP2 com 10 anos morreu... foi morrendo. :suicidio:

Não tenho dinheiro para comprar outra igual. Ninguém faz reparações...
precisava urgentemente de conselhos...
o ideal era poder separar o anemómetro do pluviometro/termometro.
Vi uma acurite com detetor de trovoada mas não vendem para a europa :(

Há alguma pce com detetor de trovoada?

a Bresser é uma marca que conheço de outras guerras e da qual tenho boa impressão... alguém tem/conhece?
as lacrosses deixaram má impressão.

budget até 180 paus.... tem de guardar os dados que eu não deixo o PC sempre ligado.

obrigado a alguma alma caridosa que me guie... estou a perder dados!!!!

Carlos

Bom dia,

VP2 são 80% reparáveis! São os revendedores que não querem ou não sabem!
Quais são os seus problemas?
A minha também tem quase 10 anos :)

• Gosto
Reactions: Gates e joselamego
Bom dia,

VP2 são 80% reparáveis! São os revendedores que não querem ou não sabem!
Quais são os seus problemas?
A minha também tem quase 10 anos :)

sim... e eu até pagaria se ficasse em condições.
Começou por deixar de marcar a pressão, depois a humidade exterior dava valores irreais, o vento deixou de comunicar (mas isso deve ser só mudar o cabo). Recentemente engasgou-se a mandar dados para o pc e a consola agora não recebe nada do exterior.
Adoro esta estação mas eu não tenho jeito nenhum para ferros de soldar....

abraço forte
Carlos

sim... e eu até pagaria se ficasse em condições.
Começou por deixar de marcar a pressão, depois a humidade exterior dava valores irreais, o vento deixou de comunicar (mas isso deve ser só mudar o cabo). Recentemente engasgou-se a mandar dados para o pc e a consola agora não recebe nada do exterior.
Adoro esta estação mas eu não tenho jeito nenhum para ferros de soldar....

abraço forte
Carlos

Boa tarde,

Antes de o atirar para o lixo, pode enviá-lo para mim.
Tenho algumas peças para testar e trocar para isolar o problema ou problemas.
Para expedição (ver se os CTT são mais baratos) :

https://gls-group.eu/PT/pt/home
2020-08-21_09-54-15.jpg

https://gls-group.eu/PT/pt/home

Depende de si, arrisca-se a perder os custos de envio.
Basta ser paciente, eu faço isto entre o meu trabalho e o trabalho que a minha mulher me pede para fazer... :mad: ;)

Aqui estão alguns preços de peças que podem estar envolvidas:

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...idite-pour-l-interieur-6834-Davis-Instruments
Também fiz alguns com SHT75, 60% mais baratos.

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...il-nouvelle-version-7345952-Davis-Instruments

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...-pour-console-VP2-MS5534-CM-Davis-Instruments

https://www.meteo-shopping.fr/Station-meteo/Condensateur-10F-pour-ISS-CONDO10F-Davis-Instruments

etc....

Boa tarde a todos!
Sou Agricultor, no concelho de Moura, mais propriamente no Sobral da Adiça. Para quem não conhece é um dos locais mais quentes de Portugal;
Já há uns anos venho visitando o fórum sem participar ( geralmente nos eventos extremos dou um saltito ao seguimento sul)
Há muito tempo venho pensando em colocar uma estação na minha propriedade, mas como não tenho electricidade e a internet também era péssima, nunca passou de uma ideia.
Este ano expandimos o regadio, fizemos a automação e tentámos instalar o comando remoto e...conseguimos. algum operador melhorou a cobertura e já temos sinal.
Assim a ideia era experimentar colocar uma estação de entrada de gama e tentar seguir a partir daí.
A ideia era conseguir entender padrões do tempo e tentar acertar com sementeiras, saber as percentagens de humidade para gerir os caudais de rega, gerir os parques de pastoreio de acordo com a temperatura ( que afecta de sobremaneira a fotossintese das plantas e consequentemente o desenvolvimento das plantas), etc
Já tenho a propriedade monitorizada por satélite em muitos indicadores especificos para a agricultura, mas ventos, etc nada..

Agora o problema :)
Pouco ou nada percebo de estações ( e do resto também verdade se diga);

Pretendo colocar a estação ligada a uma bateria ( não tenho electricidade da rede) e colocá-la a enviar dados pela internet para uma app ( isto é possivel?) - mais ou menos como com a rega que controlo através de uma app;

Do que li de estações aqui no fórum, a Davis vantage pro 2 seria mais ou menos o que eu queria, mas para começar, preferia ter uma PCE FWS 20 N bem instalada, e com uma boa alimentação eléctrica e uma boa antena de internet.

Que modelo de modem é usual acoplar às estações? qual a app mais usada?

A ideia era colocar num poste a um mínimo de 2 metros do telhado de uma casa. estava a pensar em qualquer coisa bem robusto, tipo tubo de 60 a 80 mm galvanizado, com paredes de 2 ou algo similar - também tem que servir para colocar câmeras de videovigilância

Junto uma foto da casa e do local onde estou a pensar fazer a instalação

E agora... agradeço as vossas respostas :) Obrigado!
Gostava muito de poder ajudar mas não percebo do assunto

Talvez o Toby ou o meteoalentejo que tem várias estações instaladas te possam dar aqui uma ajuda.

Em relação a teres o sistema a bateria, se juntares um painel solar deixas de te preocupar em ir carregando a bateria.

• Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Olá boa noite a todos!
Gostaria de saber onde posso comprar uma estação meteorológica entre 25 e 40 euros com sensor exterior sem fio. Tenho andado à procura, mas neste momento está complicado encontrar uma loja que venda este tipo de produtos. Já fui ao Lidl, ao Aki, Worten, Rádio Popular, Fnac e nada.
Agradecia ajuda.
Obrigado!

• Gosto
Reactions: joselamego