No telhado não dá para colocar nada, pois além de necessitar de autorização do condomínio, o próprio telhado é complicado para lá fazer instalações.
Quanto ao sensor de temperatura não há problema pois o mesmo vai ficar onde está o actual e que dá leituras muito boas, pois está numa parede virada a norte, nunca apanha sol, nem radiação difusa.
O sensor de precipitação também dá para desenrascar, pois ficará bem exposto.
Só mesmo o anemómetro ficará sem poder registar vento de sul, e por isso é que também não vou colocar dados na net nem querer certificá-los.
Mesmo assim os dados vão ser bastante subjectivos, pois a radiação difusa chega a qualquer lado, por mais resguardado que seja.
Com certeza reparas que, apesar da bastante razoável fiabilidade dos teus dados de temperatura, no geral, nos dias de maior nebulosidade, as temperaturas tendem a ficar um pouco inflacionadas, em certos casos a inflação pode chegar aos 3 ºC sem a utilização de um radiation shield; as próprias paredes fazem efeito térmico e a radiação reflectida pelas nuvens chega a toda a parte.
Mesmo ignorando o pormenor do termo-higrómetro, relativamente ao pluviómetro, o ideal é que ele esteja exposto à queda de precipitação de todos os quadrantes.
Em eventos meteorológicos mais intensos, em que a chuva venha puxada a vento de Sul, o pluviómetro poderá não registar a precipitação devida; tudo tem a sua influência no rigor da obtenção dos dados de todas as variáveis.
Como sabes, conta e muito a tua ambição para este projecto da compra de uma estação e prezo essa tua força de vontade, assim como a de qualquer pessoa, mas na instalação de uma estação é conveniente que esta mostre alguma qualidade, pois uma instalação não adequada não irá proporcionar um bom aproveitamento dos recursos da estação e o próprio material acaba por ser sub-utilizado, em suma, ninguém tira um bom partido da sua estação, nem que ela seja uma Vaisala, se a mesma não estiver instalada nas mínimas condições, o mais idênticas possível às condições-padrão.
Na realidade, algumas pessoas valorizam não apenas o material em si e a sua qualidade, mas também a utilização que lhe é dada, assim como o empenho e esforço que lhe são dedicados, por fim a mostrar dados o mais representativos possível.
Encara isto como uma motivação para a continuação do teu (bom) trabalho e como uma forma de o melhorares ainda mais e saberes como o fazer, começando pelo rigor das medições e não como uma repreensão.
Longe de mim repreender alguém, faço questão que isso fique sempre claro e é óbvio que, mesmo não tendo uma estação profissional instalada em condições-padrão, é sempre melhor ter uma em condições pouco recomendáveis do que não a ter, pois desse modo haveria poucos dados aqui no fórum, pois é uma percentagem relativamente reduzida a que respeita às pessoas que possuem estações instaladas em condições ideais; eu próprio não tenho a estação meteorológica de Moscavide instalada em condições-padrão ao nível do solo, mas cumpro esses parâmetros mínimos à risca no telhado do prédio, local onde a estação se encontra instalada.
Mas é óbvio que instalações são sempre instalações e serão sempre discutíveis, o que importa é que os dados tenham o mínimo de representatividade e até agora estás a consegui-lo; tu e a esmagadora maioria dos membros do fórum e, com certeza, ao longo do tempo irão conseguir encontrar soluções melhores.
Apesar da minha aparente dureza com estas questões do rigor, eu e outros membros mais «exigentes» admiramos e valorizamos bastante as vossas intenções no âmbito da meteorologia.
Parabéns a todos pelo vosso empenho e força de vontade para a continuação deste projecto !