Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Boas pessoal,

Comprei recentemente 2 sensores de temperatura e humidade da marca inkbird, o modelo TH5 para o interior da habitação e o modelo TH3 para p exterior.

Para além de fornecer os dados de temperatura e humidade, fornece os dados de VPN e Dew Point. Alguém me consegue explicar o significado de cada um deles no sentido de perceber a sua utilidade. Obrigado :)
Dew point = ponto de orvalho:
a temperatura na qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido por via da condensação;

Vpn neste contexto não sei.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk

Última edição:
  • Gosto
Reactions: ampa62
Dew point = ponto de orvalho:
a temperatura na qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido por via da condensação;

Vpn neste contexto não sei.
Cumps

Mas em que sentido é interessante sabermos esse valor? Quando chega a esse estado acontece o tempo nublado?! :/

• Gosto
Reactions: ampa62
...enganei-me, queria dizer VPD.
Já estive a pesquisar "Déficit de pressão de vapor , ou VPD , é a diferença (déficit) entre a quantidade de umidade no ar e quanta umidade o ar pode reter quando está saturado..." em que pode ser útil também?

...enganei-me, queria dizer VPD.
Já estive a pesquisar "Déficit de pressão de vapor , ou VPD , é a diferença (déficit) entre a quantidade de umidade no ar e quanta umidade o ar pode reter quando está saturado..." em que pode ser útil também?
Aqui declaro a minha ignorância.
Espero que alguém explique.
Cumps

• Gosto
Reactions: joselamego e NDG
Estas não são as mesmas que as ecowitt? Mas com outro branding?
Sim, são iguais, muito boa relação qualidade/ preço tenho duas, (como poderão ver no rodapé), já devem ter uns quatros anos, manutenção mínima, limpeza de pluviómetro e pouco mais.
Aconselho. Alguma dúvida disponham.

Sim, são iguais, muito boa relação qualidade/ preço tenho duas, (como poderão ver no rodapé), já devem ter uns quatros anos, manutenção mínima, limpeza de pluviómetro e pouco mais.
Aconselho. Alguma dúvida disponham.
Por acaso tenho muitas dúvidas. Andava cá um user que tinha ligações a Itália e à Ecowitt que explicava bem as vantagens de cada uma.
Ainda estava a pensar aproveitar a black friday para me atirar a uma mas acho fica para o ano que vem.

Por acaso tenho muitas dúvidas. Andava cá um user que tinha ligações a Itália e à Ecowitt que explicava bem as vantagens de cada uma.
Ainda estava a pensar aproveitar a black friday para me atirar a uma mas acho fica para o ano que vem.
Vamos lá ver, no meu entender, se queres usar uma estação para fins científicos, então aconselho a procurares uma coisa melhor e claro mais dispendiosa como uma Davis ou algo superior.
Se queres uma estação para saberes quais são as condições em tempo real, do que a todos aqui no fórum nos entusiasma, como a velocidade a que o vento sopra, ou a quantidade de chuva que cai num determinado momento, então este tipo de estações, como a Froggit ou outras da mesma classe, será quanto a mim suficiente.
A Froggit 4000 por exemplo já te dá uma grande quantidade de informação, para além das básicas, ainda te dá UV's e Watts/h.( menciono estas, porque sei que nem todas as estações as têm).
Em termos de fiabilidade, posso dizer que como tenho as minhas estações na rede do WU, posso comparar os valores com as estações vizinhas e até hoje nunca vi grandes discrepâncias, antes pelo contrário, posso te dizer que a estação de Sacavém, é usada frequentemente aqui no fórum, como referência de valores na zona.
Para terminar, queria só dizer que por vezes, mais importante do que a sofisticação/qualidade da estação, é a sua localização e a forma como está montada, por exemplo, uma estação montada na sombra de um prédio, de uma chaminé ou de um telhado, nunca te vai dar os valores corretos da intensidade e direção do vento, assim como uma estação montada num poste que abana com o vento e regista o dobro do valor de precipitação real, em ambos os casos não lhe vai valer de nada, ser um topo de gama.
Espero ter ajudado.

Já agora, a que distância deverá estar o anemómetro de edifícios altos para não sofrer alterações do vento?
Obrigado
Cumps

Normalmente, 10x a altura do obstáculo. Assim, uma casa com 5 m de altura está a 50 m de distância.
SE o anemómetro for colocado a 10 m de altura.
Uma norma quase impraticável para os amadores.
O mais importante é montá-lo pelo menos 3 m acima do topo do seu telhado (turbulência causada pela inclinação do telhado).

Se queres uma estação para saberes quais são as condições em tempo real, do que a todos aqui no fórum nos entusiasma, como a velocidade a que o vento sopra, ou a quantidade de chuva que cai num determinado momento, então este tipo de estações, como a Froggit ou outras da mesma classe, será quanto a mim suficiente.
É mesmo só para isso. E claro ter uma instalação bem feita. Os sensores só trabalham correctamente se lhes proporcionarmos condições para isso.

Quando andei a ver estações, faz agora dois anos (já estávamos a comprar casa por Viseu, em moradia, e recebi um presente de família para gastar em uma EMA na nova casa), andei a ver as Ecowitt e as Froggit mas segundo me recordo, seriam semelhantes/modelos idênticos com branding diferente. Na altura aconselhavam a Ecowiit por ter uns sensores diferentes e melhorados e um apoio ao cliente melhor do que o da Froggit que era fraquinho.
Não sei se ainda continua a ser assim (visualmente parecem as mesmas estações com branding diferente)

Vamos lá ver, no meu entender, se queres usar uma estação para fins científicos, então aconselho a procurares uma coisa melhor e claro mais dispendiosa como uma Davis ou algo superior.
A Froggit 4000 por exemplo já te dá uma grande quantidade de informação, para além das básicas, ainda te dá UV's e Watts/h.( menciono estas, porque sei que nem todas as estações as têm).
Em termos de fiabilidade, posso dizer que como tenho as minhas estações na rede do WU, posso comparar os valores com as estações vizinhas e até hoje nunca vi grandes discrepâncias, antes pelo contrário, posso te dizer que a estação de Sacavém, é usada frequentemente aqui no fórum, como referência de valores na zona.
Para terminar, queria só dizer que por vezes, mais importante do que a sofisticação/qualidade da estação, é a sua localização e a forma como está montada, por exemplo, uma estação montada na sombra de um prédio, de uma chaminé ou de um telhado, nunca te vai dar os valores corretos da intensidade e direção do vento, assim como uma estação montada num poste que abana com o vento e regista o dobro do valor de precipitação real, em ambos os casos não lhe vai valer de nada, ser um topo de gama.
Espero ter ajudado.

Olá, @VazCosta. Esclarece-me, por favor, uma curiosidade, como funcionam as froggit em termos de memória de dados quando acontecem cortes de eletricidade? Isto é, por exemplo, se durante um período de corte elétrico surgir a maior rajada de vento de uma tempestade, esses valores são apresentados quando a eletricidade regressa ou perdem-se? E a comunicação desses mesmos dados é reposta para o wunderground, por exemplo?

Eu sei que as consolas oferecem a possibilidade de trabalhar a pilhas nestes casos, mas queria saber exatamente como funciona.
Obrigado, desde já

Última edição: