Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Pois, e por isso é que coloquei o meu anemometro mais alto e foi por isso que coloquei aquela "corrente" que lhe chamaram para o pluvimetro nao se deslocar

foi por isso que o meu anemomtro hoje até registou mais velocidade que a outra estaçao

Alguem me podias dar essas tais medidas? tou com coriosidade em sabelas

Concordo com o Daniel e Hotspot, mas quero acrescentar uma outra vertente.

Penso que é necessário dar um alerta valente para a solidez estrutural das nossas instalações. Fico com a ideia de que há muitas que não aguentariam um fenómeno (semi) severo, principalmente de vento.

1º) imaginem que vamos enfrentar uma situação invernosa extrema, de grandes gradientes de pressão, vento e chuva. Daqueles que batem máximos. Se o material não estiver solidamente instalado... vão chorar uns anos porque perderam os valores do dia em que nada devia ter sido perdido!!!
(faço-me entender :huh::huh:)

2º) se o anemometro/mastro caem podem fazer estragos que são da VOSSA responsabilidade.

3º) imaginem o termohigrometro exterior, no inverno, com a possibilidade de uma gota fria, talvez neve ou então uma massa de ar siberiana... e nessa altura as pilhas deixam de dar corrente. Porquê? porque não eram de lítio!
já que damos tanto pelas EM e sua instalação, o que custa dar mais 2 euros e garantir que nada falha no dia de pico na vaga de frio?

não nos devemos esquecer de estar preparados para os extremos.

abraço

Vá eu também fui mauzinho, já calei a "boca" à Auriolzinha com fita adesiva :lmao:

bip bip bip... bip.

E ela está bem protegida no telhado, já que a minha gata passa quase todos os dias la ao pé do anemometro :D

Tenho de tirar fotos :)

Vá eu também fui mauzinho, já calei a "boca" à Auriolzinha com fita adesiva :lmao:

bip bip bip... bip.

E ela está bem protegida no telhado, já que a minha gata passa quase todos os dias la ao pé do anemometro :D

Tenho de tirar fotos :)

Cuidado com os gatos/gatas junto dessas partes moveis, como gostam de brincar podem partir a coisa;):D

... e eu também já andei dias inteiros a bater no copo basculante do pluviómetro para fazer ensaios.

Penso que a Auriol até gosta destes mimos... :lmao:

Isto é outra vantagem da Auriol. Já viram se em vez da Auriol fosse uma Davis? - apresentava logo uma queixa às autoridades e podíamos ir presos. :calor:

Pois...a gata como ainda é novinha (menos de 1 ano) ainda é muito brincalhona... espero bem que... :D

Se a ASAE vem aí e vê o que andamos a fazer à Auriol...bye bye :lmao:

E agora cá está um medidor de ultravioletas do Lidl (da Silver Crest).
http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_13182.htm

pt5878901b.jpg

Já cá canta!

Ainda não explorei completamente o aparelho mas no fundo é um utilitário interessante. Do ponto de vista meteorológico ele apenas funciona na prática como um medidor de UV de bolso, facilmente acoplável a um chaveiro, mochila, etc...
Apresenta um termómetro que funciona apenas em intervalos de 0,5ºC. Este termómetro acaba por ser um mero indicador. Ao sol (a única forma de obter o índice UV) os valores são imediatamente muito inflacionados, ou não fosse este um sensor completamente desprotegido. À sombra poderá dar uma ideia aproximada da temperatura ambiente.
Quanto ao índice UV remete-se a isso... Índice! O aparelho não indica a radiação solar.
Quanto às restantes funções "não meteorológicas", estas sim são interessantes. Pré-definições com o tipo de pele, factor de protecção do protector utilizado, tempo máximo de exposição solar correspondente, são bastante úteis para a praia ou utilização ao ar livre.

Em resumo: Um bom equipamento ao preço a que se encontra para actividades que acarretam exposição solar. Como equipamento meteorológico vale o que vale (quase nada). Globalmente acho uma boa compra.

Mas ao nivel da indicaçao da radiaçao UV é mínimamente viável? Estava a pensar comprar um, mas tenho receio que nao seja nada de jeito...

Mas ao nivel da indicaçao da radiaçao UV é mínimamente viável? Estava a pensar comprar um, mas tenho receio que nao seja nada de jeito...

Isso é que vai ser mais difícil saber... O índice UV, ao contrário do que eu pensava, é calculado não só por conversão dos valores de intensidade da radiação mas também por ponderação de diversos outros factores. Dentro destes encontra-se por exemplo a hora do dia e o dia do ano, isto porque a posição do sol varia obviamente ao longo do dia... E este factor tem uma grande importância. Os serviços meteorológicos usam então esse UV index dependente de muitas variáveis... Saber se este aparelho faz o mesmo é algo que será muito difícil de saber. De qualquer forma verei se o manual diz algo sobre isso.

Isso é que vai ser mais difícil saber... O índice UV, ao contrário do que eu pensava, é calculado não só por conversão dos valores de intensidade da radiação mas também por ponderação de diversos outros factores. Dentro destes encontra-se por exemplo a hora do dia e o dia do ano, isto porque a posição do sol varia obviamente ao longo do dia... E este factor tem uma grande importância. Os serviços meteorológicos usam então esse UV index dependente de muitas variáveis... Saber se este aparelho faz o mesmo é algo que será muito difícil de saber. De qualquer forma verei se o manual diz algo sobre isso.

Também já tenho :thumbsup:

Se não se importasse, seria possivel dizer algo antes das 18h?