Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Ola,

Plantamos 2, tornamo-los em cerca de anos:
1280px-Citrus_paradisi_%28Grapefruit%2C_pink%29_white_bg.jpg

Há uma confusão pamplemousse/pomelo: https://fr.wikipedia.org/wiki/Pamplemousse_et_pomélo
É o meu fruto preferido, tem procurado-se muito tempo,
Permaneça a encontrar a pamplemousse sanguínea, :thumbsup:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Há uns anos comprei num mercado umas favas de tamarindo indonésias, para experimentar este fruto. Achei piada às sementes, que fazem lembrar as de alfarrobeira, tendo-as semeado num vaso na varanda.

Ao contrário do esperado, nasceram e cresceram bem. É daquelas plantas que quanto mais quente melhor (a varanda é aberta e virada a SO), aguenta bem alguma seca, mas é extremamente sensível aos frios, mesmo os de Lisboa - perde as folhas com as primeiras friagens fortes, é só rebentam em abril/maio ou junho, depois dos primeiros dias de 30 e tal graus - algumas nem chegam a renascer na primavera, devem morrer com o frio no inverno (das 20 plantas iniciais só restam 4).

Este ano aconteceu uma coisa engraçada: já íamos em finais de julho e os pequenos tamarindos ainda sem qualquer folha, pensava eu que tinham acabado por morrer todos (e que mesmo o doce clima de Lisboa era demasiado frio para a espécie). Eis senão quando, após o tórrido início de agosto (42ºC na estação meteo do IS Técnico), voltaram (quase) todos a florescer: a primavera e o início de verão, anormalmente frescos, não tinham produzido calor suficiente para as despertar! Mas com este recomeço tardio já pouco cresceram este verão.

E como este outono praticamente ainda a temperatura não desceu abaixo dos 6-7ºC em Lisboa, ainda vão com a folhagem bem composta... que deixo aqui em baixo

Um Bom Natal para todos!

Pitaya de polpa vermelha...
26913ef90c99da58586cf83b98082828.jpg
bb6fcdedc6b876bc2b4c24a5ea8fff0b.jpg

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Provei este ano a pitaya de polpa branca, e até me pareceu bem, em termos de sabor, mas em termos de fruto assim, aberto ao meio, é simplesmente linda, esta de polpa vermelha também não fica atrás.

@luismeteo3, a jaca também tens por aí, ou compraste, já provas-te antes, ou é agora a primeira vez.
Olá apedro, feliz natal! Nunca tinha comido antes, mas adorei. É muito diferente de qualquer fruto que alguma vez tenha comido. É uma espécie de polpa fibrosa mas que se come bem. Para mim tem um sabor de tangerina e ananás, e as sementes comem-se como as castanhas... AMAZING! :D

Comprei hoje no mercado da Batalha! Grande prenda de Natal! :viva: