Extremos da pressão atmosférica em Portugal e no Mundo

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Pressão atmosférica ainda a subir, segundo o site do IPMA às 9H UTC Chaves e Bragança com 1049.8hpa's!

• Gosto
Reactions: guisilva5000
:winner:Parece uma competição... estão taco a taco... qual vai vencer e possívelmente estabelecer um recorde de pressão atmosférica em PT? Aceitam-se apostas!

• Gosto
Nestas situações mais extremas fica sempre a dúvida se estarão bem calibradas. Mas as três do nordeste estão consistentes umas com as outras.
(...)

Provavelmente temos aqui fenómenos regionais de menor escala, onde o ar frio durante a noite em certas regiões afunda muito mais do que à escala sinóptica. Afinal, o inverso do que acontece nas depressões térmicas no Verão. Mas não sei sinceramente.

Essas três estações que mencionas estão a altitudes semelhantes? E quais?
Se não estão, não deixa grande margem para dúvidas que o valor da pressão reduzida ao nível do mar será mesmo dessa ordem.
Se estão à mesma altitude, e especialmente esta for muito alta, como dizes, o valor da aproximação ao nível médio do mar não sei se não poderá ser ligeiramente inflacionado pelas condições locais, e haver alguma margem de erro maior na interpolação para o valor à superfície, maior o erro quanto maior a altitude onde está a ser medida. Embora tenha dúvidas que o erro possa ser muito (sem contar com estações mal calibradas) na aproximação, pois é muito simples o cálculo. Ainda assim, parte sempre do princípio que nada muda entre o nível de medição e o nível do mar, o que como dizes poderá não ser totalmente verdade nesse caso do NE...

O ideal mesmo era uma medição junto a Bragança, de uma estação o mais baixa possível.

Sorry, new record, 1049.3!!

e9zy81.png

Nem um pingo de chuva no horizonte

Bom dia, Já atingiu os 1049.8 em Bragança às 9.00h

• Gosto
Essas três estações que mencionas estão a altitudes semelhantes? E quais?
Se não estão, não deixa grande margem para dúvidas que o valor da pressão reduzida ao nível do mar será mesmo dessa ordem.
Se estão à mesma altitude, e especialmente esta for muito alta, como dizes, o valor da aproximação ao nível médio do mar não sei se não poderá ser ligeiramente inflacionado pelas condições locais, e haver alguma margem de erro maior na interpolação para o valor à superfície, maior o erro quanto maior a altitude onde está a ser medida. Embora tenha dúvidas que o erro possa ser muito (sem contar com estações mal calibradas) na aproximação, pois é muito simples o cálculo. Ainda assim, parte sempre do princípio que nada muda entre o nível de medição e o nível do mar, o que como dizes poderá não ser totalmente verdade nesse caso do NE...

O ideal mesmo era uma medição junto a Bragança, de uma estação o mais baixa possível.

Pois. Como referi, ficamos sempre na dúvida. E a haver uma estação, teriamos que ter a certeza que estaria mesmo bem calibrada.
Nem GFS nem WRF "vêm" nada disto, já o HIRLAM vê. O que neste último é curioso, pois tenho ideia que em depressões muito cavadas é sempre esse a pôr a pressão menor.

v68okKk.gif

• Gosto
Nem GFS nem WRF "vêm" nada disto, já o HIRLAM vê. O que neste último é curioso, pois tenho ideia que em depressões muito cavadas é sempre esse a pôr a pressão menor.

O GFS não ver não me espanta, sendo algo mais local, e dada a menor resolução do modelo. Agora entre os mesoscalas pronto, pelos vistos o Hirlam portou-se melhor!

De memória não me recordo destes valores no nordeste. Tenho ideia que em 2005 os valores andaram pelos 1046.

oJ5HssY.png

Nestas situações mais extremas fica sempre a dúvida se estarão bem calibradas. Mas as três do nordeste estão consistentes umas com as outras.
Em estações da Galiza próximo da fronteira, Xurés tem 1043,9 hPa e Baltar 1047,2 hPa Não dá para concluir grande coisa.

Provavelmente temos aqui fenómenos regionais de menor escala, onde o ar frio durante a noite em certas regiões afunda muito mais do que à escala sinóptica. Afinal, o inverso do que acontece nas depressões térmicas no Verão. Mas não sei sinceramente.

No GFS vê-se estas altas pressões em níveis mais baixos no interior da PI durante a noite.

5lfQsNU.gif

Eu bem me parecia que estavam a ser batidos recordes de pressão atmosférica!
Atenção, porque a partir dos 1045 hPa provoca efeitos físicos no corpo humano, dores de cabeça principalmente.

• Gosto