jorgeanimal
Cumulus
Não sei se mais alguém reparou, mas nos últimos tempos (meses), Vénus surge com um pequeno halo, como uma pequena luz difusa ao seu redor.
Julgo que seja Vénus e não Júpiter.
por volta de que horas?
Não sei se mais alguém reparou, mas nos últimos tempos (meses), Vénus surge com um pequeno halo, como uma pequena luz difusa ao seu redor.
Julgo que seja Vénus e não Júpiter.
por volta de que horas?
Ontem às 21H30, mirando em direção Oeste-WNW quase a 2/3 de altura acima do horizonte.
Ontem às 21H30, mirando em direção Oeste-WNW quase a 2/3 de altura acima do horizonte.
Foto tirada ontem, ao final do dia com o telemovel.
Dia 28 Agosto 2015, registei várias formações ópticas que as nuvens altas proporcionaram.
Sundogs:
Com mais zoom:
Arco Circunzenital:
Mais alguns registos
Dia 25 Agosto 2015 , pilar solar
Dia 14 junho 2015, Aguaceiro a produzir um pequeno Arco-íris
Dia 19 Maio 2015, leve pilar luz formado ao poente
Dia 22 Março 2015, visível a refração do sol e também o aparecimento do raio verde no limite da barra de nuvens baixas.
magnífica série de imagens de qualidade excelente!
Nunca presenciei um arco circunzenital, este registo é muito bom.
A primeira foto é que tenho dificuldade em identificar, pois não será parte de um circunzenital, pela posição deslocada em relação ao azimute do sol.
Há que garantir, através da obtenção de várias fotos em diferentes direcções, que não são efeitos internos da lente da câmara, ou então confirmar à vista a existência do efeito (por vezes não é possível devido ao perigo de receber nos olhos a luz solar directa, sempre a evitar). No primeiro caso conseguiste observar à vista aquele arco? Que tipo de efeito achas que poderá ser?
No caso da primeira foto, posso garantir que não é efeito da lente , eu vi com os próprios olhos.
Tinha a Gopro a fazer um timelapse das nuvens e captei parte da formação deste tal arco.