Re: Formação de Neve, Cota e Temperatura
Para haver neve um dos principais fatores para a ocorrência é a Umidade relativa do ar, pois não adianta ter temperaturas negativas se a Umidade for baixa. É legal verificar nos códigos Metar (disponibilizados nos aeroportos) eles sempre informam a Temperatura e o Ponto de Orvalho, se caso os valores estiverem bem próximos um do outro, quer dizer que a Umidade está elevada, e se tiver previsão de chuva, haverá uma grande possibilidade para neve. Têm outros fatores que favorecem a ocorrência, mas o principal é a umidade do ar.
abraço!
Não posso concordar, Rafael!
A humidade relativa é a % de água (fase gasosa) no ar, dentro do possível para a temperatura a que se encontra. Quanto maior a temperatura do ar, mais água ele pode conter. O ponto de orvalho é a temperatura, a qual o ar não pode conter mais água (fase gasosa), sendo que quando tal acontece, a humidade relativa é de 100% (nevoeiro) e nesse caso a temperatura do ar é a mesma que a temperatura do ponto de orvalho.
O nevoeiro é "inimigo" da neve, só para ter uma idéia, 1g de nevoeiro derrete 7g de neve!! O que acontece, é que o calor latente de vaporização do nevoeiro, isto é, a quantidade de energia para passar 1g de água a 100ºC (100ºC nas condições PTN) na fase líquida para a fase gasosa é 7x mais elevada que a quantidade de energia para derreter 1g de água no estado sólido:
[1g Água líquida a 100ºC] + 540Cal ----- > [1g Vapor a 100ºC]
[1g Gelo a 0ºC] + 80Cal ----- > [1g Água líquida a 0ºC]
Ora, 540cal/80cal = 6.75
Bastam 6.75g de nevoeiro para derreter 1g de neve ou gelo!
Nota: Para a água passar à fase vapor, não é necessário atingir 100ºC, depende da pressão atmosférica. A água pode ser vaporizada também por outros mecanismos, sem que a temperatura ambiente seja de 100ºC, o vento vaporiza a água, é uma questão de pressão relativa desta na mistura gasosa.
Meu amigo, é quase impossível nevar com nevoeiro (HR100%) e temperatura de 0.5ºC.
Para temperaturas superiores a 0ºC, a probabilidade de precipitação sob a forma de neve diminui dramáticamente com o aumento da humidade relativa, pois o calor latente do nevoeiro vai transmitir-se aos cristais de neve fornecendo-lhes mais que o calor necessário para que se derretam transformando-se em chuva.
Para uma temperatura de 4 ou 5ºC, é provavel que neve com 30 ou 40% de humidade relativa, não mais! E sem vento! E mesmo assim não é seguro, depende das condições acima, se existirem camadas mais quentes acima de nós e o floco se tiver fundido, ja não voltará a ser neve!
Mesmo com temperaturas negativas, o nevoeiro derrete neve acumulada.
Também quando há uma mudança de massa de ar frio, para quente mas a temperatura se mantem abaixo de zero à superfície, podemos julgar que vai nevar, e o mais provavel é que não aconteça. Possivelmente, ocorrerá freezing rain, chuva congelada!
Existe um fenómeno, o qual o próprio nevoeiro congela sob certas condições de pressão e temperaturas negativas, fica muito giro parecem cristais e tudo gela formando estalactites onde quer que o nevoeiro se "pendure", chama-se sincelo.