Furacão Irma

  • Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Na web cam em directo, já se nota bem o aumento da velocidade dos ventos:

St-Barth - Port de Gustavia:

 
Orion, os ventos medidos estão um pouco fora da norma para a pressão medida e mesmo se se comparar aos ventos medidos no nível de voo.

Sem SFMR teriamos estimativas de vento inferior.
Esse é outro problema com comparações históricas é que estes ventos estão agora a ser medidos com SFMR, tecnologia recente, se recuarmos por exemplo ao furacão Wilma de 2005 esse furacão de dia 18 para 19 de Outubro teve uma intesificação explosiva em que a pressão baixou de 982mb para 882mb em apenas 30 horas.
Ora sem SFMR as estimativas na altura apontaram para ventos de 150k, provavelmente com a tecnologia de hoje seriam medidos ventos mais altos.

Ainda outra coisa, o avião pode apanhar uma fase mais intensa como a pode falhar, não se sabendo o que acontece nos intervalos.

Outra coisa que pode estar a suceder é que este furacão tem mesovortices, tal como tinha o Harvey, a sonda pode ter apanhado o vento mais intenso desses mesovortices e noutro voo não ter apanhado, ou não existirem mesmo
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
não tem que ver com aquecimento global...

este ciclone acertou na trajetória ideial, é um jackpot... não há nada que perturbe o seu desenvolvimento a não ser as montanhas da dominicana ou de cuba. Só que um sistema desta grandeza interagir com terra significa um muito elevado grau de destruição.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Boas , ora bem era porreiro meter aqui webcams e as horas a que chegará o furacao para podermos ver online o evoluir da situacao ou nao seriamos nos meteoloucos

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
 
Para todos os efeitos, 185mph equivale a qualquer coisa como 297km/h de ventos sustentados. Deve ser dos mais fortes que já segui neste Fórum, recordo-me do Wilma que atingiu uma pressão recorde mas este Irma está de facto surpreendente.

174437_5day_cone_no_line_and_wind.png
 
Última edição: