Furacão JOAQUIN (Atlântico 2015 #AL11)

Nestas imagens de satélite vê-se que tal como previsto a convecção restante está já deslocada do centro desde ontem, ainda a conseguir gerar uma trovoada solitária próximo do centro. A aparência é cada vez mais extra-tropical, lentamente vai começando a construir uma frente fraca, um bocado difusa.
Nos Açores a situação passa apenas pelo vento, ainda tem uma circulação robusta, mas à partida nada de grave. E a ondulação.
Podem seguir e reportar dados no tópico dos Açores, e este fica apenas para previsões.

LvNk68D.gif


zE6gDer.gif
 
IPMA:

Previsão para sábado, 10.outubro.2015

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva a partir do início da manhã no litoral
estendendo-se gradualmente às regiões do interior.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) a partir da manhã no litoral oeste e
nas terras altas das regiões Norte e Centro.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Atualizado a 8 de outubro de 2015 às 12:4 UTC

Previsão para domingo, 11.outubro.2015

Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas
regiões Norte e Centro.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral a norte do cabo Raso e
nas terras altas das regiões Norte e Centro.
Pequena subida da temperatura mínima.

METEOROLOGISTA: Ângela Lourenço
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 8 de outubro de 2015 às 12:4 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Uma reportagem 'diferente' (sublinhados da minha autoria):

Anticiclone dos Açores está a fazer frente à tempestade tropical Joaquin

Há uma luta na atmosfera entre o bom tempo na Península Ibérica e o furacão Joaquin, que afectou as Bahamas e os Estados Unidos nos últimos dias e agora está a perder força. Ninguém sabe ao certo qual será o resultado, mas uma das possibilidades é a de que os restos do furacão cheguem a Portugal no Domingo, como uma frente de mau tempo.

Às 9h00 de ontem (hora dos Açores), o furacão encontrava-se sobre o Atlântico, entre a costa Norte dos Estados Unidos e os Açores. A previsão é a de que às 19h00 deixará de ser classificado como furacão, passando primeiro a tempestade tropical e depois a depressão pós-tropical, com ventos menos intensos.

Uma zona de altas pressões atmosféricas centrada entre os Açores e a Madeira tem feito frente à evolução do furacão, como se fosse uma parede, ao mesmo tempo que influencia o bom tempo sobre a Península Ibérica.

Ainda assim, os restos do Joaquin vão avançar rumo à Europa. O Centro Nacional de Furacões, da agência norte-americana para a atmosfera e os oceanos (NOAA), prevê uma rota que passa, na quinta-feira, a norte dos Açores.

A partir daí, abrem-se duas possibilidades: uma delas é a de que o mau tempo seja desviado para o Sul do Reino Unido, a outra é a de que venha para Portugal. “Para os próximos dias, um dos cenários é o de que os restos desta depressão tropical cheguem à Península Ibérica, mas ainda há muita incerteza”, afirma a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na previsão do IPMA, o centro do mau tempo chegaria a Portugal e Galiza no final do sábado ou no domingo. Este é, por ora, o cenário mais provável, mas as previsões a mais de três dias estão associadas a grandes incertezas. “Neste momento, o cenário não é grave. É uma situação que temos de avaliar. É cedo de mais para dizer se vamos ter chuva e ventos fortes”, completa Patrícia Gomes.

A agência meteorológica britânica – o Metoffice – também considera mais provável a trajectória do ex-furacão rumo à península ibérica, e não ao Reino Unido.

O Joaquin é o terceiro furacão a formar-se na actual temporada de tempestades tropicais no Atlântico. Afundou um porta-contentores ao largo das Bahamas e combinou-se com outras condições atmosféricas para provocar cheias históricas na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Onze pessoas morreram e os prejuízos superam os mil milhões de dólares (cerca de 890 milhões de euros). Não é incomum que furacões no Atlântico dirijam-se, ainda que enfraquecidos, para a Europa. No ano passado, em Outubro, o Gonzalo, que também se formou ao largo das Bahamas, deu origem a uma tempestade que atingiu o Reino Unido, causando uma morte e vários prejuízos.

No mês passado, os restos da tempestade tropical Henri colocaram vários distritos de Portugal sob alerta vermelho de mau tempo. Choveu forte no Norte do país, com alguns estragos localizados mas sem grandes consequências.

http://www.correiodosacores.info/in...-a-fazer-frente-a-tempestade-tropical-joaquin
 
AEMET

POSIBLES EFECTOS DEL EX - HURACÁN JOAQUÍN
Información elaborada el día 8 de octubre de 2015
Es probable que la borrasca “ex–Joaquín” (borrasca formada a partir del huracán Joaquín) alcance la Península Ibérica el próximo fin de semana.
El huracán Joaquín (que está perdiendo sus características tropicales, por lo que ya se puede denominar post-tropical) se desplaza rápidamente sobre el Atlántico debilitándose a medida que avanza hacia el oeste. Su trayectoria más probable indica que alcanzaría el noroeste de la Península Ibérica el próximo fin de semana, ya transformado en una borrasca.
Lo más destacado hoy día 8 y mañana será el mal estado de algunas zonas de alta mar del Atlántico (Azores, Altair y Charcot). La borrasca alcanzará las costas occidentales de la Península el sábado 10 ya bastante debilitada. Sus frentes asociados darán lugar a precipitaciones a partir de la tarde del sábado en el tercio occidental, extendiéndose de oeste a este en la Península durante el domingo 11 y el lunes 12. Podrían ser localmente fuertes y persistentes en áreas del noroeste peninsular. Serán más débiles y dispersas cuanto más al sureste, siendo muy poco probables en el litoral del sureste peninsular. Las precipitaciones tenderán a disminuir en el noroeste a lo largo del lunes 12. El viento podría llegar a ser fuerte en Galicia, sobre todo en su litoral occidental.
 
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs
IPMA:

Informação especial

Comunicado válido entre 2015-10-07 17:16 e 2015-10-11 23:59

Assunto: Ex furacão Joaquin - Atualização


A depressão pós-tropical Joaquin encontrava-se às 12UTC do dia 8 de
outubro no Atlântico em 42ºN 31ºW, a norte do arquipélago dos
Açores, com o valor de 984 hPa de pressão atmosférica no seu
centro. Com movimento para leste, prevê-se que às 00UTC do dia 10
de outubro, o seu centro se encontre em 44ºN17ºW, a noroeste da
Península Ibérica, com 993hPa de pressão atmosférica.

Deste modo,prevê-se a partir do dia 10, sábado, ocorrência de períodos de
chuva em Portugal continental e de vento moderado a forte do
quadrante sul no litoral oeste e nas terras altas do interior Norte e
Centro. Igualmente a partir de sábado, dia 10, prevê-se o aumento da
agitação marítima, com ondas inicialmente de sudoeste, passando a
ondas de noroeste e que poderão atingir 3,5 a 4,5 m na costa
ocidental, em especial a norte do cabo Raso.

Faz-se notar que a depressão pós-tropical Joaquin corresponde a uma fase posterior da
evolução do furacão Joaquin e que, por isso, já não apresenta
características de severidade meteorológica tipicamente associadas
aos ciclones tropicais na categoria de furacão. Em particular, a
passagem desta depressão pelo território do continente deverá
resultar em condições meteorológicas com menor severidade do que a
registada, por exemplo, nos passados dias 15 e 16 de setembro 2015
(ex-furacão Henri) ou nos dias 4 e 5 de outubro 2015.

Data de edição: 2015-10-08 16:58:59

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Última edição:
Diferenças bastante significativas na quantidade de precipitação prevista entre o GFS e o ECM. Enquanto o GFS coloca cerca de 2 mm aqui na zona, já o ECM coloca perto de 20 mm no sábado. :unsure:
 
Ver-se-á quanta chuva cairá na Madeira. O aviso amarelo foi emitido (publico o WRF porque o GFS é facilmente acessível).

Dlpq7SC.jpg


Algumas camadas estão próximas da saturação e há muita água precipitável. A brutal orografia da Madeira será bastante útil:

FxIf8g4.gif


hitu3RP.gif


gFn9ogJ.png
 
Última edição:
Bom dia,

bastante precipitação prevista pelo ECMWF no flaco Norte do Ex Joaquin, eventualmente sob a forma de aguaceiros e trovoadas :rain:

fc7y4mT.png
 
Bom dia,

bastante precipitação prevista pelo ECMWF no flaco Norte do Ex Joaquin, eventualmente sob a forma de aguaceiros e trovoadas :rain:

fc7y4mT.png
Pelos modelos que vi esta manhã, todos dão precipitação generalizada em todo o Continente, durante o fim de semana e a segunda-feira. Na terça só o ECMWF prevê algumas precipitações para o interior. Sem dúvida, serão três dias importantes para a reposição de água no solo e, ironia das ironias, a instabilidade vai começar já amanhã, de sul para norte :D :thumbsup:

EDIT: e o GFS na última run traz este prognóstico:
DtDGGEI.png
 
Última edição: