Furacão Katrina (Atlântico 2005)

Dan disse:
O Katrina, quando atingiu a cidade, ainda era de categoria 4 (ventos médios entre 210 e 250 km/h e rajadas muito mais intensas), isto acompanhado de chuva intensa e de um storm surge de 4 ou 5 metros.
Um fenómeno destes numa cidade com centenas de milhares de habitantes e com vastas áreas abaixo do nível do mar só podia provocar uma enorme tragédia.
sim, mas eles já sabiam isso, oouvi a ex-Planeadora da cidade de NW e ela disse que já temiam isso há muito tempo e que tinham elaborado planos de evacuação, mas que não quiseram colocar em prática.

Contudo poderia ser mais fatal, já que o a parte Este do olho passou pelo Mississipi e não por NW, i.e. onde estava concentrada a maior força de ventos e precipitação, senão era pior...
 
A Relação precipitação VS trajectória do Katrina



Outro antes e Agora!

 
Última edição:
Discussão Tropical - RITA e PHILIPPE

Boas

Parece que temos uma época extremamente activa, isto pq ainda vamos a meio e já estamos a ir para a Letra S the SAM (ainda não deram o nome a uma onda tropical que está a w de Cabo Verde).

Pois é a tempestade tropical RITA vai dar que falar, pq a sua trajectória é favorável para um fortelacimento até catg. 3/4 e tudo indica que vai chegar a terra entre o Texas e a Louisiana. :eek:

http://cimss.ssec.wisc.edu/tropic/real-time/atlantic/storm/storm3.html

Agora se vai para Gavelston TX, vai ao encontro de cerca de 250 000 refugiados acomodados nessa área, mais valia ir para N.O. pq a cidade está quase sem habitantes e os riscos seriam menores. Contudo a cidade iria ficar mais uns tempos alagada e deitada ao abandono... :(

Florida está a evacuar as Florida Keys
http://us.cnn.com/2005/WEATHER/09/19/tropical.weather/index.html

Espero é que o PHILIPPE passe ao largo do Açores mas os 12h GFS apontam para uma junção com uma frente e a passar pelos Açores!após as 180h :(

mas ainda falta muito tempo
 
Mais um furacão de categoria 3 ou 4 no Golfo do México e é agora que o petróleo chega aos 100 dolares ;)