Furacão Ophelia

  • Thread starter Thread starter rozzo
  • Data de início Data de início
SUMMARY OF 500 PM AST...2100 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...32.3N 31.8W
ABOUT 480 MI...770 KM SW OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...100 MPH...155 KM/H
PRESENT MOVEMENT...ENE OR 60 DEGREES AT 13 MPH...20 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...971 MB...28.68 INCHES
 
Bonita imagem esta!
92ed5b8d4baf63b075932134a4b9cad2.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
GFS 18z passa o furacão por cima da ilha de Santa Maria

3d96bf1fc419428dd6e71af7d6dcd6b7.png



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A resolução engana :)
f9e0cb6184a93f304ffe1c0ca7f9d976.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mesmo assim não passa tao longe...
Se eventualmente passar como cat 2 a essa distância, os efeitos diluvianos possíveis sobre São Miguel podem ser interessantes... Com a frente a criar sinergias...ou ser um notável fracasso...
Fracassos temos tido muitos, no que diz respeito a previsões, por isso é esperar para ver... De qualquer maneira, quem nunca viu um furacão mudar a rota em algumas dezenas de km em algumas horas?
Pela imagem de satélite, o furacão nas ultimas horas parece ter um núcleo com sentido de deslocação algo variável... Não sei se é erro de perspetiva...
Já agora, qual a probabilidade de trombas ou funis, @Orion?
Já que vamos estar na presença de choque de massas de ar, com furacão e frente pressionada por ar fresco vindo de norte do Anticiclone?
Não seria uma "tempestade perfeita", como aconteceu com o furacão Sandy junto à costa leste dos EUA ha uns anos?
 
Já agora, qual a probabilidade de trombas ou funis, @Orion?

Népia.

Já que vamos estar na presença de choque de massas de ar, com furacão e frente pressionada por ar fresco vindo de norte do Anticiclone?

Não seria uma "tempestade perfeita", como aconteceu com o furacão Sandy junto à costa leste dos EUA ha uns anos?

A transição vai ocorrer longe dos Açores.

Em que dimensão está a ocorrer esse desvio para norte?
Quais as consequências potenciais?

Nenhuma discernível porque a distância ainda é enorme e o ciclone é pequeno. A dimensão das nuvens não é o mais relevante e pequenos desvios na trajetória são inevitáveis.
 
Aqui fica mais uma actualização do IPMA. Tudo na mesma no que à situação diz respeito ...

Informação especial

Comunicado válido entre 2017-10-09 16:28:00 e 2017-10-15 16:28:00

Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA

O I.P.M.A. informa que às 21h (hora dos Açores), o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 776 km a SW da ilha Santa Maria. O ciclone está a deslocar-se para E/NE a 20 km/h em direção ao arquipélago e é esperado que nas próximas 6 horas o furacão perca alguma intensidade, baixando de novo para categoria 1 na escala de Saffir-Simpson. Prevê-se que às 18h (hora dos Açores) de amanhã (sábado), o centro do furacão Ophelia se encontre a cerca de 155 km a S da ilha de Santa Maria, continuando o seu deslocamento para NE.
De acordo com a previsão, existe uma probabilidade do ciclone condicionar o estado do tempo no grupo Oriental (com vento médio igual ou superior a 65 km/h) a partir das 12h (hora dos Açores) de sábado, 14 de outubro. Para Santa Maria esta probabilidade varia entre 50 a 70 % e para São Miguel entre 20 a 30 %. Nestas condições, prevê-se que a partir das 12h de sábado ocorra um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em S. Miguel podem chegar aos 100 km/h e em S. Maria poderão ultrapassar os 100 km/h e ondas que podem atingir os 6 metros de altura significativa.
Para o grupo Central, prevê-se uma intensificação da superfície fontal fria que poderá provocar precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora), podendo ser acompanhada de trovoada.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).


Data de edição: 2017-10-13 22:57:06
 
Também não entendo... Com uma definição do olho ocorrida nas últimas horas e com a sua aparência atual, é um Cat 2? Pelos vistos há incerteza suficiente para prever a sua intensidade. O WU aponta consecutivamente para diminuição da intensidade (e tem falhado consecutivamente), enquanto um meteorologista americano aponta para apossibilidade de um Cat 3... Certo é que o GFS mete um aumento dos ventos no ciclone nas próximas horas, e até chegar ao Reino Unido ou imediações.