Ophelia é agora um furacão de Cat1.
Imagem das 15UTC
“Off topic: aquela mancha na serra da estrela serão pirocumulus?!”
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sim são pirocumulus. No radar vêem-se muito bem.Receio bem que sim, os incêndios por aquela zona estão incontroláveis, e o vento que o Ophelia produziu não ajudou muito!
A frente fria entrar em Portugal esta madrugada, no litoral norte já deverá começar chover. Pena não ser agora mesmo devido aos incêndiosE lá vai a nossa "ofélinha" para terras saxónicas a bordo, e confirmem-me por favor, do jet stream. A frente fria que afetará PT Continental já está com bom aspeto:
E lá vai a nossa "ofélinha" para terras anglo-saxónicas a bordo, e confirmem-me por favor, do jet stream. A frente fria que afetará PT Continental já está com bom aspeto:
Aquilo que marcas como frente fria é em parte restos do Ophelia, pois este foi arrastando muita da convexao tropical que estava a sudeste da Ophelia e também estava em direccao a Portugal.
A frente fria que existia antes da Ophelia é a frente que está a norte do furacao, e mesmo essa absorveu muita da convexao tropical do Ophelia que se deslocava para nordeste, sim, levada pela Jet stream. O grupo central dos Acores recebeu ontem uma boa molha da frente fria antes de esta ter interagido com o furacao.
O que eu acho é que o ar à superficie estava e está muito seco, entre Portugal e a Ophelia, e isto deu cabo do furacao e provavelmente a frente vai chegar já um pouco seca a Portugal. No entanto, aquele ar frio por detrás ao contactar o ar quente em Portugal vai poder alimentar convexao nova, amanha. Vamos a ver.