Furacão OTTO (Atlântico 2010 #AL17)

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Se chegar a PT é em q evento? Tempestade tropical?

Ainda é muito cedo para responder a essa pergunta, mas sim pode chegar na categoria de tempestade tropical aos Açores, ao continente ainda é cedo mas provavelmente chegará como depressão híbrida (digo eu:huh:)
 
É caso para acompanhar..mas sem alarmismos, pois se ele chegar cá ou á madeira será um sistema não extremamente perigoso ( por exemplo, a situação do oeste, o passado dezembro, foi bem mais forte).
Só nos Açores é que talvez seja mais perigoso, mas tambem o arquipelago tem um historial que leva as populações a terem muito mais cuidado do que as gentes desabituadas da madeira ou do continente:thumbsup:


Não concordo muito, no sentido em que (apesar de este cenário ainda ser apenas no "reino da fantasia"), no caso de se confirmar o cenário sobre a Madeira, poderia ser perigoso o nível de precipitação, especialmente amplificada pela orografia, como já vimos em vários casos..

Mas há que acompanhar, porque a "pontaria" para lá acertar é preciso ser muita, e estamos a demasiados dias para saber isso. Nem exactamente em que posição ainda dos Açores passará sabemos..
 
Ja agora expliquem o q é uma depressao hibrida. Eu sei o q é um carro hibrido mas isto não :D
 
O OTTO (ou os seus remanescentes?) poderá chegar ao continente depois de passar pela Madeira.
Pelas cartas do GFS (retiradas da ogimet), às 0h do dia 14, teremos um núcleo bastante evidente. depois de passar algures pela Madeira o seu deslocamento será na direcção N\NE em direcção algures entre o sul do país e a Andaluzia. A previsão aponta para elevadas precipitações...

Claro que estamos ainda a grande distância temporal mas a tendência está ali.
Por agora resta-nos acompanhar o evoluir deste (agora) furacão e esperar que passe algures nos Açores (mas sem provocar danos obviamente).

otto0h1410.jpg


otto12h1510.jpg
 
No último ECMWF das 12z não sobra grande coisa do OTTO depois dos Açores, provavelmente apenas um LCC (circulação na superfície) meio perdida que parece dissipar-se próximo da Madeira, algo talvez parecido com a anterior JULIA quando o restos da mesma seguiram uma rota para sul.

ecmwfpig500192.png
 
No último ECMWF das 12z não sobra grande coisa do OTTO depois dos Açores, provavelmente apenas um LCC (circulação na superfície) meio perdida que parece dissipar-se próximo da Madeira, algo talvez parecido com a anterior JULIA quando o restos da mesma seguiram uma rota para sul.

Efectivamente depois de passar pelos Açores enfraqueceria mas ao chegar perto da Madeira iria re-intensificar - isto pela análise da carta do GFS, obviamente.

Repare-se nesta carta das 12h, 13 outubro e compare-se com a imagem que coloquei relativa à previsão para as 0h do dia 14 de outubro. O núcleo parece bem definido, numa intensificação rápida. haverá ali água suficientemente quente para isso?

otto131012h.jpg
 
Efectivamente depois de passar pelos Açores enfraqueceria mas ao chegar perto da Madeira iria re-intensificar - isto pela análise da carta do GFS, obviamente.

Repare-se nesta carta das 12h, 13 outubro e compare-se com a imagem que coloquei relativa à previsão para as 0h do dia 14 de outubro. O núcleo parece bem definido, numa intensificação rápida. haverá ali água suficientemente quente para isso?

Sim, isso é o GFS. O ECM que estava parecido recuou um bocado, e outros modelos mudaram ainda mais. CMC, UKM e NGP tem o Otto a ser absorvido a norte/nordeste dos Açores como é mais habitual. Mesmo o ECM tem o remanescente do ciclone a escapar com dificuldade para sul.

Para um ciclone se aproximar da nossa costa minimamente intacto é uma longa batalha contra condições adversas. As depressões e frentes do norte, o shear das mesmas, a água mais fria, etc. Nestas coisas normalmente vence o mais provável, mas claro, também não fechamos a porta ao mais improvável, que é o que o GFS para já tem. Como a certa altura até o ECM tinha este cenário, talvez exista um pouco mais de possibilidades.
Vamos aguardar para ver como o Otto se aguenta no Domingo, dia decisivo, e o que sobra dele na 2ªfeira quando passar mais próximo dos Açores (alguns dos modelos referidos tem-no a passar agora mais a norte).


ECM




GFS





CMC:



NGP:



UKM

 
desculpem o off topic, mas achei curioso esta previsão que estava no wunderground:


Domingo
Possibilidade de chuva. Céu Encoberto. Máxima 24 °C . Vento SUDOESTE 18 km/h . 40% possibilidade de chuva (water equivalent of 5.46 mm).
Domingo à noite
Possibilidade de chuva. Parcialmente nublado. Mínima 19 °C . Vento OESTE 25 km/h . 30% possibilidade de chuva (water equivalent of 0.42 mm).
Segunda
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Máxima 24 °C . Vento SU-SUDOESTE 54 km/h . 20% possibilidade de chuva (trace amounts).
Tropical Storm Otto
» Distância desta cidade: 439 km
» Velocidade do vento estimada 92 km/h
Segunda à noite
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Mínima 18 °C . Vento OESTE 75 km/h . 20% possibilidade de chuva (water equivalent of 0.55 mm).
Tropical Storm Otto
» Distância desta cidade: 439 km
» Velocidade do vento estimada 92 km/h
Terça
Possibilidade de chuva. Parcialmente nublado. Máxima 23 °C . Vento NORTE 46 km/h . 20% possibilidade de chuva (water equivalent of 0.43 mm).
Terça à noite
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Mínima 17 °C . Vento NORTE 32 km/h . 20% possibilidade de chuva (water equivalent of 0.74 mm).

não é assim tão habitual na previsão para Angra do Heroísmo ter uma referencia para uma tempestade tropical. Fica aqui a curiosidade!
 
Curiosamente hoje dia 9/10/10, faz 5 anos que o "Nosso Furacão" VINCE se formou a Norte da Madeira:w00t:, há coisa engraçadas

Depois do VINCE(2005) do GORDON(2006) do GRACE(2009) será que brevemente vamos ter um OTTO:D
 
Houve mais uma reversão nalguns modelos quanto ao que sobrar do Otto, os modelos que ontem tinham divergido (CMC, NGP, UKM) agora regressaram também ao cenário da depressão remanescente rumar para sudeste depois das imediações dos Açores (como se tem mantido ECM e GFS), com diferentes cenários, desde se ficar a oeste-noroeste dos Açores (GFS 6z), próximo Madeira depois Gibraltar (ECM, 00z), etc,etc. Importa realçar que esta depressão dificilmente será tropical, embora possa preservar algumas características de acordo com alguns diagramas de fase. Difícil saber nesta altura o que sobrará dela nessa fase, se um mero centro depressionário com alguma circulação à superfície meio moribundo, se uma depressão híbrida mais activa, com mais ou menos características tropicais remanescentes, e algum vento e convecção ainda relevante.


Já hoje, e ainda a 48 horas de distância dos Açores, o Otto já tem alguns problemas, o shear já o afecta bastante e segundo análise de microondas já não está com o centro alinhado verticalmente. Amanhã possivelmente veremos um maior desacoplamento da convecção para nordeste do LLC (circulação em superfície).

rgbd.jpg


083115w5nlsm.gif



FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INITIAL 09/0900Z 29.2N 58.5W 75 KT
12HR VT 09/1800Z 31.1N 54.8W 70 KT
24HR VT 10/0600Z 34.3N 48.3W 70 KT
36HR VT 10/1800Z 37.7N 40.8W 65 KT (855km OSO Flores)
48HR VT 11/0600Z 41.3N 33.4W 55 KT...POST-TROP/EXTRATROP (270km NO Flores)
72HR VT 12/0600Z 43.0N 27.0W 45 KT...POST-TROP/EXTRATROP (470km N Terceira)
96HR VT 13/0600Z 40.5N 24.5W 40 KT...POST-TROP/EXTRATROP (300km N São Miguel)
120HR VT 14/0600Z 37.0N 22.0W 40 KT...POST-TROP/EXTRATROP (270km E Santa Maria)

Açores

O trajecto previsto pelo NHC já com o Otto pós-tropical parece contornar os Açores, mas os pontos não são o mais importante, as distâncias que indiquei são em relação aos pontos do NHC, apenas para orientação nesta altura pois parte dos Açores estão bem dentro do cone de incerteza (imagem anterior), que é onde as pessoas se devem focar, pois o trajecto do NHC é apenas um blend dos modelos que o NHC decide usar num dado momento, mas por exemplo o ECM tem a depressão bem entre o grupo central e oriental, o GFS mesmo em cima do grupo oriental, etc.
 
A Tropical Storm Risk enviou o seguinte mail:

"N Atlantic: Storm Alert issued at 9 Oct, 2010 21:00 GMT
Hurricane OTTO (AL17) is forecast to strike land to the following likelihood(s) at the given lead time(s):

Yellow Alert Country(s) or Province(s)
the Azores
probability for TS is 60% in about 45 hours

Note that
Yellow Alert (Elevated) is CAT 1 or above to between 10% and 30% probability, or TS to above 50% probability.
CAT 1 means Hurricane strength winds of at least 74 mph, 119 km/h or 64 knots 1-min sustained.
TS means Tropical Storm strength winds of at least 39 mph, 63 km/h or 34 knots 1-min sustained.

For graphical forecast information and further details please visit http://www.tropicalstormrisk.com/
"
 
Estado
Fechado para novas mensagens.