Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica
Bem, eu recordo-me bem dum ciclone na minha infância, a coisa mais forte que vi até hoje.
Lembro-me de ter derrubado QUASE TODAS as árvores do jardim da Lapa que eram grandes plátanos. Lembro-me durante anos que ficaram lá umas 4 árvores plantadas depois a crescer de novo,muito mais baixas que as que não caíram.
Lembro-me de ver as ruas inundadas e muito vento dentro da casa da minha avó. Ajudou ao meu actual gosto pela meteorologia!
E lembro-me dum outro também por essa altura, ano antes ou depois.
Provavelmente foi o Arnete 87, Bob 91 ou Frances 92.
Alguém do Porto se lembra?
Ou sabe qual foi?
Da Jeanne 1998 tenho uma vaga memória de temporal no norte, uma grande descida da pressão (na altura já fazia registos) e que tinha passado no sul (tenho que ver os registos velhos de novo)
Mas lembro-me de uma tempestade extra-tropical que passou em Braga algures em 2001 ou 2002, creio, alguém pode confirmar qual era?
Lembro-me de assistir ao ventos muito fortes e sustentados e que eram quentes em combinação com a chuva. Lembro-me que chegou ao final duma tarde e muita gente estava já alertada.
Situação idêntica foi o Gordon mas que me acordou numa madrugada em Braga (também já o esperava). Acordei com vidros a partirem-se na casa ao lado e tudo estava a ir pelo ar. Ainda à meteolouco saí de casa (eram cinco ou seis) e apanhei o ventinho tempestuoso muito forte e sustentado e que mais uma vez era quente e com grande carga de água. Muitos ramos de árvore foram arrancadas.
O Gordon, o de 2001 ou 2002 e o de 87, 91 ou 91 são os que me ficaram gravados na memória. O Gordon e o da minha infância foram os mais fortes.