Hoje na página do facebook "
monumentos desaparecidos" vi esta imagem:
Belo exemplar eles utilizavam para puxar a carroça de recolha do lixo por parte da câmara municipal de Lisboa.
![Thumbs Up :thumbsup: :thumbsup:](/forum/styles/meteopt/smilies/thumbsup.gif)
Já tem muitas décadas esta imagem.
De que raça seria?
Acho que há um tópico sobre imagens de Portugal antigo aqui no forum, e em alguns videos e imagens, aparece gado parecido com esse.
Sinceramente não sei o que poderá ser. Já está documentada a extinção relativamente recente de algumas raças de Portugal. O mais parecido que conheço é o gado Maronês.
Mas alguns animais parecem ser bois (touros castrados) e não touros propriamente ditos ou vacas.
Ainda assim, claro que alguns animais são surpreendentes, mas vê-los durante esses tempos em Lisboa é um claro sinal das mudanças profundas que entretanto se deram na organização do espaço rural, que cada vez mais encurralou as nossas raças autótones mais primitivas para zonas mais remotas e inacessíveis.
A mecanização, a competição de outras raças bovinas mais domésticas e especializadas na produção de carne ou leite e o êxodo rural, foram decisivos para esta alteração.
E como as montanhas têm uma configuração mais acidentada e por vezes bastante rochosa, menos apta a mecanização, a gado menos resistente aos elementos e à entrada de novas populações humanas, foram mantendo as raças autótones mais primitivas até aos dias de hoje.
No entanto, até no seu solar, estão em risco de desaparecer, pois o êxodo rural continua e com os novos meios de transporte e vias de comunicação, é cada vez mais fácil a entrada de gado estrangeiro no seio destas regiões (que já tem sido detetada).
Mesmo dentro das raças autótones, já se verifica a perda de várias linhagens primitivas, que realmente tornavam a raça tão bem adaptada à vida da montanha (aos rigores climáticos, ao aproveitamento da vegetação natural local como fonte de alimento e proteção, aos predadores, etc...). Se estas raças, perderem as caraterísticas que as tornam tão únicas, então deixa de haver razão para existirem.
Por acaso estou envolvido no estudo de fósseis, na seleção e criação de bovinos e cavalos autóctones ibéricos, sobretudo das variedades mais primitivas.
Já estou a colaborar com um projeto para a conservação do Garrano primitivo e da Maronesa primitiva.
Os planos serão aumentar as respectivas manadas e conservar também outras raças nativas primitivas.