João Pedro
Super Célula
Os que eu vi foram sempre resultado de chuva e temperaturas muito baixas e não devido a nevoeiro.
Mais algumas imagens de pormenores do gelo de 1 de Março de 2005 em Linda-a-Velha (Oeiras).
Estalagmites no chão:
"Caverna" de gelo:
"bonequinho"...
"Rua Coelho da Rocha"
"garça"
(...)
havia relatos de estalactites que pendiam de uma palmeira e que tinham "vários" metros (foram logo as primeiras a serem levadas)
folha que descongelou e se libertou do peso, mas as estalactites que dela pendiam e cujas extremidades tocavam outras folhas embaixo, permaneceram no lugar:
outra "ave de pescoço longo":
Registos fantásticos, custa a crer que são de Linda-a-Velha! Vivi 20 anos em Linda-a-Velha e nunca vi nada assim por lá! Mesmo nesse Março de 2005, na zona onde vivia em Linda-a-Velha não ocorreu nada disso, apenas uma ligeira geada (contam-se pelos dedos das mãos o numero de geadas que me lembro terem ocorrido em Linda-a-Velha desde que me lembro).
Em que local exactamente fizeste essas fotografias?
Na Rua Coelho da Rocha, transversal do lado esquerdo de quem desce a Av.D.Pedro V para as Biscoiteiras:
O mais incrível é que eu vivia no cimo da avenida D. Pedro V no prédio da pastelaria Aquários
Eu também era aí perto . Como eu disse, só soube porque ouvi pessoas de manhã a falarem do fenómeno, o meu caminho normal nem era por ali. Houve bastante geada é verdade, e passeios escorregadios, e várias quedas...
Uau! Só descobri este tópico agora . Que espectáculo!A formação de gelo em meio urbano traz inesperada beleza "natural" a locais onde não é normal ver o fenómeno.
Mas para haver gelo é necessário primeiro haver água, seja ela da precipitação natural ou artificial. Neste último caso em tais situações é natural a pergunta: quem se esqueceu da torneira aberta?
Em segundo lugar tem de ocorrer uma descida de temperatura que traga os valores decididamente abaixo de zero.
Foi esta segunda condição que aliada à primeira proporcionou as seguintes imagens em que o mais inesperado é o local onde ocorreu: no cimo da colina urbanizada de Linda-a-Velha, entre Oeiras e Lisboa, a escassos 1,4Km da costa, 50m acima do vale do jamor, à altitude de 65m. Data: 1 de Março de 2005, imagens captadas às 14:55!
Agora que as temperaturas vão começar a ficar propícias, vamos andar à caça destas obras de arte urbana.