Estive nos últimos dias a investigar um pouco este fenónomo da acumulação de granizo em Algueirão/Sintra e em Oliveira de Frades.
Por aquilo que consegui perceber, não é nada de excepcionalmente raro, não é sequer considerado um evento extremo, é muito pior a queda de granizo de grandes dimensões, do que propriamente a acumulação significativa de pequenas pedras de granizo.
Isto tem acontecido em vários locais do mundo. Há imensos relatos de coisas deste género, em especial nos EUA, mas também um pouco por todo o mundo. No entanto, nos EUA por exemplo, este tipo de fenónomos está quase sempre associado aos Tornados, ou a células capazes de gerar Tornados. O que não deixa de ser curioso.
Algumas imagens dos EUA na sequência de tornados:
Portanto, a única coisa realmente importante destes eventos é saber se por cá, pelas nossas latitudes, isto foi realmente excepcional e inédito, ou se pelo contrário, é simplesmente reflexo desta sociedade mediática, conectada e digitalizada, em que a informação circula de forma tão fácil e rápida, tendo agora nós a possibilidade de ler, ouvir e ver testemunhos de eventos ao qual nós há alguns anos atrás nunca teriamos acesso.
Pessoalmente, penso que, após dois eventos destes, num tão curto espaço de tempo, o nosso IM já deveria ter dado uma palavrinha sobre o assunto, ou pelo menos, dizer que estão a estudar os dois casos....