Continentalidade, exposição aos ventos húmidos,etc...
Agora explique-nos porque é que a região de Massueime (Portugal Continental) tem menos de 300 mm, está mais a norte que Atenas e tem zonas mais quentes e secas que a capital grega ? Não será também por causa do relevo, continentalidade e outros factores?
eu não lhe falei so da Precipitação e a temperatura Media anual de Massueime é superior a 17º graus?????
Ignorada por quem? Especifique onde e porquê.
Mais uma vez, diga-nos quem é que aqui andou a comparar Lisboa com Roma ou Atenas ( e isso interessa para quê?) e ignorou o facto de a influência oceânica ser maior em Lisboa?
É que já desde o primeiro post você fez críticas, mas estamos todos à espera de saber aonde e a quem elas se aplicam.
Belem peço desculpas mas não foi essa minha intenção eu não fiz criticas apenas lancei um tema para um debate que julgo que seja interessante e pertinente , alias coloquei uma serie de outras questões, a diferença de opiniões é algo positivo e não negativo, mas continuou achar que em Portugal a influencia atlântica é um pouco ignorada no nosso território, onde? Por quem? quer que eu seja directo eu digo-lhe, julgo que se construiu um pais a nivel de infra-estruturas a imagem de um pais que não é o nosso, fez escolas,hospitais,outras obras publicas habitação, investimento turístico,entre outros, onde ignorou-se que em Portugal chovia,fazia frio portanto não se aceitou o facto de vivermos num pais onde em media chove mais que em qualquer região mediterrânea sendo Lisboa a capital mediterrânea onde mais chove por exemplo, investiu-se no turismo mediterrâneo do tipo mediterrâneo numa costa onde em pleno mes de Agosto a temperatura da agua não sobe alem dos 17,18º graus e onde temos Ondas e vagas de 3,4 metros em pleno Verão, fez-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde por vezes so temos 2,3 Meses secos exemplo de Alcochete( onde há anos em que chove mais de 900mm por ano), enfim as casas,escolas,hospitais não estão preparados para o frio para a chuva para a humidade, roubou-se metros e metros a rios, enfim porquê? , mas esta forma de estar é típica dos portugueses viverem um pouco em fantasias no meu entender, somos pouco realistas pouco terra a terra, se você fora para Espanha vai ver que estes problemas já não se verificam em tanta quantidade como cá. Por isso digo em Portugal construí-se um pais a imagem de um clima que não corresponde bem a realidade sim em muitos aspectos em muitos níveis a influencia atlântica o clima mais instável foi posto de parte ignorando e cometeu-se erros a esse nível só não vê isso quem não quer, tem o sector do turismo por exemplo, onde só agora se começa a explorar outras potencialidades do território nacional Continental .
Desde quando é que Beja é exemplo do clima do Distrito? Estamos a discutir climas ou posições estratégicas?
Se quiser ver gráficos de outros pontos do Distrito, diga alguma coisa e aí então depois falamos.
Beja é sempre um exemplo de um clima mediterrâneo e pelo que eu saiba pelos dados que consultei é a capital de distrito da região mais quente de Portugal.
Gostaria de ver esses Normativos climáticos sobre o Vale do Guadiana, porque você só falou da Amareleja e esta é no Baixo Alentejo de facto, mas não no Vale do Guadiana. E como se pode ver facilmente no tópico dos 50ºc, a Amareleja até é um ponto fresco tendo em conta a região
So falo em dados oficiais com todo o respeito para falar em suposições não conte comigo a temperatura oficial mais elevada registada em Portugal foi na Amareleja sensivelmente 47º graus em Atenas(Eleusina) já chegou aos 48º, agora se em determinadas zonas se registaram temperaturas + elevadas não sei oficialmente elas não existem.
Claro que sim ou acha que as pessoas vão se basear em palpites ao acaso? São ambos climas mediterrânicos ( e ambos excedem os 22ºc de média para o mês mais quente que define a designação de Csa ( Koppen-Geiger)), quanto muito, algum ponto mais quente do Baixo Alentejo pode ( e digo novamente PODE) ser Bs ( Subárido).
la está o que eu estou para aqui a dizer ignorara-se novamente a influencia Atlântica mais fresca e mais depressionaria do nosso clima peço mais uma vez desculpas belem mas eu não vejo as coisas assim e nada me vai convencer do contrario é mesmo este debate que eu quero lançar aqui.
e sim volto a dizer novamente so no interior alentejano mais quente, o clima português aproxima-se mais do clima da cidade de Atenas,basta comparar, não 2 nem 3 meses secos mas sim 6,7 meses secos, Invernos mais curtos mas também mais frios, níveis de precipitação a volta dos 300-400 mm, Lisboa nem pensar.
So para que se conste em 1998,1999,2001,2007,2008,2009 a temperatura media anual superou os 18,50ºgraus em Atenas Belem, nem nas cidades mais quentes de Portugal CONTINENTAL registamos este tipo de temperaturas Medias anuais, em 1992,1994,2000,2004,2007,2008 choveu menos de 300 mm ano, quer dizer não vale pena comparar.
Repare é que nem a nossa capital de distrito mais amena e mediterrânea como é o caso de Faro regista tais valores de precipitação e de temperatura media.
Cumps