(II) Precipitação máxima em Novembro de 2009

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início

Qual a precipitação máxima registada no mês de Novembro de 2009

• Total voters
    29
  • Poll closed .
Superior a 560 mm. A partir do dia 15 começa a mudar o tempo, a 19 vem uma depressão que deixa 200 mm, no dia 26 vem uma cut-off que fica a sudoeste do Cabo de São Vicente que debita 400 mm até dia 30.:rolleyes:

120,1mm aos 160mm

320,1mm a 360mm

Votei 80 a 120 mm, que irão ocorrer ou na Serra da Estrela, ou nos Açores,
Madeira e Sul de Portugal ... é sempre a secar !!
Isto a não ser que a atmosfera dê uma volta de 360º !!

Das estações do SNIRH, a estação da Portelinha é aquela que vai à frente neste momento com 245,2mm, uma valor já próximo do normal para o mês na região que é de 277m.

Ou seja, o intervalo que está agora na corda bamba é o 240,1mm a 280mm.

Contudo, penso que estações como Cabril, Lamas de Mouro, ou mesmo as do Alto Minho, deverão ter valores de precipitação idênticos ou até mesmo superiores.

A estação amadora de Paredes de Coura no Alto Minho, soma neste momento 345,8mm.

Até dia 28 a Portelinha tinha 275,9mm.

Na actualização de hoje, a Portelinha já vai nos 308,3mm.

Já agora um contraste brutal nas estações amadoras:
Neste momento, na frente segue a hiper molhada Paredes de Coura com 434,6mm, ao passo que Faro (Posto Turismo) tem apenas e somente 7,2mm este mês.

Na actualização de hoje, a Portelinha já vai nos 308,3mm.

Já agora um contraste brutal nas estações amadoras:
Neste momento, na frente segue a hiper molhada Paredes de Coura com 434,6mm, ao passo que Faro (Posto Turismo) tem apenas e somente 7,2mm este mês.

Essa estação de Paredes de Coura é muito molhada para meu gosto, já no mês passado chegaram aos 350mm, sem nenhuma estação na região ter feito sequer perto.

Essa estação de Paredes de Coura é muito molhada para meu gosto, já no mês passado chegaram aos 350mm, sem nenhuma estação na região ter feito sequer perto.

É de facto a estação que mais precipitação recolhe.
Se reparares em dados anteriores tem sempre valores de precipitação muito elevados.

Não sei se é um erro, ou se é mesmo assim.
De qualquer maneira, e pelas coordenadas da estação, esta localiza-se numa zona onde a precipitação média anual anda perto dos 2400mm.

Semttulo2-6.jpg
Semttulo4-3.jpg