Um "filme" do dia de hoje, satélite visível
Vídeo do dia de hoje, satélite visível. Bastante fotogénico.
O ex.ciclone tropical Joaquin, pequena baixa pressão fraca que restou, mas desde ontem "vitaminada" com um cavado de norte (que afinal o empurrou para aqui) e que agora se estende para Nordeste/Europa continental. O "jaquinzinho" parecia insignificante, mas parece que ajudou a trazer precipitação digna desse nome a algumas regiões sul de Portugal continental que já não a via há imensos meses, funcionando como atractor do cavado/jet e isolando por aqui baixas pressões algum tempo.
E talvez esteja mesmo a contribuir também para aguentar por aqui baixas pressões (relativas) de forma a que daqui a uns dias se estabeleça uma ponte/circulação a sul do Jet, e que a próxima cutoff prevista para os Açores acabe por deslizar para leste em vez de ficar bloqueada próximo dos Açores.
Para mais tarde recordar, o "olho" do já idoso Joaquim sobre Portugal continental:
![]()
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Europe_3_01.2015285.terra.1km
Sim, eu sei. Mas já está interessanteUm braço dessa depressão atingiu a Madeira, o Centro ainda está a Oeste... mas muito bonita imagem
Gostava de saber se este tipo de situações são comuns?![]()
Imagens das 19 horas de Portugal Continental. As duas depressões são bem visiveis, uma com massa de ar mais quente (próximo da Madeira) e a outra mais fria (a norte). Vamos ver no que dá o "casamento"![]()
Gostava de saber se este tipo de situações são comuns?
Off-Topic: @guisilva5000 creio que o @Orion, o @StormRic ou o @stormy poderão responder melhor a essa questão![]()
Hm não sabia, achei a situação interessanteNa minha opinião não são incomuns, talvez ocorra em média todos os anos.