Um "filme" do dia de hoje, satélite visível
Vídeo do dia de hoje, satélite visível. Bastante fotogénico.
O ex.ciclone tropical Joaquin, pequena baixa pressão fraca que restou, mas desde ontem "vitaminada" com um cavado de norte (que afinal o empurrou para aqui) e que agora se estende para Nordeste/Europa continental. O "jaquinzinho" parecia insignificante, mas parece que ajudou a trazer precipitação digna desse nome a algumas regiões sul de Portugal continental que já não a via há imensos meses, funcionando como atractor do cavado/jet e isolando por aqui baixas pressões algum tempo.
E talvez esteja mesmo a contribuir também para aguentar por aqui baixas pressões (relativas) de forma a que daqui a uns dias se estabeleça uma ponte/circulação a sul do Jet, e que a próxima cutoff prevista para os Açores acabe por deslizar para leste em vez de ficar bloqueada próximo dos Açores.
Para mais tarde recordar, o "olho" do já idoso Joaquim sobre Portugal continental:
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Europe_3_01.2015285.terra.1km
Sim, eu sei. Mas já está interessanteUm braço dessa depressão atingiu a Madeira, o Centro ainda está a Oeste... mas muito bonita imagem
Gostava de saber se este tipo de situações são comuns?
Imagens das 19 horas de Portugal Continental. As duas depressões são bem visiveis, uma com massa de ar mais quente (próximo da Madeira) e a outra mais fria (a norte). Vamos ver no que dá o "casamento"
Gostava de saber se este tipo de situações são comuns?
Off-Topic: @guisilva5000 creio que o @Orion, o @StormRic ou o @stormy poderão responder melhor a essa questão
Hm não sabia, achei a situação interessanteNa minha opinião não são incomuns, talvez ocorra em média todos os anos.