Instabilidade 22-26 Março 2017

Continua a chuva moderada por aqui, sem interrupções. O acumulado já passou os 20 mm.
Hoje joguei no euromilhões. A ver se me sai alguma coisa.. :D:D para onde irá o prémio?

sxys0o.jpg
 
Agora sim, foi a frente propriamente dita. Não é a primeira vez que acontece, na Stephanie em 2014, à sua passagem também houve um período de ventos acima dos 100 km/h. Não sei se downburst, ou simplesmente uma frente intensa.



A pressão deu um grande salto também.
 
Que bela frente esta, parece uma foice :lol:

r4Sv3uF.png


Máxima: 11,8ºC
Mínima: 9,4ºC

Pressão nos 1002,5 hPa

Acumulados variam entre os 20 mm e os 30 mm

É sempre bom ver Portugal com os pluviómetros todos a acumular, principalmente fora do Inverno! Este evento é muito bom para colmatar a falta de precipitação dos outros meses bem como baixar a temperatura média do mês.
 
Por Lisboa está uma chuva completamente diluviana (talvez o facto de estar a andar de carro faça parecer mais intensa do que é)

Muito interessante ver o céu bem negro em todos os quadrantes excepto a Oeste, onde a luz do Sol vai conseguindo passar e criar um cenário brutal mesmo.
 
Por aqui aproveitei uma aberta para ir dar uma espreitadela ao final do meu terreno, que é onde se unem 2 valas, e elas já levavam um bom caudal, cerca de uns 35 a 40 cm de altura de água.
Os solos esses estão saturados, com muitas água sobre o solo.
Os poços estão já com o nivel de água acima do nivel da terra, ou seja vão libertar essa água durante as próximas horas.

Depois das batatas já semeadas na semana passada, agora vou ter de esperar mais umas 2 semanas para poder dar continuidade ás plantações na horta.
 
Mas uma foto do nosso lindo Portugal, que apesar de pequenino, nos proporciona estas magnificas imagens.
 
Numa viagem de Corroios para Alverca, com partida às 17h, o cenário intercalou entre o céu completamente negro com arco-íris duplos, algumas abertas, e alguns aguaceiros.

Alverca para Corroios, por 4 vezes tive que meter os 4 piscas e até ligar as luzes de nevoeiro, deixei de ver a estrada completamente, em plena auto-estrada ia a 30 km/h. O aguaceiro mais intenso que apanhei foi às 18:12h.

Resultado deste tempo, 4 despistes, observados na ida e volta, todos eles com a mesma causa - excesso de velocidade em curvas tramadas... Nenhum deles com feridos a registar mas em 3 desses 4 casos as viaturas ficaram boas para a sucata...