IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Não são precisos dados, o cidadão comum muito provavelmente tem mais chance de ver a página principal rapidamente do que ir carregar na previsão descritiva, porque na página principal está logo lá tudo simplificado.
 
Eu também não sei quando foi exatamente mas eu só recebi o avisos do IPMA no meu mail às 15:55h. E todos os aviso começavam às 15:00:00(UTC) e terminavam às 19:59:59 (UTC).

Pois, a começar às 15h utc, quando no Alentejo já tinham apanhado com o granizo e a trovoada em cima. :facepalm: Mas mesmo assim é melhor do que aviso nenhum, embora pelas redes sociais é mais rápido as pessoas avisarem-se umas às outras de que tinham apanhado com a trovoada e para os vizinhos terem cuidado. Só que, teoricamente, previsão e avisos não devia ser assim que funcionavam, não pode ser ir à janela e ver que está a chover ou a trovejar e então dizer e avisar que hoje se prevê chuva e trovoada. Há um mínimo de antecipação que se pede e se tem o direito de exigir num serviço que é pago por todos nós.

Por acaso às 21h utc ainda chovia de eco vermelho em Barrancos, mas isso é lá longe na fronteira e já não deve contar para os avisos, será?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves
Sim, nesse aspecto concordo mas deverá ter a ver com o facto de serem eventos mais repentinos e não tão previsíveis. Não que esteja a defender o IPMA, mas devem ter alguma cautela talvez.
 
Qunado foi batido o máximo absoluto de temperatura para o mês de Maio, no passado dia 13 em Beja com 40,0ºC, a situação tinha sido prevista, com aviso meteorológico inclusivamente, e foi motivo de notícia na página do IPMA logo no dia seguinte.
Na passada 5ªfeira dia 28, em princípio terá sido ultrapassado aquele valor de 40,0ºC pelo que foi registado na estação de Tomar / Valdonas, com 40,2ºC, segundo consta do resumo diário que ainda carece de validação. Não houve desta vez previsão ou aviso de temperaturas tão altas, nem tão pouco ainda foi publicada notícia sobre este eventual novo recorde de temperatura máxima de Maio.

Na notícia publicada no dia 14, referia-se nomeadamente que "em cerca de 45% das estações meteorológicas do IPMA foram registados valores de temperatura máxima superiores a 30 °C, e superiores a 35 °C em cerca de 16 %".
Numa primeira observação não validada, no dia 28 foi registada máxima superior a 30ºC em mais de 60% das estações e também em cerca de 16% foram superiores a 35ºC. Isto coloca o evento de dia 28 claramente a um nível acima do evento noticiado.
 
Última edição:
Continuo a não perceber a clássica previsão do Ipma como a de hoje , de " aguaceiros e trovoadas em especial no interior " . Porque não poe de um vez por todas " aguaceiros e trovoadas no interior " , em vez de andarem a iludir o pessoal .

Nestas situações especificas do tempo , o Litoral nunca apanha nada , nem nuvens , ficamos a vê - las de longe .

E no inverno e a mesma coisa , andamos a brincar o tempo todo com as cotas de neve e depois iludem os tolos , como já me apanharam tambem no passado mas deixaram de apanhar, que sobem aos montes de manha cedo para não ver nada de nada .
 
a culpa não é deles mas sim dos modelos, em alturas de trovoadas os núcleos podem se deslocar para o litoral não quer dizer que chova no norte todo ou que existam trovoadas em todo o interior apenas que há condições
 
a culpa não é deles mas sim dos modelos, em alturas de trovoadas os núcleos podem se deslocar para o litoral não quer dizer que chova no norte todo ou que existam trovoadas em todo o interior apenas que há condições


Eu sei que eles se baseiam nos modelos , mas o que eu critico e a hipervalorizacao que fazem de algumas situações meteorológicas ( que só ocorrem muito , muito esporadicamente ) e a desvalorização que fazem doutras .
 
Uma sugestão para o IPMA (duas até). Agregar webcams que serviriam para observar as condições meteorológicas um pouco por todo o país (como os Suíços). Nem seriam precisas câmaras dedicadas do instituto (claro que seriam bem vindas). Podiam ser abertas a qualquer pessoa que estivesse interessada. Outra sugestão seria a inclusão de estações meteorológicas privadas, como os neozelandeses. A devida separação das estações não seria difícil.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e StormRic
A estação do IPMA no Caramulo tem apresentado valores muitos elevados sempre de manhã, mas hoje às 9H UTC, marcava +34,7ºC! :surprise::huh:
 
No último Boletim Climatológico, de Maio 2015, o total da precipitação acumulada em Beja, das 9h de 30/04 às 9h de 31/5, não está correcto parecendo-me que é um simples erro tipográfico: na coluna RR onde está 6,7 mm devia estar 11,7 mm. O valor na coluna RRMAX está correcto, 6,4.

Não choveu no dia 31 e houve seis dias com acumulado em Beja:
Dia 1: 0,4 mm; 4: 3,1 mm; 7: 0,2 mm; 11: 1,5 mm; 24: 6,4 mm; 29: 0,1 mm.

Se fosse erro em algum valor diário teria que haver pelo menos três valores errados o que é pouco provável.
Talvez tenha sido digitado 6 em vez de 11, por lapso de semelhança com o 6,4.

Há três outras pequenas diferenças nos acumulados mensais de três estações mas como são por excesso, algumas décimas, atribuo a registos horários que não apareceram na listagem.
 
A temperatura máxima absoluta de Maio foi validada para Beja com os 40,0ºC no Boletim Climatológico do mês. O que significa que os 40,2ºC de Tomar/Valdonas no dia 28, não foram validados. Sendo assim confirma-se as minhas suspeitas àcerca do registo das temperaturas máximas dessa estação. ;)
 
Esta previsão emitida hoje para o próprio dia para o arquipélago da Madeira não estará trocada por lapso?

UP3hWB8.gif


É que, simplesmente, não choveu, em estação alguma! Nem ontem, nem hoje, tudo a zero,!(excepto 0,3 mm em S.Jorge!)

Isto é normal?
 
Podem indicar-me onde posso encontrar as temperaturas max e min do dia anterior em qualquer cidade portuguesa?