O IPMA não tem aviso de trovoadas?
O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.
Pois é que quando vou ao meteoalarm (da Europa) vejo quase sempre avisos de trovoada em todos os países, menos Portugal! Acho que é algo que falha no IPMA!O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.
O IPMA dantes ainda colocava avisos de trovoada mas depois começou a condensá-los em avisos de precipitação apenas, não sei bem porquê. Avisos de rajadas fortes provenientes da convecção também acabam por ser condensados num aviso de precipitação. Poderiam por exemplo ser condensados no aviso de trovoada, se não quisessem usar o de vento.
ser diferentes.
Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA
Pois é verdade numa altura destas (junho) com um fim de semana de chuva e metade das estações não estão disponíveis :-(Parece que desde há dois dias houve um grande black-out nos mapas de observação nos valores de temperatura e precipitação apenas, e algumas de humidade.
Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA