IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
  1. Lisboa/Alvalade
  2. Lisboa/Benfica
  3. Lisboa/Baixa
  4. Lisboa/Estefânia
  5. Loures
  6. Sintra/Colares
  7. (Penso que havia uma também em) Sacavém
Chega? :lmao:
O IPMA podia ter uma rede de excelência se colocasse as muitas estações que estão ao abandono, a funcionar. A estação de Mora era uma estação bastante interessante nesta altura. Cabo Carvoeiro também nunca mais deu sinais de vida...
A estação de Portalegre (cidade) também era interessante para mostrar as diferenças entre a serra e as zonas mais baixas (principalmente em termos de temperatura). Enfim, são só alguns exemplos...
 
Mas também há uma diferença, é que nas outras zonas só há uma estação normalmente, mesmo que falhem essas todas em Lisboa continuam com 3 activas.

Sim, isso é verdade :) E vá lá que começaram a fazer parcerias com algumas CIMs, acabou por melhorar um pouco o panorama, mas ainda é insuficiente.
 
O Distrito da Guarda também é uma tristeza em número de estações, a estação de Figueira de Castelo Rodrigo não aparece há algum tempo e ontem só havia 3 estações activas no distrito. É que nem a Guarda e das Penhas Douradas estavam online e são estações fundamentais.
 
Não é na zona de Lisboa não interessa. Lamas de Mouro, Ponte de Lima, duas estações de Viana do Castelo. Há meses e anos. Haverá mais por esse interior fora de certeza.

Por acaso a estação de Ponte de Lima está em (mau) funcionamento, tal como a estação Chafé de Viana do Castelo, na precipitação (com problemas no pluviómetro) e no vento. :lol:
 
Por acaso a estação de Ponte de Lima está em (mau) funcionamento, tal como a estação Chafé de Viana do Castelo, na precipitação (com problemas no pluviómetro) e no vento. :lol:
É isso que não entendo, só aparece no mapa se carregar em precipitação ou vento, se carregar em temperatura desaparecem. Mas mesmo esses dados que aparecem estão errados sim.
 
É isso que não entendo, só aparece no mapa se carregar em precipitação ou vento, se carregar em temperatura desaparecem. Mas mesmo esses dados que aparecem estão errados sim.
Isso acontece sempre que uma estação tem uma falha num parâmetro, se carregares na pressão atmosféricas vês que aparecem muito menos estações
 
E estes avisos do IPMA? Acho que não se justificam, muito menos para as zonas do litoral. Os modelos não preveem trovoadas, quando mais trovoadas fortes para produzir descargas frequentes para ser preciso aviso.

brdj0Ct.png

Jrsdxtl.png
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig
E estes avisos do IPMA? Acho que não se justificam, muito menos para as zonas do litoral. Os modelos não preveem trovoadas, quando mais trovoadas fortes para produzir descargas frequentes para ser preciso aviso.

brdj0Ct.png

Jrsdxtl.png
Lá caíram em si, já retiraram os avisos todos ficou tudo a verde, devem ter visto que o estagiário fez porcaria.:lol:
 
Nova estação meteorológica na Ilha das Flores

2020-08-13 (IPMA)

No âmbito do reforço dos sistemas de observação meteorológica em Portugal foi instalada uma estação meteorológica automática na Fajã Grande, Flores, cujas observações irão contribuir directamente para uma melhoria da capacidade do IPMA na componente da observação meteorológica de superfície, particularmente no Grupo Ocidental dos Açores.

De referir que a instalação desta estação meteorológica irá igualmente complementar o novo radar de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, cuja instalação está neste momento a decorrer.

A estação meteorológica entrou em exploração, em regime experimental, em 7/08/2020, sendo possível, desde já, aceder aos dados resultantes do programa de observação meteorológica implementado.

É importante referir que esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores e a Junta de Freguesia da Fajã Grande, pelo que expressamos um agradecimento especial aos seus Presidentes e à restante equipa autárquica que directamente tornou possível esta instalação, de grande relevância para a região.


http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...pt/media/noticias/textos/ema-faja-flores.html
 
Atentem bem num pequeno pormaior na previsão descritiva do IPMA para o dia de hoje:

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado
no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que
poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira da região Sul a
partir da tarde e nas terras altas do Centro e Sul até meio da manhã
e a partir do final da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e
Centro.

Pequena descida da temperatura mínima no interior da região Sul.
Pequena descida da temperatura máxima.

Se forem ao Sat24 consultar a imagem de satélite das 8:00 portuguesas (9:00 CET/7:00 UTC),
http://www2.sat24.com/history.aspx?culture=en
chegarão à conclusão que:
- Chaves e o distrito de Vila Real, parte ocidental de Trás-os-Montes, passou a pertencer ao litoral Norte;
- a Beira Alta passou a pertencer ao litoral Centro;
- a região de Viana do Castelo, limpa de quaisquer manchas nebulosas, passou a pertencer ao interior Norte;
- as partes do Alentejo cobertas pelo nevoeiro... passou a pertencer a que região? Lisboa?
Por acaso não sabia, só agora é que tomei conhecimento destes factos.
Realmente a burrice e a casmurrice destes gajos do IPMA são de bradar aos céus. São claramente a pior instituição pública em Portugal. Quanto menos fazem, menos querem fazer. E quando fazem... é tudo mal feito. Depois não querem ser criticados... É como certas previsões descritivas que contemplam chuva fraca "só" para o litoral Norte e acabar por chover no interior Centro, como aconteceu por exemplo no dia de Natal de 2019 e também numa madrugada do final do mês de fevereiro, aquando da passagem de superfícies frontais de fraca atividade. Ou aquelas previsões que contemplam aguaceiros e trovoadas "só" para o interior Norte e Centro e acabar por haver trovoada nas regiões do Sul e no litoral oeste, como ocorreu recentemente no passado dia 21 de julho. Se pusessem os olhinhos na vizinha AEMET, talvez aprendessem com os erros... mas se calhar nem assim aprendem. Quando a burrice e a casmurrice é tanta, não há rigorosamente nada a fazer. Em termos de previsões descritivas a AEMET dá 10-0 ao IPMA... É que para além de contemplar como certezas as regiões onde irá chover e/ou haver trovoada, também contemplam a possibilidade (mesmo que seja apenas 1%) de chover e/ou haver trovoada noutras regiões vizinhas. Por cá o IPMA, mesmo havendo possibilidade superior a 50% de chover e/ou fazer trovoada noutras regiões vizinhas, é "períodos de chuva fraca no litoral Norte" ou "aguaceiros e trovoadas no interior Norte e Centro"... e pronto já está. Está feita a previsão descritiva destes gajos.
Já para não falar nas estações meteorológicas espalhadas pelo pais, algumas delas arcaicas que já não funcionam há anos, outras que emitem dados errados de temperatura e precipitação (neste último parâmetro se calhar é feito de forma propositada só para dar azo às "certeiras" previsões descritivas)... enfim, uma cambada de preguiçosos estes gajos do IPMA. Quanto menos fazem... menos querem fazer. Depois admiram-se de serem criticados!!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig