Encontra-se em curso um grande projeto que visa a instalação de um sistema de radar meteorológico no norte do continente (Pico do Gralheiro, freguesia de Albergaria da Serra, concelho de Arouca), o qual permitirá uma cobertura eficaz da região, suprindo assim uma lacuna existente. Efetivamente, a atual rede nacional de radares (englobando duas estações instaladas nos concelhos de Coruche e Loulé) não é suficiente para garantir uma cobertura adequada da região norte, sendo as consequências mais negativas da presente situação a ausência de um apoio adicional à salvaguarda de vidas e bens na região, particularmente importante em situações de tempo severo, bem como a ausência de cobertura do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e da parte portuguesa da bacia hidrográfica do rio Douro.
Este sistema de radar meteorológico incorporará a recente tecnologia de polarização dupla, fornecendo uma contribuição determinante nos domínios da previsão do estado do tempo a curto prazo e da previsão hidrológica, bem como no da vigilância meteorológica e hidrometeorológica, com impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de diversas atividades sócio-económicas.
Este projeto é co-financiado pelo FEDER, tendo sido objeto de uma candidatura ao Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), a qual foi aprovada pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).
Presentemente está a decorrer a empreitada para construção da torre e dotação de infraestruturas para instalação do sistema de radar meteorológico.
Prevê-se que o sistema de radar meteorológico do norte inicie a sua exploração operacional no primeiro trimestre de 2014.