IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início

"

Concurso de Fotografia IPMA​

ConcursoFotografia_website_miniatura_site.png
2024-05-14 (IPMA)


O IPMA lançou recentemente o Concurso de Fotografia "Vamos Fotografar Fenómenos Meteorológicos/Climáticos", destinado a alunos entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem entre o 9.º e o 12.º anos de escolaridade.
O Concurso tem como objetivo promover o interesse pela meteorologia e clima entre os jovens, incentivando o uso da fotografia como meio de comunicação e estudo.
Os participantes são convidados a explorar o tema dos Fenómenos Meteorológicos e dos efeitos das Alterações Climáticas no meio que os envolve.
Para participar basta aceder à página do concurso (link indicado abaixo) e consultar o regulamento, seguindo depois as indicações para se inscrever.
A data de início do concurso é dia 06/05/2024, sendo o prazo limite para submissão das fotos o dia 31/12/2024.
Serão concedidos prémios aos primeiros 3 lugares:
- 1.º prémio uma máquina fotográfica;
- 2.º e 3.ºs prémios, material formativo em fotografia. "

Desafia-te e participa! Esperamos por ti❗


A salvação do IPMA é que a maior parte da malta que anda no fórum, já anda na 2ª idade. :D Senão, o prémio já estava atribuído a 3 elementos do fórum.
 

Exposição 50 anos Meteorologia

Exposicao_site.webp

"O IPMA tem patente ao público, entre 27 de maio e 31 de julho de 2024, a Exposição “O Tempo de Abril, 50 Anos Depois - Testemunhos da Meteorologia”, associada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A Exposição leva-nos por uma viagem na evolução do serviço meteorológico nacional, nas suas componentes institucional, técnica, tecnológica e social.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), criado em 1946, resulta da junção de oito serviços existentes, mas tudo tinha começado na Casa Mãe da Meteorologia em Portugal a Torre Observatório Infante Dom Luís em Lisboa no ano de 1854. O SMN tinha existência por todo o território Nacional na Metrópole, nas Ilhas Insulares e no Ultramar, do Minho a Timor, com serviços, funcionários, redes de estações meteorológicas e postos udométricos.

Os diferentes organismos que geriram o serviço meteorológico nacional, através dos seus Meteorologistas e Geofísicos, foram um setor da sociedade muito ativo no período do 25 de abril, tendo travado importantes batalhas pelos direitos sociais como:


  • O reconhecimento legal das estruturas representativas dos trabalhadores – sindicatos e comissões de trabalhadores;
  • A redução do horário semanal para as 35 horas;
  • A regulação do serviço de turnos;
  • A Cooperativa de habitações económicas para os funcionários do I.N.M.G.

A exposição tem uma vertente gráfica com memórias do passado, mas também com alguns dos equipamentos usados no período antes, durante e após o 25 de abril, e do impacto televisivo da meteorologia na televisão da altura. Salienta ainda uma produção cultural vastíssima dos funcionários da meteorologia nacional, onde se enquadram desenhadores, poetas, escritores, músicos e outros.

Convida-mo-lo a visitar a Exposição, de acesso gratuito, bastando dirigir-se à sede do IPMA, Rua C ao Aeroporto de Lisboa, nos dias úteis entre as 10h e as 12h e as 14h e as 16h."



 
Ourém não aparece, de todo, não tem dados. E não é a única, claro, na lista das EMA a ficar sem dados.
Montemor-o-Novo não se encontrava na lista das EMA's e apareceu de surpresa. Pelo menos eu não esperava uma estação por parte do IPMA naquela zona, não sei se alguma vez isso foi referido.

A estação de Santana da Serra, em Ourique, faz bastante falta dado ser uma das zonas do país com menor cobertura, mas já consta na lista há bastante tempo e ainda nunca apareceu no mapa.

O Alto Alentejo se tivesse uma estação algures entre as estações Portalegre-Elvas-Estremoz e outra no norte do distrito também ficava bem composto, mas isso já é pedir demais. :p
 
O termómetro da estação de Nelas foi colocado ao pé dos fornos das Minas da Urgeiriça... :D
bJiBnR7h.png
 
Estações das CIMs de Coimbra e VDL desapareceram do mapa às 2/3h UTC e ainda não voltaram.

EDIT: voltaram às 14h :)
Infelizmente é muito frequente. Posso pôr aqui o filme dos registos horários. As redes intermunicipais começam a ter tantas falhas que arriscam-se a cair na inutilidade. Do ponto de vista climático grande parte das estações já são inúteis, tal o número de interrupções e consequentemente registos diários que deixam de poder ser aproveitados.
Posso pôr aqui uma lista das estações inúteis.
 
Há algumas em Dão-Lafões que nunca mais apareceram no mapa, Caramulinho, São Pedro do Sul, Vilar Seco, Vouzela.

As mais fiáveis vão sendo as de Sátão, Vila Nova de Paiva, Carregal do Sal, Mezio, Chãs de Tavares...
Oliveira de Frades regressou no mês passado.

Mas algumas não dão dados de precipitação, outras dão mas sempre com uma ou duas falhas ao longo do dia que compromete o acumulado diário.

Há uns meses mandei um maio e uma mensagem no facebook à CIM acerca deste assunto, a perguntar se iam melhorar e ter outro cuidado, responderam que não era responsabilidade deles
1000012644.jpg